Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
victormcpinto
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 16 jan 2014, 10:02

Não foi possível fazer tudo o que havia previsto devido ao trânsito mas cheguei à conclusão que a autonomia é superior aquela que tenho apregoado. Fazer 150 km numa só viagem ou em 3/4 dias, o que me acontece com muita frequencia, faz toda a diferença. Tenho o "depósito furado".
Esta viagem de 57 km com condução descuidada, de 44 minutos, dos quais 30 a 100km/h, foi assim:

https://www.dropbox.com/s/rd45m0kx4ov0o ... 1%2001.png
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 22 jan 2014, 21:59

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 22 jan 2014, 22:12

Apesar de ao utilizar o método da Nissan haver pelo menos uma célula ligeiramente abaixo do JV, concordo que o pack está aceitável. Terá entre 0,5 e 1 kW.h de perda pelas células mais fracas, o que é aceitável na minha opinião.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 22 jan 2014, 22:20

Para mim começa a ficar claro que a primeira metade das células degrada mais rápido que a segunda. Não vos parece? Qual a localização da 1ª metade? Será naquele conjunto em que os módulos estão na vertical, todos juntinhos uns aos outros?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 22 jan 2014, 22:36

Malm Escreveu:Para mim começa a ficar claro que a primeira metade das células degrada mais rápido que a segunda. Não vos parece?
Vinha aqui precisamente colocar esta questão.
Eu também acho.
Será que ainda ninguém descobriu o posicionamento no pack das 96 células mostradas pelo LeafSpy?
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Filipe » 23 jan 2014, 02:51

Pelo sensor 1, parecem ser sempre as primeiras células as mais quentinhas, se calhar por estarem mais aconchegadinhas. :roll:
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 23 jan 2014, 11:10

Depois da descarga, seguiu-se uma carga a 100%.

Passei de 54,61 para 62,15 Ahr. Carregou 18,8 kW

https://www.dropbox.com/s/zgq0n4udlkod1 ... 281%29.png

https://www.dropbox.com/s/uawsjqefyr35c ... 6%2047.png

Já há muito tempo que não via tantos gids em cargas a 100%. Tinha conseguido 242 em Agosto.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 23 jan 2014, 11:30

De 54,61 para 62,15 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: . Finalmente te deu o prémio por tratares dele tão bem. Isso é resultado da quase não condução e do frio que passou os últimos meses e não destes útimos dias de "loucura". É incrível como se puxarmos por ele dois ou três dias depois de 3 meses de letargia, eles ganham vitalidade. O meu comporta-se exatamente da mesma maneira, demonstra-o de maneira diferente, mas no fundo é exatamente a mesma coisa.
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por VETL » 23 jan 2014, 12:13

Malm Escreveu:De 54,61 para 62,15 :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: .
Eu já sabia e já tinha mostrado esse comportamento cá no fórum.
Mas tanto!!!!
Há qualquer coisa que me está a escapar...
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Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 23 jan 2014, 13:19

De facto, uma diferença brutal. Mas eu estou inclinado que seja mesmo por ter sido absurdamente bem tratado nos últimos tempos (tal também pode ter levado a um desequilíbrio significativo das células, interpretando o carro que se trata de uma perda de capacidade). Agora sim, que foi levado aos limites, ele constata a real capacidade que tem. Ela sempre esteve lá, só que escondida. Eu não fico admirado porque constato no meu carro o que eu penso ser o mesmo tipo de comportamento. Basta eu nos dois/três dias anteriores andar com uma condução agressiva para que ele me comece a carregar mais (é o que me parece pelos consumos de eletricidade que faz nos carregamentos). Quando faço daquelas viagens à caracol dias e dias seguidos, começa a carregar menos.

Durante este mês e o próximo tenho que me deslocar a Arganil com alguma frequência, uns 15 km, e tenho ido pela IC6 a 100 km/h. Raramente o fazia dantes. Se o normal era ficar-se nos 95,5% de SoC, agora é sempre 100% (sem truques malmonásticos). Ontem chegou ao fim do dia com 30% de SoC, quando tinha começado com 100%. Hoje voltou a carregar 100% e meteu no total 13,5 kW.h :shock: . Dos 30% aos 100% 13,5 kW.h. E os trinta correspondiam a um pack bem equilibrado, ou seja, ainda não tinha entrado na fase de diferenças de mais de 0,02V na voltagem. Como sabem, este SOC não é muito de fiar, mas mesmo assim fiquei estupefacto.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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