Dúvidas no carregamento do I3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por BrunoAlves » 09 mai 2018, 11:36

rimsilva Escreveu: Ontem por exemplo,num postos de 22 kW o meu carro estava a carregar a 6,6 kW.
Isso pode ter a ver com o facto de o posto de 22kW só ter uma das fases disponível (logo 7,2kW), há imensos assim actualmente.
Mas como o i3 carrega 3x16A ou 1x32A, no caso de um posto de 22kW (3x32A) faria sentido que ele escolhesse a ligação trifásica :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por Spin » 09 mai 2018, 15:01

Embora tenha de fazer mais testes para me familiarizar com os tempos de carregamento do I3. Continuo com a seguinte dúvida?
Estava a pensar comprar uma wallbox regulável de 7.4kW, mas assim não vale a pena o investimento.
Dado que tenho disponível 30A monofásico no sitio da green up, ficava satisfeito se pudesse carregar a 6.6kW. Será realista este pressuposto :?:

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por Fil » 09 mai 2018, 15:06

BrunoAlves Escreveu:
rimsilva Escreveu: Ontem por exemplo,num postos de 22 kW o meu carro estava a carregar a 6,6 kW.
Isso pode ter a ver com o facto de o posto de 22kW só ter uma das fases disponível (logo 7,2kW), há imensos assim actualmente.
Mas como o i3 carrega 3x16A ou 1x32A, no caso de um posto de 22kW (3x32A) faria sentido que ele escolhesse a ligação trifásica :think:
É o primeiro modelo do i3, só carrega a 7.4kW no máximo.
Spin Escreveu:Embora tenha de fazer mais testes para me familiarizar com os tempos de carregamento do I3. Continuo com a seguinte dúvida?
Estava a pensar comprar uma wallbox regulável de 7.4kW, mas assim não vale a pena o investimento.
Dado que tenho disponível 30A monofásico no sitio da green up, ficava satisfeito se pudesse carregar a 6.6kW. Será realista este pressuposto :?:
Sim, esse carro pode usar os 30A monofásicos na totalidade, não necessita de uma wallbox, apenas de uma tomada e um evse apropriado. Com um evse tem a possibilidade de usar no exterior/interior, a wallbox só no local onde for instalada.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por rimsilva » 09 mai 2018, 15:15

Pessoalmente não vejo necessidade de uma wallbox para um i3 de primeira geração.

Tenho contratado 6,9 kva de potência e carrego durante as 7h do bi-horário com o EVSE, neste período carrego ~80% da bateria.

O "investimento" numa walbox vai depender da necessidade de carregar mais rápido, para uma emergência, talvez.

Uma alternativa muito recomendada por aqui será um EVSE regulável até aos 32A que seria um 2 em 1, mais potência para carregar em casa, possibilidade de o levar para fora e mais barato do que uma walbox
A wallbox tem como vantagem ser mais confortável de colocar o carro a carregar numa garagem (liga e desliga), não precisa de ter a preocupação do "tirar e pôr" no carro.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por Spin » 09 mai 2018, 17:09

Obrigado a todos. Para não me precipitar na compra, vou optar por efetuar mais carregamentos. Bem, para as emergências tenho o ICE.
As dúvidas são como as cerejas.
De quanto em quantos carregamentos se devem fazer até aos 100%.
1. Sempre.
2. De 5 em 5.
3. É indiferente. O que interessa é carregar.
4. Outra.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por Fil » 09 mai 2018, 22:51

Pode usar o evse como wallbox, basta que esteja na parede, é só ligar e desligar. Só o coloca no carro quando fizer viagens maiores.

Spin, o ideal é carregar uma vez por semana a 100%, ou no mínimo de 15 em 15 dias, para as células equilibrarem. O número de cargas pelo meio é menos relevante, na minha opinião.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por Spin » 10 mai 2018, 10:28

Fil Escreveu:Pode usar o evse como wallbox, basta que esteja na parede, é só ligar e desligar. Só o coloca no carro quando fizer viagens maiores.

Spin, o ideal é carregar uma vez por semana a 100%, ou no mínimo de 15 em 15 dias, para as células equilibrarem. O número de cargas pelo meio é menos relevante, na minha opinião.
Obrigado Fil :clap:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por rimsilva » 11 mai 2018, 15:00

Uma vez que este tópico fala sobre carregamentos e "optimização" do estado da mesma, coloco em anexo uma informação que está no manual do i3 e que considero importante.
Anexos
Bateria_i3.jpg
Bateria_i3.jpg (103.22 KiB) Visto 6018 vezes

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por Spin » 11 mai 2018, 19:22

rimsilva Escreveu:Uma vez que este tópico fala sobre carregamentos e "optimização" do estado da mesma, coloco em anexo uma informação que está no manual do i3 e que considero importante.
Obrigado Rimsilva. :clap:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Dúvidas no carregamento do I3

Mensagem por mjr » 12 mai 2018, 12:39

O i3 descarrega a bateria quando parado, tipo Tesla?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”