Potência mínima da rede elétrica necessária para carregar

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por pemifer » 17 ago 2016, 11:05

rdias Escreveu:
t3lmo Escreveu:Isso é falta de terra (ou com passagem ao neutro), o meu carregador mennekes (que vinha com a BMW) tem o mesmo comportamento em algumas instalações mais antigas.
Afinal o renault zoe é inocente :lol: :lol: bmw e teslas até tem comportamentos semelhantes :lol: :lol:
Só a má engenharia é que não tem esse problema... :lol: :lol: :lol: :lol:

ricardot
Proprietário Leaf
Mensagens: 546
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por ricardot » 17 ago 2016, 11:23

rdias Escreveu:
Volt Escreveu:Exacto. Deve ser terra. E, já agora, vamos ter um carregador normal (PCN) em todos os concelhos do país.
semi-rápido, segundo o secretário de estado. Palavra dada, palavra honrada ;)
32A já não seria nada mau
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por almeidajac » 25 ago 2016, 00:26

Boa noite, aqui estou eu em terras transmontanas outra vez, a minha família e VE incluido (sim ja faz parte da família)!

Viemos de BMW i3 para a casa da aldeia da familia, determinado desta vez em fazer com que o carregamento funcionasse, e funcionou. Yupi! :clap: :dance: :clap: A diferença é que desta vez utilizei uma extensão de 25 metros, novinha em folha, comprada numa loja da especialidade, e mal liguei o carregador na mesma tomada que anteriormente utilizei e nao funcionou, para minha alegria, funcionou a primeira! Tenho utilizado os varios modos de intensidade de carregamento (maximo, reduzido, baixo) com sucesso, para evitar que o diferencial dispare.

Estou muito contente, agora posso ir de vila do conde a carrazeda de ansiaes, passando por vila real para um abastecimento intermedio, sabendo que chego a casa de aldeia e posso carregar sem preocupacoes!

Conclusao: passei a andar com esta extensao de 25 metros no carro. Recomendo vivamente que comprem uma, de boa qualidade. Pode fazer a diferenca entre o carro carregar ou nao, sem explicacao aparente. Mas como tudo tem explicacao!

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por alexmol » 04 set 2016, 23:20

Fil Escreveu:A potência mínima que se pode colocar numa residência (sem ser social) é de 3.45Kva ou 15A, o que dá para carregar todos os ve's.
Não é verdade.
Eu tenho 1,15kVA (5A) da EDP Comercial e não é social.
(Na EDP Comercial para os níveis de potência 1,15 e 2,3kVA não existe tarifas bi ou tri-horária, é sempre tarifa simples)
almeidajac Escreveu:A diferença é que desta vez utilizei uma extensão de 25 metros, novinha em folha, comprada numa loja da especialidade, e mal liguei o carregador na mesma tomada que anteriormente utilizei e nao funcionou, para minha alegria, funcionou a primeira! Tenho utilizado os varios modos de intensidade de carregamento (maximo, reduzido, baixo) com sucesso, para evitar que o diferencial dispare.
Da vez que não carregou estava o EVSE ligado directamente na tomada?
Experimentaste inverter a "polaridade" da ficha (rodar 180 graus) ?
Será que a extensão se limitou a trocar a "polaridade" ?

O "diferencial" dispara em algum dos modos de intensidade de carregamento ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por Fil » 05 set 2016, 03:22

Foi a indicação que me deram por 2x nas linhas de apoio, Alex. Mas também conheço algumas pessoas com essa potência e fiz a questão nesse sentido; a resposta foi que são contratos antigos, muitos deles em nome de pessoas que já morreram, como nunca actualizaram os dados, ficou assim. Segundo eles, em novos contratos desde há bastantes anos, o mínimo é 15A.

Aceito no entanto que estejam enganados, até porque fui agora ver ao site, e não vi nada a obrigar ir aos 15A.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por alexmol » 05 set 2016, 10:57

Fil Escreveu:Foi a indicação que me deram por 2x nas linhas de apoio, Alex. Mas também conheço algumas pessoas com essa potência e fiz a questão nesse sentido; a resposta foi que são contratos antigos, muitos deles em nome de pessoas que já morreram, como nunca actualizaram os dados, ficou assim. Segundo eles, em novos contratos desde há bastantes anos, o mínimo é 15A.

Aceito no entanto que estejam enganados, até porque fui agora ver ao site, e não vi nada a obrigar ir aos 15A.
Se tens contrato com a EDP Comercial (não com a EDP Universal), vai à tua área EDP Online e tens lá um botão para alterar contrato, aí dá para ver as potências e tarifas disponíveis.

No site da YLCE também mencionam as potências baixas, por isso acho que só quem não escolheu comercializador é que tem essa limitação.
https://www.ylce.pt/Press/Detail/14
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por almeidajac » 06 set 2016, 17:29

rdias Escreveu:Da primeira vez que não carregou estavas a usar uma extensao ?
Viva, da 1ª vez utilizei uma extensão "manhosa" que havia para lá em casa, e desconfio que teria sido por causa disso.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por rimsilva » 06 set 2016, 17:35

almeidajac Escreveu:
rdias Escreveu:Da primeira vez que não carregou estavas a usar uma extensao ?
Viva, da 1ª vez utilizei uma extensão "manhosa" que havia para lá em casa, e desconfio que teria sido por causa disso.
É bem provável até porque o meu carregador tem um autocolantes que indica que não se devem ser usadas extensões.

Por isso é provável que nem todas funcionem.

Avatar do Utilizador
almeidajac
Proprietário i3
Mensagens: 33
Registado: 14 jul 2016, 14:20
Data de fabrico: 31 out 2015
Capacidade bateria: 60Ah

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por almeidajac » 06 set 2016, 17:38

alexmol Escreveu: Da vez que não carregou estava o EVSE ligado directamente na tomada?
Experimentaste inverter a "polaridade" da ficha (rodar 180 graus) ?
Será que a extensão se limitou a trocar a "polaridade" ?

O "diferencial" dispara em algum dos modos de intensidade de carregamento ?
Pois, como expliquei da 1ª vez utilizei sim uma extensão, não liguei diretamente o EVSE a tomada de casa, não tinha comprimento suficiente, o carro ficou estacionado na rua. Já simulei qualquer coisa para tapar o EVSE em caso de chuva (utilizei um garrafão de 5L vazio, cortando o gargalo e coloquei o EVSE+tomada lá para dentro). O EVSE fica do lado de dentro do quintal, mas fica ao ar-livre.

Desta 2ª vez nunca experimentei "inverter a polaridade", se bem que acho que não tem nada a ver com isso - uma ligação monofásica é 'imune' a rotação da ficha 0º ou 180º - acho eu.

O "diferencial" disparava sempre que tinha uma máquina de lavar roupa ou louça ligada, ou o micro-ondas, etc., mas isso eu compreendo pois como já referi a potência contratada é a mínima.

Não tirei fotos, mas pude constatar com um medidor de consumo instantâneo, que o carregamento fez-se com 11.5A, a 210V (sim é estranho, e penso que o problema possa ter estado aqui - a instalação elétrica naquela casa tem muita queda de tensão), e consumia cerca de 2400W/hora, na opção "Máximo". Nas outras opções "Reduzido" e "Baixo" não verifiquei. Em minha casa, com 237V (tensão normal), consome os mesmos 11.5A mas gasta cerca de 2600W/hora.

Abraço!

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Potência mínima da rede elétrica necessária para carrega

Mensagem por santanamos » 06 set 2016, 23:11

almeidajac Escreveu:
rdias Escreveu:Da primeira vez que não carregou estavas a usar uma extensao ?
Viva, da 1ª vez utilizei uma extensão "manhosa" que havia para lá em casa, e desconfio que teria sido por causa disso.
Se calhar era como a 1a extenção manhosa que usei: a tomada tinha terra, o evse à espera da terra e a extenção nepia, sem terra. 8-)

Responder

Voltar para “BMW i3”