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Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 19 mai 2020, 21:17
por BrunoAlves
Sim, é isso. Quer dizer que quando o carro se desliga ainda lá estão 8% reais. É uma grande folga.

E a 100%, tens um print desses?

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 20 mai 2020, 09:13
por rimsilva
Com esta quarentena não tenho carregado até aos 100%, após ter levado aos 0% ficou a carregar até aos 100%, mas entretanto tive de sair antes de terminar. No fim de semana trato disso.

Obrigado

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 20 mai 2020, 10:04
por mjr
É a primeira vez que vejo uma folga diretamente nos dados internos do carro. Os meus carros Leaf mk1, Leaf 40 e TM3, nenhum deles tem qualquer folga digna desse nome em baixo. Em cima só o Leaf mk1 tem, pois carrega até aos 4,11V/célula.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 20 mai 2020, 23:48
por migle
Então... se são 96 células em série, não há que ter dúvida desses 3.5V.
Também não é de estranhar que a diferença entre a célula mais baixa e a mais alta seja mínima, uma vez que tudo indica estão acima do joelho.

Já agora, gostava de saber a tensão a 100%.
Toda a gente sempre diz que o i3 tem um buffer grande em cima.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 22 mai 2020, 11:45
por rimsilva
Aqui estão os prints após carregamento a 100%

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 22 mai 2020, 11:46
por rimsilva
Um pouco antes de terminar o carregamento:

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 22 mai 2020, 11:51
por rimsilva
Para terminar uma das famosas informações do menu secreto do i3, a baterry capacity.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 22 mai 2020, 12:10
por BrunoAlves
8% de buffer inferior e 20% de buffer superior? Não pode ser.
A tensão das células está a 4,1V não tem 20% de folga acima :think:
Não, aquele SOC tem de querer dizer outra coisa.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 24 mai 2020, 01:01
por mjr
Para 4.2V de facto não há maneira de ainda faltarem 20% de SOC. Quando muito 10%, e já é ser muito generoso.

De facto não bate certo esse número.

De facto parece que o i3 original carrega até 4.1V e deixa descarregar até 3,5V. Uma gama muito conservadora, que permite provavelmente aumentar a durabilidade naqueles casos em que são realizados ciclos completos. Isto, claro, à custa de uns 10km a menos de autonomia entre os 3,5V e os mais normais 3V na descarga. Acima de 4.1V a degradação deveria ser inaceitável e por isso optaram por não utilizar essa gama de tensões.

Re: Experiências com o meu i3 - RD

Enviado: 24 mai 2020, 10:43
por rimsilva
Obrigado a todos pelas respostas.

Esta parte ténica não percebo grande coisa, mas vou estando atento ao evoluir da informação desta aplicação e aos (cada vez mais) upgrades de bateria, que são feitos aos i3 fora da marca.

Certamente que a programação usada na configuração das baterias será cada vez mais divulgada.