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Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 07 mar 2020, 19:37
por jruibarroso
Tenho o meu i3 60Ah (+REX) ha 3 semanas e até aqui so houve temperaturas baixas o que levou a perceber que são "roubados" até 8km de autonomia com temperaturas selecionadas de 23, 24ºC + AC ligado. Pergunto a comunidade se tem esta experiencia com os vossos EV ? No verão com AC on, tambem acontece isto ?
Obrigado a todos

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 07 mar 2020, 22:24
por frankesousa
No Leaf de usar o AC e o aquecimento ao mesmo tempo gasta estupidamente muito porque está a arrefecer o ar com o AC e em seguida a aquecer novamente com uma resistência electrica com "baixa" eficiência.
Se desligar o AC então a bomba de calor já é usada e gasta menos.
(A bomba de calor é apenas o AC a funcionar "ao contrário" pelo que não pode ser usado ao mesmo tempo que o AC)

No entanto verifico que no verão o AC parece gastar menos mas pode ser engano já que o consumo geral é bem inferior com tempo quente.

Já agora 24°C é quase para manga curta, pode sempre regular uns mais "normais" 21/22°C :D

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 07 mar 2020, 23:15
por pemifer
Confesso que não ligo muito ao consumo da climatização.
No entanto há um truque para diminuir o consumo.
Climatizar o carro enquanto ele está a carregar ou, mesmo não estando a carregar, enquanto está com o cabo ligado.

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 07 mar 2020, 23:44
por jfr2006
frankesousa Escreveu:
07 mar 2020, 22:24
No Leaf de usar o AC e o aquecimento ao mesmo tempo gasta estupidamente muito porque está a arrefecer o ar com o AC e em seguida a aquecer novamente com uma resistência electrica com "baixa" eficiência.
Se desligar o AC então a bomba de calor já é usada e gasta menos.
(A bomba de calor é apenas o AC a funcionar "ao contrário" pelo que não pode ser usado ao mesmo tempo que o AC)

No entanto verifico que no verão o AC parece gastar menos mas pode ser engano já que o consumo geral é bem inferior com tempo quente.

Já agora 24°C é quase para manga curta, pode sempre regular uns mais "normais" 21/22°C :D
Eu se desligar o AC no Leaf e mantiver apenas o aquecimento, começo logo a ficar com os vidros embaciados. Não consigo usar só com o aquecimento ligado. E não noto um consumo por aí além. Ao início é mais elevado, mas depois diminui.

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 08 mar 2020, 11:28
por frankesousa
Para ter os vidros desembaciados a solução é exatamente NUNCA ligar o AC de inverno.

O AC cria apenas um desembaciar instantâneo que volta 5s depois de desligar o mesmo.

Se usarem apenas o aquecimento para cima este seca sem voltar a embaciar, demora é 1/2min em vez de 20s como o AC, mas não volta.

As janelas laterais é apontar para lá às saídas perto das portas, o ar quente seca os vidros facilmente.

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 08 mar 2020, 17:48
por jruibarroso
frankesousa Escreveu:
08 mar 2020, 11:28
Para ter os vidros desembaciados a solução é exatamente NUNCA ligar o AC de inverno.

O AC cria apenas um desembaciar instantâneo que volta 5s depois de desligar o mesmo.

Se usarem apenas o aquecimento para cima este seca sem voltar a embaciar, demora é 1/2min em vez de 20s como o AC, mas não volta.

As janelas laterais é apontar para lá às saídas perto das portas, o ar quente seca os vidros facilmente.
se me é permitido, passo a corrigir: com ar quente realmente desaparece a humidade do vidro por evaporação, mas de notar que ela fica no ambiente do carro, e após o vidro arrefecer, essa humidade condensa outravez no vidro. Com AC, a humidade é retida no evaporador do AC onde se produz o frio e condensa nesse mesmo evaporador, onde é encaminhada em forma liquida para a rua, deixando de existir em excesso dentro do habitaculo. Desembaciamento por AC é bastante mais duradouro do que com calor.

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 08 mar 2020, 18:19
por mjr
Depende...

Caso se desligue a climatização e ventilação é verdade que deverá ser mais duradouro o efeito de desenbaciar pois o ar está mais seco.

No entanto a experiência mostra que quando se desliga o AC mas se mantém a ventilação há um aumento da condensação quase imediato. Não sei exatamente qual é a razão, mas suspeito que tenha a ver com o facto de o ar deixar de se condensar no evaporador e pior: evaporar o ar que estava condensado no evaporador mas que não caiu para fora do carro. A solução seria criar um circuito alternativo do ar que não passasse pelo evaporador do AC para evitar este efeito. Atenção que isto é apenas uma educated guess, não sei como é exatamente o circuito dos ACs dos veículos.

Sobre a autonomia, para os carros com bomba de calor o efeito é reduzido, tanto no verão como no inverno, pelo menos no nosso clima.

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 08 mar 2020, 18:44
por jruibarroso
ok, tudo bem .. mas criei este topico só para tirar duvidas em relação á perda de autonomia a produzir ar quente. A minha pergunta era se no verão , so a produzir ar frio, tambem tem registos nos vossos i3 sobre perda de autonomia, pelo menos assim tanta ( até -8km)

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 08 mar 2020, 19:30
por rimsilva
Claro, a perde da autonomia é pelo efeito da climatização ter de aumentar ou diminuir a temperatura do habitáculo, quanto maior a amplitude mais bateria vai necessitar e mais km ira "consumir".

Por isso muita gente privilegia a bomba de calor para não sacrificar a autonomia.

No meu caso pessoal, no inverno nem uso AC, a climatização a 19º (nas alturas mais severas posso colocar a 20 ou 21) em modo ECOPRO, é suficiente.
A autonomia também é afectada, mas não tanto como com o AC ligado.

No verão é que uso o AC.

Re: Redução autonomia provocado pela climatização

Enviado: 08 mar 2020, 19:43
por frankesousa
O AC ou bomba de calor consomem uns 500W, pelo que 2.5h de utilização por dia correspondem a uns 1.25kWh.

Ora em números redondos e consumos de 15kWh/100km isto são +- 8km de autonomia que é gasta.

O AC deve gastar o mesmo em todos os carros (aproximadamente claro) e gasta tanto mais quanto a diferença de temperatura.

De verão usar a recirculação para não estar sempre a "arrefecer o ar quente lá de fora" é também boa ideia.