Página 36 de 38

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 13:44
por BrunoAlves
Ora aí está um excelente quadro para trazer no bolso e mostrar aos cépticos :clap:

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 13:57
por VETL
Os custos com a troca da bateria podem não ser esses.
Tenho a certeza que uma bateria usada cá fora, vale mais do que na Nissan...

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 13:58
por mafgod
Só um reparo nas contas.
Na pior dos cenários, a bateria terá de ser substiruida de 5 em 5 anos.... logo, o valor da substituição também terá de ser descontado nas contas da troca aos 10 e 15 anos... com a ressalva de que o valor da substituição poderá ser inferior.... e até poderá ser inferior se optarmos por vender a usada fora da Nissan....

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 15:27
por galt
mafgod Escreveu:Só um reparo nas contas.
Na pior dos cenários, a bateria terá de ser substiruida de 5 em 5 anos.... logo, o valor da substituição também terá de ser descontado nas contas da troca aos 10 e 15 anos... com a ressalva de que o valor da substituição poderá ser inferior.... e até poderá ser inferior se optarmos por vender a usada fora da Nissan....
Concordo.
Apenas ressalvo, a bateria nova terá uma química melhor logo a longevidade será bastante superior. :doh:

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 15:31
por galt
As contas são as reais e atuais.

Em Portugal para já a Nissan não está a permitir fiicar com a bateria, caso isso aconteça pode ainda obter-se mais uma vantagem.

Quando surgirem alterações em especial incorporação de impostos nos VEs e pagamento de eletricidade nos postos públicas estas contas teriam de ser alteradas apenas para o futuro.

Outras vantagens que se podem obter, comprar painéis solares para carregar o carro na empresa ou em casa. É um investimento alto mas que na minha opinião seria mais vantajoso em termos de poupança quando comparado com investimentos financeiros (sejam seguros ou arriscados).

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 15:32
por mafgod
galt Escreveu:Apenas ressalvo, a bateria nova terá uma química melhor logo a longevidade será bastante superior. :doh:
Yeap... isso também :)
Daí eu ter referido: "no pior dos cenários" ;)
Tudo o que for para além daí é "mais lucro".... :D

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 16:06
por mjr
O custo do Golf 2.0 TDI novo deve ser muito semelhante ao do Leaf...

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 16:25
por mafgod
Mais off-topic :-)

As contas, cada um faz as suas :D e puxa a brasa à sua sardinha... é como as eleições.... :D
Há n pontos de partida e muitas variáveis.

No meu caso em concreto, e há 2 anos, tinha a considerar,fazendo ~24.000Km/ano:
manter FIAT BRAVO 1.9JTD com ~400.000Kms e 15anos, 5,5L/100Km... valor de venda 900€ real, valor ao fim de 5 anos previsto se o mantivesse de 500€ (teria então 20 anos de vida)
vs
comprar LEAF 19.000€ com 2 anos, 130W/Km em bi-horário em casa .... valor previsto ao fim de 5 anos de 11.500€ com a bateria a precisar de substituição

Se trocar a bateria a preços de hoje daqui a cinco anos (3 na realidade de hoje), o ganho é praticamente nulo.
Quando mais tarde trocar a bateria => mais ganho => ~140€/mês só em combustível

Contudo, escolhendo o VE, ao fim de 5 anos:
- deixarei de ir às bombas de combustível apanhar secas no abastecimento/pagamento, chuva/frio/calor....
- terei um carro com 7 anos e ~150.000Km em vez de um diesel com 20 anos e ~550.000Km (será que não teria de compar um CI entretanto ? :D )
- ao mudar a bateria nessa altura, ficará "quase" novo
- terei em principio menos problemas mecânicos imprevistas e previstas (o Fiat tinha problemas com os airbags/bancos e afins....)
- bem com a consciência em ter contribuído para evitar umas toneladas de gases tóxicos para a atmosfera
- outros ganhos: estacionamento EMEL 12€/ano, tarifário eMove, ....

Também nas minhas contas, só em poupança face ao CI, terei o VE pago em 11,1 anos. :D

Claro que também há desvantagem/ns.... mais que conhecida/s... e já discutida/s.
Para essa/s tenho um CI da era pré-VE com 3 anos para as voltas grandes :-)

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 07 jul 2016, 16:26
por VETL
galt Escreveu:...Em Portugal para já a Nissan não está a permitir fiicar com a bateria, caso isso aconteça pode ainda obter-se mais uma vantagem...
Já foi aqui publicado um documento da Nissan, preto no branco com instruções para os concessionários, onde está assumido sem qualquer margem para dúvidas que o cliente pode optar.
Se não estão a permitir, não sabem o que estão a fazer e/ou estão a inventar... A bateria é nossa!

Re: Leaf - Odivelas

Enviado: 10 jul 2016, 12:09
por galt
O VW golf fez mais de 70 000km em 2 anos após a compra do Nissan Leaf passou 90% do tempo na garagem.
Como existe outro VE mas de 2 rodas em casa o VW está dispensado.

Eu não teria comprado um golf se soubesse o que sei hoje.