DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

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almeidajac
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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por almeidajac » 02 ago 2016, 10:44

rimsilva Escreveu:Esses são valores esperados, confirma o que referi no meu post mais acima, para um perfil de trajeto desse tipo o REX não seria necessário. "Sempre a abrir 120km/h" é a média dos 88km? Ou é a velocidade a que conduziu na viagem? É bastante diferente...
Exatamente, no dia-a-dia, confirma-se que não iria precisar do REX - mas, os argumentos para a decisão da compra estão num dos meus primeiros posts - just-in-case! ;)

Quanto a pergunta sobre a velocidade, 120 km/h é a velocidade que defino no cruise-control grande parte da viagem. E quando digo grande parte da viagem, é assim:
Saio de casa, dentro da cidade, percorro para aí uns 5kms no máximo, para-e-arranca, com semáforos, e depois meto-me na AE. Ligo o ECO PRO (sem o mais), cruise-control a 120, e aí vou eu durante uns 80km. Literalmente assim como eu digo. Só controlo a direção, e raramente acelero ou travo, pois vou atento e antecipo as ultrapassagens, etc. Quando estou prestes a chegar a empresa, saio da AE, percorro para aí uns 3km, estaciono e ponho a carregar. Hoje por exemplo sobravam 16km (esqueci-me de ver a %).

Amanhã, se me lembrar, vou tentar fazer uma coisa a sério, com todos os dados - é para isso que servem os DB, não é? :geek:

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por rimsilva » 02 ago 2016, 15:24

Claro que sim, os nossos argumentos são sempre os que interessam... A decisão para a compra de um BEX ou REX não passa, certamente, só por 1 trajecto.

Pois era o que eu pensava, é que uma velocidade média de 120km/h com este carro seria obra mesmo para esse trajeto de 88km (com ar condicionado)!

Se há coisa que me tornei especialista com o meu i3, foi a usar o cruiser control em EA Porto-Lisboa, sem ele é mais complicado para trajectos a rondar ou acima dos 120km.

Quando tiver um tempinho devo actualizar o meu DB com a viagem a Lisboa de semana passada.

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por almeidajac » 04 ago 2016, 01:34

Ora, um DB sem dados, não é um DB...! :D

Para melhor explicar como é o meu percurso, dei-me ao trabalho de mapear o percurso Casa -> Trabalho, utilizando o programa Geo Tracker, para Android (https://play.google.com/store/apps/deta ... r&hl=pt_PT) e depois exportei para .gpx o dito percurso. No site http://utrack.crempa.net/, gerei o seguinte relatório https://www.dropbox.com/s/uxkp271na5fmq ... t.pdf?dl=0.

Seja como for, penso que se consegue ver assim:
Imagemtake a screenshot

Conclusões:
1. Apenas fiz o mapeamento de 83 km, pois só me lembrei de o fazer já tinha percorrido 5 km, em cidade. Ou seja, gastei 2% em 5 km, pois a 1ª vez que li o SOC estava em 98% - foi logo o primeiro ponto.
2. Quando podia ligar o cruise-control, que foi praticamente a viagem toda, fazia-o a 120km/h. Quer fosse a subir ou a descer. Ah - sempre em ECO PRO (sem o mais).
3. Faço a partida dos 71 metros de altitude, atinjo um pico de 220m :shock: , o mínimo de 60m e termino aos 119m.
4. Este é o meu percurso de manhã, pois estou sempre atrasado, é o percurso mais rápido (apesar das subidas e descidas) e já o faço há anos. Ou seja, o pior caso em termos de consumos. Mas mesmo assim, ainda me sobram 15% -> é só chegar a empresa, e carregar! :whistle:
5. No relatório consegue-se perceber o perfil de altitude: 26.4 km a subir + 23.2 km a descer + 33.4 km plano - é o que é.
6. Média de deslocamento, para o percurso total: 106 km/h. Mais uma vez refiro - sempre em ECO PRO (sem o mais).

Para mim, isto são 'facts & figures' - espero que ajude alguém na decisão da compra de um carro elétrico relativamente ao argumento "range anxiety" - e atenção, o meu carro tem extensor de autonomia REX, portanto um BEV faz melhor do que o meu.
Outra conclusão que tiro -> basta querer colocar o cruise-control a 125 km/h ou 130 km/h, ou então, basta estar mais frio, que supostamente baixa a autonomia, então vou precisar do REX -> continuo a pensar "ainda bem que fui para o REX"!

Em 9 dias de utilização do carro já percorri 1372 km.

PS: o último gráfico do SOC (%) não sai automaticamente no relatório do site que indiquei; o Geo Tracker não sabe qual o SOC (%) durante a viagem pois não está ligado ao carro, ou seja, tive que ir anotando (com toda a segurança rodoviária que me era possível ;) ) qual o SOC + ao kilometro X. Como podem ver, anotei umas 12 vezes ao longo da viagem. E depois é só fazer um pequeno gráfico no Excel e colei tudo na mesma imagem, para 'postar' aqui.

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por Marques » 04 ago 2016, 09:24

Boa descrição. Sim, no seu caso tendo em atenção os KM em autoestrada também iria para o REX (se pudesse escolher) pois de manha é costume andar atrasado :D . Poder carregar no trabalho é um luxo 8-)

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por almeidajac » 04 ago 2016, 10:25

Viva, hoje de manhã experimentei vir maioritariamente com cruise-control a 130 km/h, ECO PRO, e cheguei a empresa com SOC a 6.5%...! :o

Mesmo a 100 metros da empresa, o REX entra em ação, de forma bem vigorosa, pois ouvia-se bem! Ouvia-se mesmo muito bem, de uma forma abafada, mas ouvia-se, pois no lugar que estaciono, fica perto de algumas máquinas, e pensei "devem ter ligado algum gerador, ao algo assim" e rapidamente começo a questionar-me se não seria o REX a fazer o barulho. Mal estaciono, desligo o carro, o barulho parou - portanto, chegando aos 6.5% o REX entra em ação na força toda para tentar não baixar o SOC a todo custo!

O carro subiu aquela mini-montanha de 220 metros de altitude de pico com cruise-control a 130 km/h sem problemas nenhuns, mesmo em ECO PRO, pois ainda tinha bastante bateria.

Estou bastante satisfeito - nos dias em que estiver bem atrasado coloco o CC a 130km/h, nos outros dias a 120km/h - se bem que a diferença de tempo decorrido não deve ser significativa. O que interessa é nunca ter que ativar o REX, andar só a eletrões, pois consigo sempre carregar na empresa para depois voltar para casa ao final do dia.

Na empresa, com o carregador a 32A, chegando por volta das 9h00, o carro está a 100% por volta do 12:30.

Abraço.

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por rimsilva » 04 ago 2016, 12:26

Excelente ideia essa da aplicação para medir o percurso em termos de altitude, é apenas mais um factor (muito importante) para complementar os percursos efectuados.

Da próxima vez que for a Lisboa, vou fazer esses teste.

Eu noto melhor desempenho no sentido norte - Sul, entre casa e Pombal. Com estas medições vamos ter dados mais objectivos, não acho que seja o factor (placebo) do cansaço só a influenciar.... :)

Complementando estes gráficos com os registos do computador de bordo fica 5*.

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por joaocfgoncalves » 05 ago 2016, 03:23

Excelente diário o seu.

De inverno vai gastar mais, para limpar o vidro do embaçamento. Para além da bateria ter que manter a temperatura adequada, também vai tirar carga à bateria.
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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por joaocfgoncalves » 05 ago 2016, 03:26

Para melhor desempenho e aumento da bateria, experimente pré-acondicionar a temperatura interior do carro, com o arrefecimento ou aquecimento, antes de sair com ele. Vai ver que tem mais carga no final da viagem.
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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por almeidajac » 05 ago 2016, 14:39

Viva joaocfgoncalves, obrigado pelas dicas. Não tenho ligado o pre-condicionamento de manhã antes de sair de casa, apenas ao fim da tarde, antes de sair do trabalho. Vou experimentar fazer isso!

Quanto a minha viagem de hoje de manhã, aqui vai o relatório:

Imagemhost image

A diferença para o dia 3, é que vim sempre a 120 km/h na AE e depois 90 km/h numa via-rápida, ou seja, a cumprir os limites de velocidade (como é esperado, não é? :roll: )

Dados:
- AE, cruise control 120 km/h
- IC, cruise control 90 km/h
- ECO PRO (sempre)
- 18º temperatura interior, AUTO, sem AC, ventilação MÉDIO
- SOC inicial: 100%
- SOC final: 19.5%
- Consumo: 18.2 kWh/100km
- Vel. média: 98.3 km/h
- Dist. percorrida: 85 km
- Ponto +alto: 231m
- Ponto +baixo: 68m

Conclusão: a estas velocidades, para este tipo percurso, a autonomia deste carro (battery pack: 60Ah + REX) é de 100km (bem reais!) (1% / 1km). Portanto para ir do Porto a Lisboa, a 120 km/h, sem parar, num i3, é necessário um battery pack de +/- 180-200Ah. É preciso que a densidade de armazenamento das baterias triplique; quando chegarmos aí, depois troco o battery pack do meu carro, daqui a uns largos anos. :D :D :D

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Re: DB - BMW i3 Rex 60Ah 2015 | almeidajac

Mensagem por almeidajac » 11 ago 2016, 11:28

Olá, ontem ao final do dia, decidi ir para casa pelo trajeto mais económico que consegui, evitando ao máximo auto-estradas e portagens, mas a principal razão sendo que a A28 estava cortada devido aos incêndios florestais.

Durante anos vim sempre pela autoestrada, e demorava mais ou menos 50 a 55 min, sem grandes pressas, mas nunca abaixo dos 120 km/h. Ontem, foi completamente o oposto! Uma eternidade, mas sinceramente não pareceu - é óbvio que o efeito novidade de ter um carro novo (e não é um qualquer carro novo! ;) ) ajuda! O carro é uma maravilha de conduzir pelas Nacionais, entre os 50 e os 70 km/h, de vez em quando um pouco mais, para fazer aquelas ultrapassagens "a la" carro elétrico - enquanto os outros estão a pensar que vão ter que meter o pé do pedal da embraiagem, depois baixar 1 ou 2 mudanças, acelerar e segundos depois o carro lá responde ao pedido... eu e o meu "carro elétrico" já vamos lá bem longe a regenerar energia antes de uma próxima curva! Excelente, estou a adorar!

Em compensação pela minha condução, a app da BMW presenteou-me com uns lindos 99% de eficiência, uns 53% de SOC restantes na bateria (faltou a foto) e uns meros 11.5 kW/100km de consumo de energia - nada mau para uma viatura cujo consumo anunciado é de 13.5 kWh/100km para a versão Range Extender (como a minha). Para a versão sem Range Extender, o consumo anunciado é de 12.9 kWh/100km. Ou seja, consegui fazer ainda abaixo de um BEV!!!

Imagempost images

Ou seja, em termos de custos, para um dia de trabalho:
1.1) De Manhã: indo depressa (ou devagar), carrego na empresa a custo zero para mim -> 0,00€. -> eu sei, eu sei, não é para qualquer um!!! :dance: :dance: :whistle:

1.2) De Tarde: indo devagar, como a minha viagem de ontem, chego a casa com 53% de SOC - ou seja, só necessito carregar cerca de 10kWh a 0.20€/kWh (é verdade, não tenho tarifa bi-horária na garagem do condomínio - estou a tratar disso) -> 2,00€. Ida+Volta: 2,00€/dia (volta: devagar)

1.3) De Tarde: indo depressa (máx 120km/h), chego a casa com sensivelmente 10% de SOC - ou seja, considerando que necessito carregar cerca de 19kWh a 0.20€/kWh -> 2,00€. Ida+Volta: 3,80€/dia (volta: depressa)

2) Antigamente, percorria 176km por dia, a 6.5L/100km * 1.15€/L -> Ida+Volta: 13,16€/dia (38.720 km/ano, só para ir para o trabalho + uns 2.000 km/ano para outras viagens, etc. -> dá perto da minha média dos 40.000km/ano)

3) Poupança máxima em combustível: 11,16 €/dia -> em 220 dias úteis/ano -> 2.455,20 €/ano

4) Poupança máxima em combustível: 9,36 €/dia -> em 220 dias úteis/ano -> 2.059,20 €/ano

Isto só em combustível, adicionando poupança em IUC (ainda assim vou pagar 100€/ano), manutenções programadas (mudar óleo, filtros, etc. a cada 20000km), talvez em pneus -> facilmente chego aos 3.000€ a 3.600 €/ano, se (e sei que vou) poupar em algumas portagens.

Bem, acho que já o disse, e volto a dizer - estou muito contente com a minha aquisição. Devia ter comprado o carro há 2 anos quando ele saiu... :roll: :D

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