Mensagem
por mjr » 12 mar 2021, 17:12
A Ri tem o seu papel mas não explica esta situação. Na carga a 6,6kW é irrelevante, a 120km/h já terá algum efeito mas nada por aí além. Onde a Ri tem mais efeito é na entrega de potência e nas cargas rápidas.
120km/h são aproximadamente 20kW em plano. Ora 20kW com 350V são cerca de 57A na bateria. Considerando a Ri nominal do Leaf 30kW.h de 80mR dá uma queda de tensão de 4,56V (4,56/350 = 1,3% de perda na bateria). Duplicando a Ri para 160mR ainda só estamos a perder 2,6% na bateria, não é nada de especial. Claro que 2,6% de 20kW são 500W, e por isso a bateria aquece a essa velocidade. Mas o efeito na eficiência não é tão grande quanto isso.
Fazer um trajeto a 120km/h uma vez e outra a 80km/h tem grande diferença no consumo, mas por outra razão: atrito viscoso com o ar, que aumenta com o cubo da velocidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt