
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- frankesousa
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Não sei se o update fez algo ou não porque não testei ainda (aliás, o meu leaf 2017 fez o update com 0 cargas rápidas).
O leaf 2016 já tem o update desde logo os primeiros dias, ou seja, eu acho que o meu leaf 2016 "antigamente" carregava a fundo até aos 80% e agora já não, sem nenhum update pelo meio, logo, será comportamento devido ao estado da bateria.
Os 32ºC que comentei foi porque o meu com uma CR demorada e de muita % de SOC aquece logo acima disso na 1ª.
Sobre o SOC inicial, na tua viagem, qual foi o inicial de cada carga? alguma foi desde "lá de baixo"?
O leaf 2016 já tem o update desde logo os primeiros dias, ou seja, eu acho que o meu leaf 2016 "antigamente" carregava a fundo até aos 80% e agora já não, sem nenhum update pelo meio, logo, será comportamento devido ao estado da bateria.
Os 32ºC que comentei foi porque o meu com uma CR demorada e de muita % de SOC aquece logo acima disso na 1ª.
Sobre o SOC inicial, na tua viagem, qual foi o inicial de cada carga? alguma foi desde "lá de baixo"?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Fui ao baú e encontrei isto.
Em 2019 carregava assim:


Aos 58% a curva ainda era ascendente, hoje aos 48% a curva já é descendente.

Em 2019 carregava assim:


Aos 58% a curva ainda era ascendente, hoje aos 48% a curva já é descendente.

Talvez o mais baixo 35% / 40% de SOC.frankesousa Escreveu: ↑04 nov 2021, 17:10Sobre o SOC inicial, na tua viagem, qual foi o inicial de cada carga? alguma foi desde "lá de baixo"?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Hoje aproveitei e fiz dois teste de uma só vez. Fui experimentar o novo carregador na Repsol de Vendas Novas e fiz o teste de velocidade de carregamento do meu Leaf a começar no SOC baixo (9%).
Por muito que queira usar a Miio como CEME os preços estão muito altos em comparação com os outros CEMES que tenho.


O Começo:

No quadrante do carro 9% o LeafSpy 17%.








Conclusão: O carro começou a carregar no SOC baixo (9%) e com uma temperatura baixa no pack (19º) a medida que a temperatura e o SOC foram aumentado a velocidade de carregamento vinha descendo. Começou a carregar a 43kW com 19º e com 9% de SOC, quando terminei o carregamento estava a carregar a 33.8kW com uma temperatura de 32º e com um SOC de 68%.
Estes valores não tem nada a ver com o antigamente, onde a 70% de SOC continuava a carregar a 45kW. Agora fica a questão. Foi o update, ou é a resistência interna do pack?
Por muito que queira usar a Miio como CEME os preços estão muito altos em comparação com os outros CEMES que tenho.


O Começo:

No quadrante do carro 9% o LeafSpy 17%.








Conclusão: O carro começou a carregar no SOC baixo (9%) e com uma temperatura baixa no pack (19º) a medida que a temperatura e o SOC foram aumentado a velocidade de carregamento vinha descendo. Começou a carregar a 43kW com 19º e com 9% de SOC, quando terminei o carregamento estava a carregar a 33.8kW com uma temperatura de 32º e com um SOC de 68%.
Estes valores não tem nada a ver com o antigamente, onde a 70% de SOC continuava a carregar a 45kW. Agora fica a questão. Foi o update, ou é a resistência interna do pack?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Ainda penso que com uma temperatura do pack mais alta a velocidade seria diferente (arrancar com 30ºC por exemplo).
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Quando à questão colocada e mesmo que de forma arcaica, só não sabes porque fazes mesmo questão de não querer saber.
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Penso que te estejas a referir a tensão das células. Foi pena não ter tirado o print, mas durante o carregamento passei várias vezes por esse ecrã e a tensão das células era uniforme como é costume no meu carro. Foi mesmo mesmo falta de atenção não ter tirado prints

Terei que voltar a fazer o teste para esclarecer essa dúvida.
Edit:
Lembrei de abrir o leafspy para ver:

Achas que pode ser essa a razão?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Certo, é só o OPC o CEME quando se lembrar logo manda a factura.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Se lá vai o diretor da Turbo é mais uma carga de trabalhos...



Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Muito bom, só é pena não ser o valor todo. Alguns utilizadores vão sair enganados.

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