Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Essiemme » 24 mar 2014, 12:20

Eu julgo que seja o óleo do amortecedor que faz o ruído.
Este, quando mais frio e ao passar pelos estranguladores, fará esse ruído por estar mais espesso.

É só um palpite, não será fricção mecância, será hidraulica.
Claro que o ruído é desagradável perante tamanho silêncio na condução.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 24 mar 2014, 12:28

Essiemme Escreveu:Eu julgo que seja o óleo do amortecedor que faz o ruído.
Este, quando mais frio e ao passar pelos estranguladores, fará esse ruído por estar mais espesso.

É só um palpite, não será fricção mecância, será hidraulica.
Claro que o ruído é desagradável perante tamanho silêncio na condução.

sm
:geek:
No início cheguei a estar convencido que era o óleo do amortecedor por causa da questão de isto aparecer quando está mais frio.
No entanto, essa teoria deixei-a um pouco de lado após terem esguichado óleo em spray e o ruído se ter intensificado muitíssimo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

hsanchez
Proprietário Leaf
Registado: 31 jan 2012, 14:39

Mensagem por hsanchez » 24 mar 2014, 14:10

Também já tive esse ruído na roda dianteira direita, o ruído intensificou-se e levei o carro à Caetano Power em Rio de Mouro/Sintra para ser inspecionado, fizemos um percurso com o mecânico da Caetano e curiosamente também não conseguimos identificar o ruído.

Na altura fui informado que o ruído poderia ter que ver com os travões, aconselharam-me a quando fizesse o ruído "travar bruscamente que o ruído iria desaparecer".

Não desapareceu e até foi-se intensificando com o tempo. em Janeiro recebi um toque na traseira do Leaf que partiu o para-choques (nada de importante), como a Caetano Power não tem assistência aos elétricos em Lisboa, marquei no Entreposto/Lisboa o respectivo arranjo do para-choques, sem sequer ter mencionado o ruído da roda dianteira.

O que é certo é que desde que veio do arranjo no Entreposto, nunca mais fez qualquer tipo de ruído, o carro está perfeito sem ruídos e já posso fazer a assistência em Lisboa. :D
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 24 mar 2014, 16:27

hsanchez Escreveu:Também já tive esse ruído na roda dianteira direita, o ruído intensificou-se e levei o carro à Caetano Power em Rio de Mouro/Sintra para ser inspecionado, fizemos um percurso com o mecânico da Caetano e curiosamente também não conseguimos identificar o ruído.

Na altura fui informado que o ruído poderia ter que ver com os travões, aconselharam-me a quando fizesse o ruído "travar bruscamente que o ruído iria desaparecer".

Não desapareceu e até foi-se intensificando com o tempo. em Janeiro recebi um toque na traseira do Leaf que partiu o para-choques (nada de importante), como a Caetano Power não tem assistência aos elétricos em Lisboa, marquei no Entreposto/Lisboa o respectivo arranjo do para-choques, sem sequer ter mencionado o ruído da roda dianteira.

O que é certo é que desde que veio do arranjo no Entreposto, nunca mais fez qualquer tipo de ruído, o carro está perfeito sem ruídos e já posso fazer a assistência em Lisboa. :D
Como o comprei no entreposto acho que agora em abril, nas férias, vou até Lisboa para ver se eles aí me resolvem o problema...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 27 mar 2014, 01:38

Ora bem, por aqui têm-se feito menos Km ultimamente.
As deslocações da minha profissão têm-me levado agora para bastante longe num fumarento da empresa.
Desde o dia em que foi à revisão e fez a sua última CR, fez uma média de apenas 40Km/dia, bem abaixo do que ele estava habituado.
Teve diversos dias que nem carregamento levou.
O pack é que parece que não está a gostar deste tratamento:
Ah_.JPG
E assim se começa a aproximar o dia...
Malm, a BC já lhe diz por aí quando vai ser?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:29, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 28 mar 2014, 00:26

Um comportamento semelhante ao do vitormcpinto, depois de um dia para o outro compensa com mais 7 ou 8 Ah de uma vez.

Vejo um pouco nublado, parece-me que os próximos dias vão ser de descida, as temperaturas estão baixas (e assim vão permanecer durante uns dias), e se vai continuar a andar pouco, vai aproximar-se rapidamente dos 55,7. Parece-me Junho. Vai carregar uma barra extra em junho (o mês de junho é aquele onde mais Leaf perdem uma barra, penso eu).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 28 mar 2014, 13:09

Eu cada vez precebo menos disso. Então sobe e desce! Isto é a bolsa?
Mas será que não acertam num algoritmo de jeito?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

galt
Proprietário Leaf
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)

Mensagem por galt » 28 mar 2014, 14:54

Orlando Escreveu:Eu cada vez precebo menos disso. Então sobe e desce! Isto é a bolsa?
Mas será que não acertam num algoritmo de jeito?
A química das baterias tem destas coisas....
Mas nao te preocupes, porque a química dos humanos é bem mais instável.... :lol: e quando passa um ra.. de saia... :P :P :P
OH oH...
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 29 mar 2014, 21:40

Já tinha prometido nem sei quando que vos mostraria a tensão da rede na minha casa, especialmente quando coloco o Leaf à carga.
No entanto as ocupações e o facto de quase nunca carregar em casa tem levado a que tenha protelado a promessa.
Ainda assim, olhando para o gráfico dos parâmetros do inversor que está na minha microprodução tive hoje um acontecimento que dá para terem uma ideia do fenómeno.
Vejam o gráfico:
Tensão da rede.png
Coloquei o Leaf um pouco à carga na mesma fase da microprodução às 08h50m com o EVSE de 16A e às 09h02m desliguei e fui embora.
Vejam que o raio do inversor até desligou pelo facto da tensão ter descido abaixo dos 196v (está assim parametrizado).
Saliento apenas que as tensões AC do gráfico são as do inversor e portanto não se esqueçam que essas são mais altas do que as da rede (ele eleva a tensão para que a energia flua para fora - penso que é assim).
Gostaria de aproveitar para questionar os entendidos se sabem quanto é que o inversor aumenta à tensão (para apurar o valor da tensão da rede).
Para verem mais em detalhe podem consultar o site da minha micro para o dia de hoje (link em baixo na assinatura).
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 23:30, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 29 mar 2014, 23:29

Muito interessante. A rede aí parece ser muito má. Durante a noite em repouso está praticamente nos 240V e ligando o carro de manhã desce para os 196V?? Acho completamente inaceitável e se tivéssemos um regulador decente estas coisas não podiam acontecer.

O inversor sobe a tensão na medida do que for necessário para que saia a corrente que ele quer impor à rede e desde que esse valor de tensão não ultrapasse o valor máximo. No teu caso deve ter de subir muito a tensão pois durante a tarde e sem o carro a carregar chegou a mais de 250VAC. Infelizmente é uma coisa dinâmica e não dá para saber exatamente o quanto ele tem de subir por Ampere de corrente. Uma maneira de tentar descobrir isso é medir a corrente injetada na rede e a tensão. Depois desligar o inversor e medir a tensão imediatamente a seguir. Dividir a diferença de tensão antes e depois pela corrente injetada na rede. Isso vai dar os Volts por Ampere (Ohms) de carga necessários.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”