Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 15 abr 2016, 14:55

Essiemme Escreveu:
pemifer Escreveu:
Essiemme Escreveu:A chegar aos 138.000 KMs...

Hoje, a caminho de Sintra e pela primeira vez, comecei a fazer contas à energia que tinha quanto entrei na CREL em S. João do Tojal.
Sei que preciso de ter, no mínimo, 5KWh no topo da subida de Montemor para chegar ao Forum Sintra já à "rasquinha".

Quando entrei na CREL, hoje, tinha 6.3KWh... sabia que tinha de subir aquilo tudo. Náaa... vou ao carregador lento do IKEA.
Assim fiz. Tomei lá o pequeno almoço e bastou esse tempo para chegar aquí, onde estou a escrever isto agora.

O que se passou hoje foi termos saído de casa um pouco atrasados para os miúdos entrarem para a escola, na Póvoa de Santa Iria.
Tivemos de ir a "abrir" pela A1, ainda por cima contra a ventania que estava.

Cá para mim, temos de comprar uma bateria de 24KWh nova lá para o fim do ano... que me dera que pudesse ser a de 30KWh... :|

sm
:geek:
Estou a ter essa discussão noutro lado.
A Nissan não vende a de 30kWh? Se sim, só tens de a montar por tua conta e risco. ;)
Eu não quero a bateria actual para nada... acham que a Nissan me fornecia o software e os Tools para actualizar o carro ?
Penso que não!

Além disso, se isso tivesse sido fácil de fazer, já alguem o tinha feito.

sm
:geek:
Ainda não vi em lado nenhum alguém que tenha tentado aplicar uma bateria de 30kWh num mk1.
Mas como começam a surgir estas necessidades de troca qq dia aparece algum DiY a aventurar-se. Daria um excelente tópico

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 15 abr 2016, 15:13

8-)

Era mesmo fixe!

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por pemifer » 15 abr 2016, 15:53

Tal como referi noutro tópico.
É como trocar de motor num CI, muita gente o faz...
Assim que houver mais conhecimento espalhado sobre o assunto não faltarão pessoas a fazer esse tipo de trocas...
Já li em qualquer lado que há uma empresa em Inglaterra que vende baterias Nissan recondicionadas, já procurei mas nunca consegui encontrar.
Na Europa não me parece fácil mas no EUA há montes de Leafs batidos.
Substituir uma bateria gasta por uma em melhor estado não será muito caro nos EUA.
Posso tentar fazer as contas, não sei se compensará comprar batido nos EUA para depois usar a bateria e restantes peças...

É coisa para custar à volta de 5800€ à chegada ao Porto já com imposto de importação e IVA incluído.
(Vi um com colisão frontal vendido por 2800USD.)

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 16 abr 2016, 02:01

Se calhar também entro nesse "leilão" da tua bateria velha sm!

Tão cedo não vou trocar a minha, agora o Patrol vai mais vezes à rua.

Na minha casa nova quero montar um sistema foto-voltaico para auto-consumo e nessa altura só o meu pack, recondicionado é pouco...

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 16 abr 2016, 02:09

OCasal Escreveu:Se calhar também entro nesse "leilão" da tua bateria velha sm!

Tão cedo não vou trocar a minha, agora o Patrol vai mais vezes à rua.

Na minha casa nova quero montar um sistema foto-voltaico para auto-consumo e nessa altura só o meu pack, recondicionado é pouco...
14 ou 15 kWh é pouco????
que potência foto voltaica pretendes instalar?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 16 abr 2016, 02:24

E conhecem alguém que saiba montar o sistema em casa?

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2674
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por alexmol » 16 abr 2016, 10:14

OCasal Escreveu:Se calhar também entro nesse "leilão" da tua bateria velha sm!
Também quero :!:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Fil » 16 abr 2016, 16:10

MRider Escreveu:Qualquer pessoa que já tenha instalado o seu próprio sistema fotovoltaico saberá o fazer.

E 14 ou 15 kw não são assim tantos principalmente no inverno. A capacidade de kw em baterias nunca é de mais. E é também preciso pensar no preço a pagar por os tais 14 ou 15 kw. Podem existir soluções mais em conta.
Mais em conta? 14kWh por 2 mil € ? Colocar a bateria numa armário e usá-la a 100% é assim tão fácil? As voltagens não dificultam?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 16 abr 2016, 16:58

O pack teria de ser aberto e reconfigurado para tensões mais baixas. No meu entender 14S, daria uma tensão máxima de 57,4V (4,1V por célula) e mínima de 49V (3,5V por célula).

Por 2k€ eu estava comprador, mais teria de pensar... No hobbyking já se consegue lipo por 200€ o kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 17 abr 2016, 02:12

Gasto por dia cerca de 30kw... Porque cerca de 20 kW são para gastar no Leaf!

Mesmo que numa fase inicial não instale painéis suficientes para tanta produção, já ficava com essa capacidade de armazenamento!

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”