Afinal não se concretizou, para já, a ida a Beja. Ficará para uma próxima, pode ser que já com mais postos de carregamento viáveis pelo caminho (sonhar ainda não custa...)
Entretanto ficam as imagens da primeira mod que tinha falado há dias, trata-se da instalação de um botão, neste caso um segundo botão do ESP, ligado ao comando da garagem que assim fica dentro do tablier e não se perde mais.
Primeiro o aspecto do comando já com os fios passados
Como isto já vem do antigo carro onde já tinha o mesmo "esquema" montado não tenho imagens da soldadura dos fios no interior do comando, mas basicamente cada fio é soldado a um dos lados do microswitch, não tem muito que saber e até eu que sou um nabo a soldar o consegui fazer sem grande custo e, mais importante, sem estragar nada.
Depois, para começar a instalação disto no carro é preciso aceder à parte de trás dos botões, para isso temos de tirar a tampa da caixa de fusíveis (fica na lateral do tablier entre o mesmo e a porta)
Para tirar a tampa basta fazer um pouco de pressão com uma chave fininha na ranhura que a tampa tem (esqueci-me dessa foto)
Depois tira-se o parafuso junto à patilha de abertura do capot
Depois faz-se um pouco de pressão nas zonas indicadas na imagem e também do outro lado junto à coluna de direcção na parte de cima para soltar todo esse plastico
Não é preciso tirar o plastico todo, basta desvia-lo um pouco como na imagem.
Reparem nas "molas" que o prendiam ao resto da tablier (a vermelho) e no parafuso que vão ter de tirar para soltar o bloco de botões de baixo (onde havia um lugar vago)
Entretanto devo ter-me entusiasmado com a montagem e esqueci-me de tirar mais fotos, mas basicamente com o bloco de botões já fora vê-se facilmente como se tira a tampa que estava no local vago e o botão em si é só mesmo encaixar.
Voltar a colocar os parafusos do bloco de botões já com tudo no sitio e encaixar a ficha que vem do comando, eu usei uma destas
Os fios ficam nas duas das pontas e a central fica vaga, é mesmo à medida para os respectivos pins no botão
Por fim falta só posicionar e "fixar" o comando algures dentro do tablier, eu optei por lhe colar um bocado de velcro e fixa-lo na parte de baixo da caixa de fusíveis
Assim fica relativamente acessível em caso de ser preciso trocar a pilha.
O aspecto final é este
A única diferença para o botão original é que este não tem iluminação (porque não me quis dar ao trabalho de lhe fazer as ligações).
Para referencia, o botão foi comprado no Ebay por 6€ e indicava ser para um Quashqai, igual mas indicado para um Leaf custava 40€, não sei se serão mesmo diferentes (duvido) mas para o que eu queria era suficiente.