
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não penses nisso. A estimativa do Leaf é muito fácil de enganar os menos conhecedores. Esta viagem é feita entre Vendas Novas - Arraiolos - Vendas Novas, um total de 100km. O que acontece é que a viagem de ida é sempre a subir e a viagem de vinda é sempre a descer e foi quando tirei as fotos. Por exemplo se sair de Arraiolos com uma estimativa de 100km, consigo chegar até a saída de Montemor-o-Novo com os mesmo 100km, ou até um pouco mais de estimativa, apesar de já ter feito 27km. Conclusão, tenho a mesma estimativa de quando saí de Arraiolos com menos % de bateria, mas com mais 27km andados.
A degradação esta lá e nota-se. Nota-se de várias maneiras, nota-se por exemplo que o carro baralha-se muito na percentagem de bateria disponível. Por exemplo tanto me mostra 54% como passado uns minutos mostra-me 55%, sem que nada fizesse para ter ganho o 1%. Não consegues carregar 1% do nada! Isto já me aconteceu várias vezes. Outra coisa que tenho notado é que não estou a conseguir baixar a media dos 14kWh/100 quando há um ano atrás tinha 12/13. Não sei se tem a ver com a resistência que a bateria começa a ter. Deixo essa questão para quem percebe mais que eu. Próximo passo fazer reset aos consumos.
A degradação esta lá e nota-se. Nota-se de várias maneiras, nota-se por exemplo que o carro baralha-se muito na percentagem de bateria disponível. Por exemplo tanto me mostra 54% como passado uns minutos mostra-me 55%, sem que nada fizesse para ter ganho o 1%. Não consegues carregar 1% do nada! Isto já me aconteceu várias vezes. Outra coisa que tenho notado é que não estou a conseguir baixar a media dos 14kWh/100 quando há um ano atrás tinha 12/13. Não sei se tem a ver com a resistência que a bateria começa a ter. Deixo essa questão para quem percebe mais que eu. Próximo passo fazer reset aos consumos.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não vale a pena ter ilusões, um leaf 30kWh com 100.000km já passou de meio da vida útil da bateria, agora será sempre a descer

Pelo menos é o que percebo do meu que está +- assim.
Marca 80% de saúde, mas não consigo "tirar" 80% da bateria provavelmente. Apenas com conduções de caracol e cargas de 16A ou assim.
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
A pressão dos pneus foi reposta a duas semanas atrás, os pneus da frente foram substituídos o ano passado, ainda consegui arranjar o modelo que vem de origem. A temperatura ambiente, assim como a temperatura da bateria durante as viagens tem sido a ideal para fazer boas médias. Penso que os aspectos que referes esta tudo igual.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Mas o que tiras da bateria não tem nada a ver com esses items, a degradação só tem a ver com a capacidade de armazenar energia, mais nada, ou seja, para o mesmo consumo faz + ou - kms conforme a degradação, isso que falas do tipo de condução tem a ver com consumos e se não consegues ter consumos como tinhas antes não tem nada a ver com a degradação, tens que ver o que mudou para não conseguires ter os consumos que tinhas antes, não deves atribuir isso à degradação.frankesousa Escreveu: ↑03 jun 2020, 09:53Não vale a pena ter ilusões, um leaf 30kWh com 100.000km já passou de meio da vida útil da bateria, agora será sempre a descer![]()
Pelo menos é o que percebo do meu que está +- assim.
Marca 80% de saúde, mas não consigo "tirar" 80% da bateria provavelmente. Apenas com conduções de caracol e cargas de 16A ou assim.

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
De pouco serve armazenar muita energia e depois não a conseguir usar!civic Escreveu: ↑03 jun 2020, 15:03Mas o que tiras da bateria não tem nada a ver com esses items, a degradação só tem a ver com a capacidade de armazenar energia, mais nada, ou seja, para o mesmo consumo faz + ou - kms conforme a degradação, isso que falas do tipo de condução tem a ver com consumos e se não consegues ter consumos como tinhas antes não tem nada a ver com a degradação, tens que ver o que mudou para não conseguires ter os consumos que tinhas antes, não deves atribuir isso à degradação.![]()
Digamos que a resistência interna da bateria sobe com o tempo e por isso a mesma aquece mais agora do que aquecia antes, se gastas a energia a aquecer não a usas para andar.
Verdade que armazenas os mesmos kWh, mas agora gastas mais porque um pedaço dessa energia armazenada gera calor e não movimento.
Isto é igualmente válido para cargas rapidas, pensas que metes-te na bateria p.ex. 20 kWh (porque vês essa leitura no carregador) mas depois só 17 kWh lá ficam porque gastas 3kWh em calor no pack! Quando era nova se calhar só gastavas 1kWh ou menos em aquecimento.
Por isso as vezes o sentimento de que faz menos km não está directamente no nº apresentado no SoH, há mais coisas.
Como já discutimos algures, o que conta é o consumo em kWh carregados da parede / km percorridos, tudo o resto (testes de tomadas, consumo apresentado pelo carro, etc) são só estimativas!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Acho que é precisamente ao contrário do que dizes.frankesousa Escreveu: ↑03 jun 2020, 19:42
De pouco serve armazenar muita energia e depois não a conseguir usar!
Digamos que a resistência interna da bateria sobe com o tempo e por isso a mesma aquece mais agora do que aquecia antes, se gastas a energia a aquecer não a usas para andar.
Verdade que armazenas os mesmos kWh, mas agora gastas mais porque um pedaço dessa energia armazenada gera calor e não movimento.
Isto é igualmente válido para cargas rapidas, pensas que metes-te na bateria p.ex. 20 kWh (porque vês essa leitura no carregador) mas depois só 17 kWh lá ficam porque gastas 3kWh em calor no pack! Quando era nova se calhar só gastavas 1kWh ou menos em aquecimento.
Por isso as vezes o sentimento de que faz menos km não está directamente no nº apresentado no SoH, há mais coisas.
Como já discutimos algures, o que conta é o consumo em kWh carregados da parede / km percorridos, tudo o resto (testes de tomadas, consumo apresentado pelo carro, etc) são só estimativas!

O pack vai-se tornando mais pequeno e com isso tens menos aquecimentos nas cargas, pois estas são mais pequenas.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não podemos usar mais o DB do Nonnus para isto

Só mais 1, vá.
A energia que precisavas para ir de A para B, 70kWh por exemplo, continuas a precisar da mesma a entrar no motor (este não fica menos eficiente com o tempo).
Portanto vais ter de tirar da bateria esses mesmos 70kWh, só que depois de velha e "pequena" vais precisar carregar mais porque esta aquece mais tanto a carregar como a descarregar, portanto perdes por todos os lados.
É irrelevante se carregas 10+10kWh ou 20kWh juntos, o aquecimento provocado deve ser equivalente. Ou melhor, cargas pequenas devem "gastar" mais energia em aquecimento já que vai aumentar a temperatura 2 vezes, mais potencia de carga, etc.
Resumindo, infelizmente a lei ida conservação da energia mostra que talvez eu tenha razão

A energia não se cria, nem se destrói, apenas se transforma.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não podes ver isso apenas dessa forma, tens outras variaveis, por exemplo, sabes que o maior aquecimento se dá quando carregas mais energia, ora isso acontece mais se mais tempo estiveres a carregar nesse patamar, ora tens o exemplo dos diversos LEAFs, qual deles aquece mais o de 24, 30 ou 40?frankesousa Escreveu: ↑03 jun 2020, 21:02
Não podemos usar mais o DB do Nonnus para isto![]()
Só mais 1, vá.
A energia que precisavas para ir de A para B, 70kWh por exemplo, continuas a precisar da mesma a entrar no motor (este não fica menos eficiente com o tempo).
Portanto vais ter de tirar da bateria esses mesmos 70kWh, só que depois de velha e "pequena" vais precisar carregar mais porque esta aquece mais tanto a carregar como a descarregar, portanto perdes por todos os lados.
É irrelevante se carregas 10+10kWh ou 20kWh juntos, o aquecimento provocado deve ser equivalente. Ou melhor, cargas pequenas devem "gastar" mais energia em aquecimento já que vai aumentar a temperatura 2 vezes, mais potencia de carga, etc.
Resumindo, infelizmente a lei ida conservação da energia mostra que talvez eu tenha razão![]()
A energia não se cria, nem se destrói, apenas se transforma.

Até podes parar mais vezes para carregar, mas nem por isso vais ter mais aquecimento ou maior consumo declarado no carro. Com a degradação apenas perdes autonomia, não se passa nada em termos de consumo.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Podem sim, afinal estamos a falar da degradação que afecta o meu carro.
Ontem fui deixar o meu Leaf na Nissan para a substituição das placas de massa e fazer a revisão dos 90000km. Sim, só agora. Já tinha a revisão dos 90000km atrasada porque não conseguia arranjar marcação compatível com entrega de carro de cortesia e depois apareceu a pandemia. Desta vez o carro de cortesia é um Leaf de 40 de 2019/10 a versão não sei qual é.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Não fazia ideia que havia o recall das placas também para o de 30kW.Nonnus Escreveu: ↑04 jun 2020, 11:58
Podem sim, afinal estamos a falar da degradação que afecta o meu carro.
Ontem fui deixar o meu Leaf na Nissan para a substituição das placas de massa e fazer a revisão dos 90000km. Sim, só agora. Já tinha a revisão dos 90000km atrasada porque não conseguia arranjar marcação compatível com entrega de carro de cortesia e depois apareceu a pandemia. Desta vez o carro de cortesia é um Leaf de 40 de 2019/10 a versão não sei qual é.
E impressões do LEAF 40?
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