
DIÁRIO DE BORDO - mjr
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Como consegues equilibrar o pack?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Esse update já é bem jeitosinhomjr Escreveu:Um pequeno update...

Suspeito que o pack do meu anda a ficar mais desequilibrado agora.
Depois tem que nos contar a estratégia com mais detalhe (é que eu não assimilei bem a coisa)...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Como se força a segunda carga? Depois de uma carga a 100% volta a pôr-se à carga, é isso?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
É a segunda carga que te permite equilibrar melhor o pack!?
Não percebo!
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Sim, é isso.cromero Escreveu:Como se força a segunda carga? Depois de uma carga a 100% volta a pôr-se à carga, é isso?
Deixa-se decorrer algum tempo e depois volta-se a dar-lhe "palha" - e ele aceita...
Não é isso Orlando.Orlando Escreveu:É a segunda carga que te permite equilibrar melhor o pack!?
Não percebo!
O mjr já deu umas luzes aqui no fórum (não sei até se não terá sido neste DB).
Mas espero que ele um dia possa explicar com mais detalhe...
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Entendido. Obrigado, VETL
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Para o LBC recalcular quais células descarregar têm de ser satisfeitas duas condições:
- Vmáx de alguma célula acima de 4.000V.
- Contactor do pack aberto pelo menos 15 minutos.
Se nenhuma destas condições acontecer ele mantém o padrão anterior de descarga de células. A corrente de descarga é extremamente baixa, na ordem dos poucos mA, o que faz com que demore centenas de horas do pack ligado a equilibrar 1 Ah de desequilíbrio.
O problema do algoritmo usado pela Nissan é que o comportamento das células não é igual entre todas. No meu caso reparei que para o mesmo SOC da célula a tensão é diferente. Este comportamento é exacerbado entre os 70% e os 90% de SOC, com duas células (2 e 4) a apresentarem uma tensão de repouso muito superior às restante, para o mesmo SOC. Aos 95% de SOC o comportamento volta a ser normal. Assim, quando nos primeiros 2 anos de vida do pack eu carregava quase sempre até aos 80%, as células 2 e 4 apresentavam mais tensão que as outras e por isso o LBC iniciava o processo de descarga, para as "equilibrar" com as restantes. Deste modo, foi o próprio LBC que desequilibrou o pack.
Quando apareceu o Leaf Spy, a primeira coisa que reparei foi que mesmo quando as células 2 e 4 estavam 500mV abaixo das restantes (bem depois do aviso de bateria fraca), os shunts continuavam ativos, descarregando ainda mais. Isto não faz obviamente sentido!
Depois de perceber este mecanismo, a solução foi relativamente simples. Cargas entre os 70% e os 90% de SOC só se andar com o carro até 10 minutos (alguma margem de segurança) após o término da carga. E após cargas a 100% garantir que quando o carro ficar desligado, a células mais alta estará abaixo dos 4.000V. Mantendo este comportamento sistematicamente, tenho conseguido recuperar parte da capacidade perdida. Na eventualidade de por alguma razão não conseguir garantir estas condições, faço uma carga a 100% logo que possa. A vantagem de os shunts serem tão fracos é que apesar de demorar muito tempo a equilibrar, também demora muito tempo a desequilibrar...
Esta situação pode não se aplicar a todos. Só se quando a 100% de carga útil (95% de SOC) houver células manifestamente abaixo das restantes e perto dos 0% de SOC serem as MESMAS células as mais fracas é que se trata de um problema de desiquilíbrio.
- Vmáx de alguma célula acima de 4.000V.
- Contactor do pack aberto pelo menos 15 minutos.
Se nenhuma destas condições acontecer ele mantém o padrão anterior de descarga de células. A corrente de descarga é extremamente baixa, na ordem dos poucos mA, o que faz com que demore centenas de horas do pack ligado a equilibrar 1 Ah de desequilíbrio.
O problema do algoritmo usado pela Nissan é que o comportamento das células não é igual entre todas. No meu caso reparei que para o mesmo SOC da célula a tensão é diferente. Este comportamento é exacerbado entre os 70% e os 90% de SOC, com duas células (2 e 4) a apresentarem uma tensão de repouso muito superior às restante, para o mesmo SOC. Aos 95% de SOC o comportamento volta a ser normal. Assim, quando nos primeiros 2 anos de vida do pack eu carregava quase sempre até aos 80%, as células 2 e 4 apresentavam mais tensão que as outras e por isso o LBC iniciava o processo de descarga, para as "equilibrar" com as restantes. Deste modo, foi o próprio LBC que desequilibrou o pack.
Quando apareceu o Leaf Spy, a primeira coisa que reparei foi que mesmo quando as células 2 e 4 estavam 500mV abaixo das restantes (bem depois do aviso de bateria fraca), os shunts continuavam ativos, descarregando ainda mais. Isto não faz obviamente sentido!
Depois de perceber este mecanismo, a solução foi relativamente simples. Cargas entre os 70% e os 90% de SOC só se andar com o carro até 10 minutos (alguma margem de segurança) após o término da carga. E após cargas a 100% garantir que quando o carro ficar desligado, a células mais alta estará abaixo dos 4.000V. Mantendo este comportamento sistematicamente, tenho conseguido recuperar parte da capacidade perdida. Na eventualidade de por alguma razão não conseguir garantir estas condições, faço uma carga a 100% logo que possa. A vantagem de os shunts serem tão fracos é que apesar de demorar muito tempo a equilibrar, também demora muito tempo a desequilibrar...
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Como se coloca o contactor aberto?
E o que é shunt?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Estou a ver que é preciso um glossário de termos
Para o contactor estar aberto basta que o carro não esteja a carregar nem em Ready to Drive ("Ligado").
Um shunt é algo que liga dois pontos, neste caso é uma resistência que liga o pólo positivo e o negativo das células. É um termo muito usado no meio eletrotécnico para representar uma ligação alternativa entre dois pontos de um circuito. Em alguns casos é usado para designar um curto-circuito entre dois pontos. http://en.wikipedia.org/wiki/Shunt_%28electrical%29

Para o contactor estar aberto basta que o carro não esteja a carregar nem em Ready to Drive ("Ligado").
Um shunt é algo que liga dois pontos, neste caso é uma resistência que liga o pólo positivo e o negativo das células. É um termo muito usado no meio eletrotécnico para representar uma ligação alternativa entre dois pontos de um circuito. Em alguns casos é usado para designar um curto-circuito entre dois pontos. http://en.wikipedia.org/wiki/Shunt_%28electrical%29
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Então basta estar desligado é isso?
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