3 anos depois – Porto/Ponte de Lima/Porto – 175,5kms
Para testar a capacidade do meu Leaf (matricula de Maio de 2014) de refazer a ligação entre Porto e Ponte de Lima (e volta) com uma só carga, meti-me à estrada no passado Sábado, 17 de Junho.
Saída da área de carregamento do Ikea Matosinhos por volta das 12h10, com carga a 100%, e com o estado da arte a reportar o seguinte:
O percurso foi o mesmo de 2014, pela EN14 e EN 201. Passagem pela Trofa às 12h43, com o Leaf a indicar carga da bateria a 87% e uma autonomia de 141 kms.
Chegada a Famalicão às 12h57, com 80% de bateria e 126 kms de autonomia. Como sabem os habitués do Leaf, a autonomia reportada pelo carro interessa muito pouco, porque varia muito conforme o perfil da estrada e o modo de condução, sendo pouco mais do que inútil.
Chegada a Braga às 13h18, com a bateria a 67% e autonomia de 100kms, segundo as contas do carro.
Às 13h57, uma hora e 47 minutos depois da partida, chegada a Ponte de Lima, com um calor de rachar. Estacionado à sombra de uma arvore, o Leaf estava neste estado:
Depois de um canónico cabrito regado a verde tinto no Encanada, saída em direcção ao Porto pelas 15h18...
Chegada ao Porto às 17h00 em ponto, 175,5 kms depois, ainda com uma barra de capacidade e 1 kwh disponível, o que, pelas minhas contas, daria para mais uns 10 ou 15 kms até à tartaruga...
Nada mal para um carro com três anos e 64.000 kms percorridos. Grande Leaf!