Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
peixinho3
Mensagens: 18
Registado: 11 set 2019, 09:55
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por peixinho3 » 11 set 2019, 15:30

Boas pessoal.

Sou novo no forum, já fiz a minha apresentação :D

O meu objetivo a curto/médio prazo é trocar o meu veículo a gasóleo (BMW 116) por um elétrico (BMW i3). Como verificaram sou adepto da BMW, gosto da marca e acho que são bastante fiáveis, pelo menos nos carros a gasóleo.

Agora a minha questão prende-se pelo facto de querer trocar por um BMW i3 usado de 2015 com cerca de 100 mil km mas num stand oficial da BMW (2 anos de garantia) ou então tenho outra oferta que é BMW i3 de 2015 50 mil km + pack EXA num stand normal (1 ano garantia). Ambos os carros custam à volta de 19 mil euros.

O porquê de querer trocar? Atualmente vivo na zona de Lisboa e teria de ir para a zona Oeste (Leiria) diversas vezes e queria ir e vir, em gasóleo já viram os custos... O circuito ia ser cerca de 70km autoestrada e restante (20km) nacional só ir. Acham viável? Não perder capacidade as baterias? Poderá dar problemas?

Preciso mesmo da vossa opinião porque não quero estar a trocar algo que tenho bom para algo que me arrependa...


Desde já agradeço a vossa ajuda :)

kony76
Mensagens: 811
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por kony76 » 11 set 2019, 16:22

Olá,

Antes de mais parabéns pelo opção de mudar para um carro eletrico.

Quanto à tua questão final, raramente alguém se arrepende de mudar para VE. Isto já diz muito. :D

Os mais entendidos hão-de vir aí para te ajudar, eu não sou um desses. Mas é importante que saibas qual a capacidade da bateria, qual a degradação que tem, para poderes fazer calculos para os trajectos.

Para esses kms, um Leaf 40 fazes bem. Creio que um I3 com baterias de 40, também o farás. E qualquer outro VE acima destes.

peixinho3
Mensagens: 18
Registado: 11 set 2019, 09:55
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por peixinho3 » 11 set 2019, 16:59

Obrigado pelas tuas dicas :)

Sim espero não me arrepender, também acho que não.

Estava a pensar no BMW i3 mesmo, mas sim vou esperar por mais dicas, no entanto, agradeço desde já a tua resposta!

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por rimsilva » 11 set 2019, 17:21

Boas,

Parabéns pela decisão de entrar num mundo mais ecológico, com esses km todos por dia realmente vai poupar muito nas deslocações com um eléctrico.

Mas para fazer 180km por dia, em que a maior parte é em AE um i3 de 2015 não é a escolha acerta, salvo se conseguir carregar a em Leiria.

Desse ano o i3 é de 60Ah (deve ter uma bateria util entre 17 e 18 kWh), em modo 100% faz entre 80 a 120km (nessas condições e com uma velocidade aceitável em AE), só com um i3 de 94Ah é que consegue fazer os 180km e mesmo assim não se pode exceder em ter de velocidades na AE (máximo diria 110km/h)

Neste fase em que o i3 já vai na 3ª geração de baterias, não aconselho a compra do i3 de 60Ah, porque por mais uns 3 ou 4 mil euros (um upgrade de bateria rondava os 10.000€ em 2017, agora a BMW deixou de o fazer), compra um carro com mais 50% da autonomia, melhor desempenho nos carregamentos rápidos e sendo uma bateria mais recente tem demonstrado (aparentemente) menor degradação.

Há ainda a alternativa do REX, que é um gerador a gasolina que carrega a bateria e dá mais uns 100km de autonomia, não sou muito adepto desta solução, porque continuamos "agarrados" aos combustíveis, paga IUC (pouco), não dá acesso ao dístico verde da EMEL e tem custos de manutenção superiores aos 100% eléctrico (não é muito também, mas tem de facto mais elementos a manter e com potencial de avaria).

Se não poderá mais nenhum eléctrico, no mínimo um i3 de 94Ah (de Agosto de 2016 em diante) e seria bom se tivesse forma de carregar numa tomada em Leira, não sei se já viu essa possibilidade.

Outra questão, vai vender o S1 e tem outro carro ou este será o único?

peixinho3
Mensagens: 18
Registado: 11 set 2019, 09:55
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por peixinho3 » 11 set 2019, 17:41

Obrigado pelas suas dicas!

Pois eu estou indeciso por causa desse problema da autonomia.

A velocidade por mim não tem problema andar a 100/110 km/h. Quanto aos postos de carregamento, existem em Leiria e ainda são alguns até.

Tendo esses postos de carregamento achas que não daria o de 60Ah para fazer 180 km diários? O REX também já ouvi dizer muito mal a nível de problemas que pode dar.

Outra questão que me preocupa é o uso que vou dar ao carro por exemplo 180 km por dia são cerca de 3800 km mensais (dias úteis), ao fim de um ano são muitos KMs. Isto não afeta as baterias nem desgasta o carro?

Iria dar em troca o meu S1, tenho sempre um carro a gasolina em casa que posso usar em casos de emergência (não é meu o carro mas dos meus pais). Achas que faço mal?

De referir que o BMW i3 que falo é BMW Premium Selection. Penso que não terei problemas em ser "enganado" correto?

Desculpa as perguntas todas mas é uma nova área para mim :D

nbairro
Mensagens: 132
Registado: 09 set 2016, 09:14
Data de fabrico: 01 mar 2012

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por nbairro » 11 set 2019, 17:47

I3 é a escolha errada para fazer km em AE, um i3 de 2015 com 100mil km deve estar com 15 ou 16kwh uteis de bateria isso em AE a 110km/h não faz 100km.

Desaconselho totalmente i3 Rex antes de 2016 pois dão alguns problemas e alguns deles bastante graves e dispendiosos.

Aconselho a tentar comprar um leaf 40kwh que deve ser o que fica mais perto dos valores que pretende gastar, tente mesmo falar com vendedores aqui dentro do forum.

Ps: eu tenho um i3 rex.

peixinho3
Mensagens: 18
Registado: 11 set 2019, 09:55
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por peixinho3 » 11 set 2019, 17:55

nbairro Escreveu:
11 set 2019, 17:47
I3 é a escolha errada para fazer km em AE, um i3 de 2015 com 100mil km deve estar com 15 ou 16kwh uteis de bateria isso em AE a 110km/h não faz 100km.

Desaconselho totalmente i3 Rex antes de 2016 pois dão alguns problemas e alguns deles bastante graves e dispendiosos.

Aconselho a tentar comprar um leaf 40kwh que deve ser o que fica mais perto dos valores que pretende gastar, tente mesmo falar com vendedores aqui dentro do forum.

Ps: eu tenho um i3 rex.
Obrigado pelas dicas.

Pois acredito bem! Vou então esquecer o BMW i3 para já porque realmente pelas características e pelo uso que já tem não me vai ser útil para o percurso que irei fazer.

Irei então ter que optar por outros modelos visto que o i3 é bastante caro, caso queira ir para as versões mais recentes e melhores...

O nissan leaf epa vou ser sincero é feio para car... :lol: pelo menos as versões mais baratas e "económicas". O de 2018 é bonito mas 27 mil para um usado não obrigado :D

Se tiverem mais sugestões digam e obrigado mais uma vez.

Mikel
Mensagens: 98
Registado: 28 ago 2017, 21:54
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por Mikel » 11 set 2019, 18:02

É muito importante saber se consegue carregar a bateria enquanto está em Leiria. Se não conseguir só mesmo com uma bateria de 40kw vai conseguir fazer o trajecto.
O Leaf 40 sai fora do orçamento, e o BMW de certeza que também.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por migle » 11 set 2019, 21:39

Não percebi bem...
Não vai a Leiria todos os dias, não? É que se vai, a poupança em combustível é de tal ordem que justifica a compra de qualquer eléctrico, e nesse caso recomenda-se talvez o Tesla Model 3 SR+ (que custava 48900€ quando eu vi) e faz essa viagem de ida e volta e ainda dá para uma segunda vez devagarinho, se se esqueceu de alguma coisa em Leiria...

Quanto ao i3, o modelo certo, seria o de 2019, com bateria de 120Ah (e iDrive 6.0). Não podendo ser este, então o de 2017 com 94Ah mas aqui ou carrega em Leiria (há postos de carregamento lentos na rua e rápidos na auto-estrada, que carregam em 20-30 minutos). O de 2015 não, como já foi dito. O EXA não, como já foi dito.

Convém experimentar uma viagem a Leiria com o carro para ver se gosta. O i3 tem aqueles pneus de bicicleta, que em velocidade elevada não transmitem grande segurança. O i3s tem pneus mais largos mas é mais caro.

Tenho feito comparações com BMWs para várias pessoas, tipo o preço do renting mais o preço do combustível, e o i3 fica ela por ela com um série 1 ou com um Mini.

Em Novembro entra em produção o Mini eléctrico, com bateria equivalente à do i3 de 94Ah. O preço será semelhante ao dos outros Mini.

PS: Ou eu percebi mal, ou o Mini vem com uma nova app e serviços conectados desenvolvida em Portugal, com novas funcionalidades específicas para BEVs.

Depois, nos usados, eu tenho o Hyundai Ioniq de 28kWh e tornei-me um Hyundai EV fan boy. O meu vai daqui a Leiria a 110km/h mas são 166km, 10 de estrada + Vasco da Gama + A1, é mais difícil. Com um carregamento de 15' em Santarém vai a Leiria a 140km/h bem medidos.
O Mini terá uma bateria desta capacidade, mas por ser menos aerodinâmico, não vai poder fazer tantos kms como o Ioniq.

Para quem pretende evitar os carregamentos rápidos, o Leaf de 40kWh é a escolha mais em conta. Por um preço semelhante, o Mini tem menos autonomia, mas vai carregar como o i3 e o Ioniq, rápido.
O i3 de 2019, com bateria de 120Ah (40kWh), faz esses 180km, ir e vir, desde que não seja uma velocidade muito alta, mas é fácil de controlar porque ele altera rapidamente a estimativa de autonomia quando a velocidade aumenta.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

peixinho3
Mensagens: 18
Registado: 11 set 2019, 09:55
Data de fabrico: 01 jan 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Ajuda na troca de veículo gasóleo para BMW i3

Mensagem por peixinho3 » 12 set 2019, 09:55

Bom dia!

Agradeço as opiniões de todos! O Tesla já pensei e era um carro de sonho :D até vi um de 2013 (Model S) com 80 mil km a cerca de 40 mil euros é um valor altissimo, mas penso que se pagava em poucos anos devido às viagens não? Já agora qualquer Tesla de qualquer ano é bom não é? Ou devo evitar certos modelos??

Obrigado pelas vossas respostas todas têm sido muito úteis!

Responder

Voltar para “BMW i3”