Comprar I3 de 2014 ou 2015

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por migle » 21 set 2018, 00:26

Eu não tenho um i3. Tenho o Hyundai Ioniq. A minha resposta é mais genérica que a dos outros que responderam com conhecimento específico do modelo.
Jovife Escreveu:
20 set 2018, 22:28
Quanto ao Leaf 2.0, tenho ouvido que tem problemas com degradação rapida das baterias e problemas nos carregamentos rapidos consecutivos, será verdade ?
Não.
Está a misturar uma história que foi lançada na Internet acerca do Leaf de 30kWh (não o Leaf 2.0), fez-se um estudo completamente amador usando uma aplicação de telemóvel e informação que o carro dava na porta de diagnósticos, e tiraram-se conclusões precipitadas quanto à degradação da bateria, que não têm nenhum fundamento.

.... com o #rapidgate, que se refere ao Leaf 2, sim, que é uma ... característica que ele tem para proteger as baterias. O primeiro carregamento rápido num dado dia é rápido. Porém se a bateria aquecer muito, os carregamentos posteriores tornam-se muito mais lentos. Isso torna-se um problema em viagens que necessitem mais do que um carregamento, tipicamente viagens superiores a 400/500km com o mínimo de paragens. Pode-se dizer que para a maior parte das pessoas, não é grande incómodo, e tem a vantagem de proteger a bateria.

Já o e-Golf faz isso, numa bateria muito mais pequena, portanto afectando viagens muito mais curtas.

Eu não pensei que um i3 de 2015 pudesse custar quase tanto como um Leaf 2.... a diferença entre os dois é muito substancial. São duas gerações: o i3 passou de uma bateria da casa dos 22kWh (2013-2015) para os 34kWh (2017) e espera-se nova actualização, o Leaf já foi actualizado de 24, para 30, e agora para 40.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por pemifer » 21 set 2018, 09:53

migle Escreveu:
21 set 2018, 00:26
Está a misturar uma história que foi lançada na Internet acerca do Leaf de 30kWh (não o Leaf 2.0), fez-se um estudo completamente amador usando uma aplicação de telemóvel e informação que o carro dava na porta de diagnósticos, e tiraram-se conclusões precipitadas quanto à degradação da bateria, que não têm nenhum fundamento.
Isto não é verdade!
A degradação prematura da bateria dos Nissan Leaf de 30kWh aparentava ser real.
Foi tão real que houve troca de baterias, pelo menos, nos EUA.
Estas trocas de baterias levaram a que a Nissan descobrisse que havia um erro no software.
Os Nissan Leaf de 30kWh foram chamados à Nissan e o software foi atualizado.
Afinal a degradação prematura era um erro de software.
Não houve conclusões precipitadas sem fundamento.
Desconheço qualquer motivo de queixa acerca da informação retirada do carro via porta de diagnósticos e aplicação de telemovel.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por migle » 21 set 2018, 10:24

A informação sobre o SoH da bateria era lida na porta de diagnóstico. O estudo australiano, que foi posto aqui no fórum, referia-se a leituras feitas com o LeafSpy. Sim, tens razão, se as próprias oficinas Nissan se fiavam nesse valor, é mais chato.

De qualquer modo, os pontos fundamentais são: não era o Leaf 2.0; não era realmente degradação da capacidade da bateria, apenas era o software que a estava a estimar muito por baixo. E está corrigido.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por VETL » 21 set 2018, 10:44

migle Escreveu:
21 set 2018, 10:24
A informação sobre o SoH da bateria era lida na porta de diagnóstico. O estudo australiano, que foi posto aqui no fórum, referia-se a leituras feitas com o LeafSpy. Sim, tens razão, se as próprias oficinas Nissan se fiavam nesse valor, é mais chato.
O LeafSpy lê os mesmos dados na mesma porta.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por nbairro » 21 set 2018, 10:50

Jovife Escreveu:
20 set 2018, 22:40
rimsilva Escreveu:
20 set 2018, 15:28
Também tenho um i3 BEV de 2016 com 63.000km e estou bastante satisfeito com ele.

A pensar em comprar usado, claro está que aconselho o mais recente possivel, o facto de ter mais km não é o mais problemático, pela experiência que levo deste mundo dos VE's, o mais importate é que o VE passe pouco tempo parado, por isso, um carro mais aintido com poucos km pode ser mau sinal.

Se o orçamento chegar para um de 94 Ah (os primeiros chegaram a Portugal em Agosto de 2016) é sempre preferivel porque é mais confortável a margem de segurança e um upgrade de bateria de um i3 de 60 Ah para 94 Ah ainda deve andar na casa dos 9.000€.

Relativamente há fiabilidade do i3, não acho que seja assim tão catastrofica com o comentario anterior, certamente já viu o DB do João Gonçalves que tem um i3 de 2014, actualmente já passou os 200.000km mudou 2x os pneus e gastou 0€ em manutenção, conheço uma outro (i3 94Ah) na zona onde vivo que em 19 meses fez 100.000€ também sem qualquer problema (mudou 1 jogo de pneus).

Não sendo certo que vá ter problemas, o ue eu verifico é que as versões REX têm muito maior probabilidade de terem problemas, por isso é a unica coisa que lhe posso alertar.

Voltando à compra, garanta que compra um usado com garantia da marca, no facebook há um grupo do bmw i3 onde um colega só vende i3 que vêm da marca.
Aqui no forum há 2 foristas que também vendem carros usados, talvez lhe consigam arranjar um bom negócio para um i3...

Boa sorte.
Boa noite,

Sim um comentário mais positvo , ja estava a pensar desistir :)
De facto ajudou bastante a esclarecer algumas duvidas.
Vou pesquisar um pouco onde indicou para ver se encontro usados num bom negocio , mas tambem irei à marca ver um de serviço para ver se me fazem uma proposta interessante !
Como e onde posso encontrar os pontos de carregamento e respectivas fichas , de preferencia numa aplicação Android ?
Obrigado e espero ser em breve também como rimsilva um feliz proprietário de I3.
Qual a autonomia que faz com o seu é do de 32kw ?

Abraço
Um I3 de 94Ah (bateria 33kw) usado não deves conseguir por menos de 28mil euros, num stand devem-te fazer por uns 30mil, e mesmo assim deve ser grandes extras, é preciso querer mesmo muito um i3 para dar esse dinheiro por um usado.
Por os mesmos 28mil consegues um hyundai ioniq que é mais espaçoso e faz bem mais km que um i3 94Ah.

Fala com a malta das importações daqui do forum vais ver o que te dizem.

Relação à fiabilidade, o meu i3 mesmo no grupo de FB worldwide a malta lá só aconselha 2014/15 REX se forem CPO (CPO certified PRE OWNED) e esses trazem garantia ou extensões de garantia.

Eu quando comprei o meu foi uma oportunidade de negócio, ficou a um preço óptimo e o meu é um FULL EXTRAS com valor em novo de 64 mil euros (ridículo eu sei, mas é a BMW )

Todos os problemas que tive com eles, tive sempre a sorte de o concessionário onde vou serem impecáveis mesmo tratando-se de um carro importado.

Continuo a dizer, adoro o meu i3, mas se tivesse oportunidade de o trocar por um ioniq ou um leaf dos novos (trocar sem dar mais !!!) fazia sem pensar muito nisso.

Entretanto quero que ele aguente pelo menos mais 2 a 3 anos para depois comprar um Tesla 3 (novo) ou um Kia Niro em segunda mão.

Novamente, boa sorte na compra e depois dá novidades.

Jovife
Mensagens: 11
Registado: 19 set 2018, 22:28
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Comprar I3 de 2014 ou 2015

Mensagem por Jovife » 21 set 2018, 22:44

nbairro Escreveu:
21 set 2018, 10:50
Jovife Escreveu:
20 set 2018, 22:40
rimsilva Escreveu:
20 set 2018, 15:28
Também tenho um i3 BEV de 2016 com 63.000km e estou bastante satisfeito com ele.

A pensar em comprar usado, claro está que aconselho o mais recente possivel, o facto de ter mais km não é o mais problemático, pela experiência que levo deste mundo dos VE's, o mais importate é que o VE passe pouco tempo parado, por isso, um carro mais aintido com poucos km pode ser mau sinal.

Se o orçamento chegar para um de 94 Ah (os primeiros chegaram a Portugal em Agosto de 2016) é sempre preferivel porque é mais confortável a margem de segurança e um upgrade de bateria de um i3 de 60 Ah para 94 Ah ainda deve andar na casa dos 9.000€.

Relativamente há fiabilidade do i3, não acho que seja assim tão catastrofica com o comentario anterior, certamente já viu o DB do João Gonçalves que tem um i3 de 2014, actualmente já passou os 200.000km mudou 2x os pneus e gastou 0€ em manutenção, conheço uma outro (i3 94Ah) na zona onde vivo que em 19 meses fez 100.000€ também sem qualquer problema (mudou 1 jogo de pneus).

Não sendo certo que vá ter problemas, o ue eu verifico é que as versões REX têm muito maior probabilidade de terem problemas, por isso é a unica coisa que lhe posso alertar.

Voltando à compra, garanta que compra um usado com garantia da marca, no facebook há um grupo do bmw i3 onde um colega só vende i3 que vêm da marca.
Aqui no forum há 2 foristas que também vendem carros usados, talvez lhe consigam arranjar um bom negócio para um i3...

Boa sorte.
Boa noite,

Sim um comentário mais positvo , ja estava a pensar desistir :)
De facto ajudou bastante a esclarecer algumas duvidas.
Vou pesquisar um pouco onde indicou para ver se encontro usados num bom negocio , mas tambem irei à marca ver um de serviço para ver se me fazem uma proposta interessante !
Como e onde posso encontrar os pontos de carregamento e respectivas fichas , de preferencia numa aplicação Android ?
Obrigado e espero ser em breve também como rimsilva um feliz proprietário de I3.
Qual a autonomia que faz com o seu é do de 32kw ?

Abraço
Um I3 de 94Ah (bateria 33kw) usado não deves conseguir por menos de 28mil euros, num stand devem-te fazer por uns 30mil, e mesmo assim deve ser grandes extras, é preciso querer mesmo muito um i3 para dar esse dinheiro por um usado.
Por os mesmos 28mil consegues um hyundai ioniq que é mais espaçoso e faz bem mais km que um i3 94Ah.

Fala com a malta das importações daqui do forum vais ver o que te dizem.

Relação à fiabilidade, o meu i3 mesmo no grupo de FB worldwide a malta lá só aconselha 2014/15 REX se forem CPO (CPO certified PRE OWNED) e esses trazem garantia ou extensões de garantia.

Eu quando comprei o meu foi uma oportunidade de negócio, ficou a um preço óptimo e o meu é um FULL EXTRAS com valor em novo de 64 mil euros (ridículo eu sei, mas é a BMW )

Todos os problemas que tive com eles, tive sempre a sorte de o concessionário onde vou serem impecáveis mesmo tratando-se de um carro importado.

Continuo a dizer, adoro o meu i3, mas se tivesse oportunidade de o trocar por um ioniq ou um leaf dos novos (trocar sem dar mais !!!) fazia sem pensar muito nisso.

Entretanto quero que ele aguente pelo menos mais 2 a 3 anos para depois comprar um Tesla 3 (novo) ou um Kia Niro em segunda mão.

Novamente, boa sorte na compra e depois dá novidades.
Muito obrigado pela ajuda.
Sim darei notícias e espero que seja em breve. Também tenho a reserva do TM3 que talvez só chegue a Portugal daqui a 1 ano e meio ;)!!

Responder

Voltar para “BMW i3”