Diário de bordo, Vgomes

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ruimegas
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por ruimegas » 17 dez 2012, 23:35

vgomes Escreveu:Já temos o Leaf de novo, e sem riscos.
Entretanto passámos os 42K.
É melhor começarmo-nos a mentalizar para a perda de barrinha de autonomia, deve acontecer lá para o verão...
Parabéns.

Já me passaste em quilometragem...quanto à barra o que te faz dizer que a vais perder no verão?
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por vgomes » 17 dez 2012, 23:39

ruimegas Escreveu:
vgomes Escreveu:Já temos o Leaf de novo, e sem riscos.
Entretanto passámos os 42K.
É melhor começarmo-nos a mentalizar para a perda de barrinha de autonomia, deve acontecer lá para o verão...
Parabéns.

Já me passaste em quilometragem...quanto à barra o que te faz dizer que a vais perder no verão?

Os Kms totais, a degradação devido ao aumento de temperatura ambiente (ele fica na rua durante o dia) e o facto de nunca mais ter visto autonomias estimadas de mais de 115kms para os normais 80%

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mjr
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por mjr » 18 dez 2012, 00:12

É possível que os Leafs com mais km possam perder a primeira barra de capacidade este Verão. No entanto penso que o com o meu carro não acontecerá. Só por volta dos 190gids@80% é que a primeira barra de capacidade desaparece (231 ora um Leaf novo). O meu carro teve um mínimo de 210 em Setembro, mas já recuperou para os 221-222 com as temperaturas baixas do Outono. Penso que no fim do Verão poderá chegar aos 195-200gids, e nesse caso só no Verão seguinte, e com quase 100000km é que perderá a primeira barra. É preciso não esquecer que a velocidade de degradação diminui com o tempo.

Os 115km para uma carga de 80% são um valor relativamente baixo, pois normalmente vejo 130-140km. No entanto estão muito dependentes do final do trajeto até casa (ser a subir ou descer, por exemplo). Há um ano tem ideia do valor de autonomias estimadas que tinha para cargas a 80%? O facto de ficar ao Sol durante o dia no Verão é um factor importante para a degradação da bateria, especialmente se ao chegar ao carro este tiver atingido as 7 barras de temperatura. No caso de não ficar ao Sol, mas apenas exposto à temperatura ambiente então não será tão mau para a bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por Orlando » 18 dez 2012, 18:13

O que é isso de 190gids@80%???
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por mjr » 18 dez 2012, 18:49

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=12&t=2032

Um gid é uma unidade representativa da capacidade de energia armazenada na bateria. 1 gid = 0,080kW.h. Nesse caso 190gids@80% são 190x0,08kW.h = 15.2kW.h de energia armazenada para uma carga a 80%. Quando novo, o Leaf carrega 231 gids para uma carga de 80%, ou seja 18,48 kW.h. A razão pela qual as cargas a 80% são melhores para estimar a capacidade da bateria é porque estas terminam nos 80% de SOC, enquanto as cargas a 100% terminam entre 92% e 95%, dependendo de uma série de fatores, incluindo o balanceamento entre células.
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por vgomes » 24 dez 2012, 10:47

mjr Escreveu:
Os 115km para uma carga de 80% são um valor relativamente baixo, pois normalmente vejo 130-140km. No entanto estão muito dependentes do final do trajeto até casa (ser a subir ou descer, por exemplo). Há um ano tem ideia do valor de autonomias estimadas que tinha para cargas a 80%? O facto de ficar ao Sol durante o dia no Verão é um factor importante para a degradação da bateria, especialmente se ao chegar ao carro este tiver atingido as 7 barras de temperatura. No caso de não ficar ao Sol, mas apenas exposto à temperatura ambiente então não será tão mau para a bateria.

O carro fica mesmo ao sol parado na rua durante o dia.
Eu não sou o condutor habitual, pelo que não me recordo bem dos valores, mas acho que era a volta de 140.
Qd carregava a 100% via muitas vezes mais de 160Kms. Só que agora com o desaparecimento total do "range anxiety " (que desaparece passados 3 meses), já não contemos tanto a velocidade e isso reflete-se. acho que agora para 100% as vezes nem chega a 140. Mas claro, tudo depende do andamento anterior.
Moramos num local que se chama "Alto das.." e nao num chamado "Baixo das..." nem "Vale do ..." :) :)
Claro que o ano passado moravamos no mesmo local, mas acho que a ultima subida associada a velocidade explica alguma parte dos valores actuais.
O resto penso ser mesmo dos Kms.

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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por mjr » 24 dez 2012, 13:26

Tem de ter atenção se estes valores de autonomia são obtidos com a climatização ligada. É que no Inverno facilmente podemos ter estimativas 20-30km abaixo do valor sem a climatização ligada.

Tenho notado uma perda de cerca de 20-30km de autonomia real com a climatização ligada. Faz falta uma bomba de calor para o aquecimento do habitáculo...
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por vgomes » 22 abr 2013, 11:24

Uma actualização ao nosso diário, em tempos de Primavera.

Voltou o calor e voltou um pouco da autonomia.
No entanto esta semana por 2x que o carro andou com a barras da temperatura na posição 6. Estou a espera que ele chegue hoje para verificar a quantas anda.

Este fds fomos à expo e para grande admiração nossa constatámos que todos os lugares de carregamento estão com os sinais de transito em conformidade!
Foi uma boa surpresa. Claro está que fui logo ao posto que fica entre a FIL e o Pav Atlantico, pois é o mais central. A rua estava toda preenchida mas nós tínhamos 2 lugares a disposição.. até demorei a escolher qual o que iria ocupar. Cabos fora, cartao mobi.e, cadedo etc e tal. Porta do posto 1 não fecha, logo não carrega. Não faz ma,l temos o menekes. Tentei 3x mas parava logo após iniciar o carregamento. Desisti. Tinha mesmo que carregar portanto fui para outro posto.
Ao entrar no carro uma luz amarela! Fui ao manual: problemas no carregador ou no sistema de baterias :o :o :o

E agora? O posto tinha avariado o carro? Ou o carro tinha um problema e por isso não carregava?
Lá fomos a passo de caracol até ao posto mais próximo, também com sinalização, o que nos permitiu estacionar.
Escolhi o posto da ficha azul pois estava desconfiado do menekes. Carregou sem problema e a luz não voltou a aparecer.
Passado mais um susto, pois não tinha carga nem para meio caminho de volta a casa, lá fomos comer um gelado para tentar não preocupar muito.
Conclusão, para mim o posto do Pav Atlantico está avariado!

Cumps e bons carregamentos
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por mjr » 22 abr 2013, 12:06

Essa acende sempre que o carro deteta um problema com o carregamento. Como o problema foi causado pelo posto, a luz apaga-se na próxima tentativa bem sucedida ou após 3 ciclos on/off do carro.
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Re: Diário de bordo, Vgomes

Mensagem por ruimegas » 22 abr 2013, 17:11

mjr Escreveu:Essa acende sempre que o carro deteta um problema com o carregamento. Como o problema foi causado pelo posto, a luz apaga-se na próxima tentativa bem sucedida ou após 3 ciclos on/off do carro.
Boa dica :D
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