Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 06 jun 2020, 11:32

civic Escreveu:
06 jun 2020, 09:37
zykon Escreveu:
06 jun 2020, 08:10
Por aqui, maio 2017, 92 mil e acabou de ir a 3° barra a vida... Apesar de estar aparentemente a galopar para a garantia, estou desanimado
É em termos reais notas essa degradação? Não é dos que têm que se atualizados em termos de sw?
Sendo de Maio de 2017 é muito remota a hipótese de faltar o update ao BMC. Não podendo confirmar a 100%, suspeito que quase todos os leafs de 30kwh de 2017 trouxeram já a versão mais atualizada do BMC.
O meu é de Março de 2017 e não teve até à data qualquer recall da Nissan nesse sentido. Ainda em Março realizou a revisão dos 3 anos, indaguei os mesmos e não há recall.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 06 jun 2020, 11:35

zykon Escreveu:
06 jun 2020, 08:10
Por aqui, maio 2017, 92 mil e acabou de ir a 3° barra a vida... Apesar de estar aparentemente a galopar para a garantia, estou desanimado
Pois é, mais uma barra perdida e acionas a garantia para substituição da bateria. Deves ter o SOH na casa dos 72%. No entanto, isso agora estabiliza algum tempo nos 70%, certamente.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

zykon
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 27 fev 2017, 13:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por zykon » 06 jun 2020, 13:04

Não tem update para fazer. Agora vou a revisão dos 90 mil e já vou falar na bateria

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por civic » 06 jun 2020, 16:05

zykon Escreveu:
06 jun 2020, 13:04
Não tem update para fazer. Agora vou a revisão dos 90 mil e já vou falar na bateria
Mas em termos reais, notas essa degradação tão acentuada?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

zykon
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 27 fev 2017, 13:27
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por zykon » 06 jun 2020, 23:13

O gom desce a olhos vistos, apesar do calor não tem aumentado a previsão.
As viagens são sempre iguais

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 set 2020, 04:24

É dia de aniversário, faz hoje 3 anos que tenho o Leaf, :occasion-cake: :clap:

Neste ultimo ano houve dois grandes decréscimos. O nº de KM que o carro fez, e o SOH. Primeiro decréscimo é devido a minha mulher agora trabalhar na localidade onde moramos, o segundo ainda não consegui perceber, mas vai bem lançado.

Neste ultimo ano apenas fez: 14170km, mas perdeu cerca de 14.67% de SOH. Perdeu quase mais neste ano do que nos dois primeiros. :o Contrariando o que muitos pensavam, que a queda inicial era abrupta e depois estabilizava. No meu caso parece que esta a ser ao contrário.

A terceira barra deve desaparecer em breve...

Imagem


Vamos as habituais contas de merceeiro:


Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:

Vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo anda por estes dias entre 1.13€ e 1.16€. Umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio 1.15€.

gasóleo = 5.5L x 1.15€ = 6.325€ a cada 100km

Eletricidade = 13.1kWh x 0.10€ = 1.31€ a cada 100km

valor gasto em gasóleo para fazer 14170km = ~896€

valor gasto em eletricidade para fazer 14170km = ~186€

Temos aqui uma poupança de 710€.

Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seria uma com o valor de ~150€

Seat = 150€

Leaf = 99.36€

Poupança = 50.64€

Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)

Selo Leaf = 0€

Poupança = 30€

Total gasto com o Seat para fazer os 14170km seria de: ~1076€

Total gasto com o Leaf para fazer os 14170km foi de: ~285€

Poupança VE vs Fossil: 1076€ - 285€ = 791€

Acumulado dos três anos (~103593km) 3390€ + 3017€ + 791 = 7126€
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 25 set 2020, 08:19

Na minha modesta opinião, acho que o carro perde mais SOH quanto menos andar.
Se andar a fazer muitos km´s e ginástica à bateria vai-se mantendo mais.
Mas foi uma descida enorme que ele teve.
Tenta fazer umas cargas a 100% seguidas, duas por ex num fim de semana e fazer uns bons km´s de seguida e ver se ele melhora.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 set 2020, 09:34

Nonnus Escreveu:
25 set 2020, 04:24
É dia de aniversário, faz hoje 3 anos que tenho o Leaf, :occasion-cake: :clap:

Neste ultimo ano houve dois grandes decréscimos. O nº de KM que o carro fez, e o SOH. Primeiro decréscimo é devido a minha mulher agora trabalhar na localidade onde moramos, o segundo ainda não consegui perceber, mas vai bem lançado.

Neste ultimo ano apenas fez: 14170km, mas perdeu cerca de 14.67% de SOH. Perdeu quase mais neste ano do que nos dois primeiros. :o Contrariando o que muitos pensavam, que a queda inicial era abrupta e depois estabilizava. No meu caso parece que esta a ser ao contrário.

A terceira barra deve desaparecer em breve...

Imagem


Vamos as habituais contas de merceeiro:


Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:

Vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo anda por estes dias entre 1.13€ e 1.16€. Umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio 1.15€.

gasóleo = 5.5L x 1.15€ = 6.325€ a cada 100km

Eletricidade = 13.1kWh x 0.10€ = 1.31€ a cada 100km

valor gasto em gasóleo para fazer 14170km = ~896€

valor gasto em eletricidade para fazer 14170km = ~186€

Temos aqui uma poupança de 710€.

Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seria uma com o valor de ~150€

Seat = 150€

Leaf = 99.36€

Poupança = 50.64€

Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)

Selo Leaf = 0€

Poupança = 30€

Total gasto com o Seat para fazer os 14170km seria de: ~1076€

Total gasto com o Leaf para fazer os 14170km foi de: ~285€

Poupança VE vs Fossil: 1076€ - 285€ = 791€

Acumulado dos três anos (~103593km) 3390€ + 3017€ + 791 = 7126€

Com esse SOH já deverias ter 9 barras! Esquisito esse carro 🤔🤔. O meu leaf de 30kwh de 03/2017 com 71% de SOH já tinha no quadrante 9 barras, dentro daquilo que é teoricamente expectável que é perder a 3a barra aos 72.5% de SOH.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2964
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 set 2020, 10:28

filipeoliv Escreveu:
25 set 2020, 08:19
Na minha modesta opinião, acho que o carro perde mais SOH quanto menos andar.
Se andar a fazer muitos km´s e ginástica à bateria vai-se mantendo mais.
Mas foi uma descida enorme que ele teve.
Tenta fazer umas cargas a 100% seguidas, duas por ex num fim de semana e fazer uns bons km´s de seguida e ver se ele melhora.
O meu carro não faz cargas a 80%, 70% ou lá o que seja, faz sempre cargas a 100%.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1300
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 25 set 2020, 10:55

A minha opinião é que o SoH não "se mantém" ou "cai a pique" porque se anda mais ou menos!
Simplesmente o BMS calcula melhor ou pior o mesmo conforme se faz muitos ou poucos km.
O meu leaf 30 desde março que está parcialmente parado e o SoH praticamente não se mexeu.

Agora dizem, mas então mais de meio ano e não teve degradação? Claro que teve, mas simplesmente o BMS não consegue fazer essas contas.

Se o SoH cai a pique só vejo 2 opções:
- Ou estávamos a ser enganados pelo BMS que pensava que a bateria estava melhor do que realmente está, ou
- Agora o BMS está baralhado e diz que a bateria está muito pior e afinal não está nada!

Muito difícil de saber a verdade sem andar constantemente a fazer "testes de tomada" e descarregar o carro até parar para isso.

No meu, que reporta +- 80% de SoH penso que não estará muito errado, pela minha experiência, e o que mais sinto ainda é a resistência interna superior, sendo que agora a bateria aquece estupidamente basta uma CR ou uma viagem mais animada.


Resumindo, degradação "=" numero de ciclos, quantos mais ciclos mais perto do fim de vida fica. Somando uma degradação natural pela idade.

Isto de ver carros com muito mais ciclos (ou seja mais km) e pouca degradação (ou ao contrario, carros quase novos com grande degradação) cheira-me a engano do BMS.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”