Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Orlando » 18 jul 2016, 09:52

Dizes que a temperatura não diz nada?
Mas repara que se a média das temps sobe, a capacidade baixa.
E quando fazes uma viagem grande, estás a exercitar a bateria, e os ah sobem.
Agora experimenta puxar pelo carro em vez de andar feito caracol...verás outras coisas....
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 18 jul 2016, 10:44

Orlando Escreveu:Dizes que a temperatura não diz nada?
Não foi isso que eu disse ;) Eu disse é que o registo que eu fiz não dará para grandes conclusões porque a temperatura que eu lá tenho é aquela que está quando lá vou com o LS (normalmente quando vou ligar o carregador à noite). Durante o dia (quando a esponja anda com ele), as temperaturas podem ter sido outras (normalmente mais altas)

Lá o andar tipo caracol, mais ou menos :) A média deste fim de semana, contas feitas pelos registos do Carwings (não sei porquê mas o LS não registou metade dos kms que fiz) foi de 11,2kWh/100kms, o meu melhor registo de sempre :) Mas o percurso também é favorável, não tem muitos desníveis.
À parte dos ultimos 20kms (esses sim, muito poupados) o resto do fim de semana foi de condução muito normal: nacionais nos limites e bocadinhos de AE à volta do Porto com CC a 80km/h.

Falando nisso, alguém sabe como é que se cala aquela coisa irritante que me diz a minha classificação energética? Fartei-me de a cancelar este fim de semana :evil:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por beme83 » 18 jul 2016, 11:05

margarett Escreveu:
Orlando Escreveu:Dizes que a temperatura não diz nada?
Não foi isso que eu disse ;) Eu disse é que o registo que eu fiz não dará para grandes conclusões porque a temperatura que eu lá tenho é aquela que está quando lá vou com o LS (normalmente quando vou ligar o carregador à noite). Durante o dia (quando a esponja anda com ele), as temperaturas podem ter sido outras (normalmente mais altas)

Lá o andar tipo caracol, mais ou menos :) A média deste fim de semana, contas feitas pelos registos do Carwings (não sei porquê mas o LS não registou metade dos kms que fiz) foi de 11,2kWh/100kms, o meu melhor registo de sempre :) Mas o percurso também é favorável, não tem muitos desníveis.
À parte dos ultimos 20kms (esses sim, muito poupados) o resto do fim de semana foi de condução muito normal: nacionais nos limites e bocadinhos de AE à volta do Porto com CC a 80km/h.

Falando nisso, alguém sabe como é que se cala aquela coisa irritante que me diz a minha classificação energética? Fartei-me de a cancelar este fim de semana :evil:
Uma boa média sim sim. Aquela coisa irritante não dá para tirar...eu uso sempre as médias do carro e não do LS ou Carwings. Para mim a média do Carwings nunca dá certo pois nem sempre regista as viagens....

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Orlando » 18 jul 2016, 13:52

Essa média é de caracol...fazmédias de 14kw, verás logo isso subir.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Fil » 18 jul 2016, 15:41

Muito boas médias, e mais um leaf em bom estado!

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por beme83 » 18 jul 2016, 15:48

Orlando Escreveu:Essa média é de caracol...fazmédias de 14kw, verás logo isso subir.
Mas não terá o efeito oposto a longo prazo? ou seja maior degradação?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 19 jul 2016, 00:46

beme83 Escreveu:Mas não terá o efeito oposto a longo prazo? ou seja maior degradação?
Olha, eu quanto mais leio menos percebo :lol:

Contra tudo aquilo que parece estabelecido, o jpgoncalves2 afirma que a temperatura afinal parece não derreter baterias
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 260#p75114

O comportamento que tenho visto na minha bateria parece reproduzir-se quase fielmente em carros com +- a idade do meu (mesma capacidade estimada, até o mesmo ritmo acelerado de perda de uns Ah) e sem grande efeito dos kms de cada um.

Nesta altura estou como o ogadiv:
ogadiv Escreveu:Tenho os cuidados máximos que consigo, mas não deixo de andar qualquer que seja o motivo.
A degradação há-de surgir quando e como lhe aprouver, estou a tentar não sofrer por antecipação. Claro que mantenho os registos mas já andava a ficar demasiado stressado com o números.
Andando e vendo :ugeek:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por Orlando » 19 jul 2016, 09:08

beme83 Escreveu:
Orlando Escreveu:Essa média é de caracol...fazmédias de 14kw, verás logo isso subir.
Mas não terá o efeito oposto a longo prazo? ou seja maior degradação?
Depende.
Tudo deve ser feito com bom senso. Algumas placas de colesterol libertam-se com a descarga, mas com condições específicas. Vai ao DB do João, ele lá explica tudinho.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 21 jul 2016, 00:36

E após 1 semana, despedimo-nos finalmente (!) da sexta barra de temperatura que por cá andou ininterruptamente (tanto quanto nos apercebemos).
Continuam 24º na garagem, mesmo com o fresquinho da noite hoje, e por isso continua a dormir na rua :)

A capacidade estimada da bateria continua também a subir. Ainda volto aos 100% SOH :lol: :lol: :lol:
imagem.png
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês

Mensagem por BrunoAlves » 04 ago 2016, 00:28

Já há 2 semanas que não vinha aqui spammar :mrgreen: e por isso cá fica mais uma actualização de estado.

Também já há quase 2 semanas que não ligava o LS e aproveitei para actualizar os meus registos. O aumento da capacidade recente já foi perdido e atingiu-se um novo mínimo :(
Screenshot_2016-08-03-23-47-27.png
Contas, contas, o carro fez 4100kms desde que veio (média de 1700kms/mês, um bocadinho abaixo do que tinha previsto inicialmente, mas estes meses têm "desculpa") e gastei em casa ~~450kWh exclusivamente no período económico do bi-horário --> ~55€. A gasóleo teria gasto ~240€.
Dessess 4100kms, não fiz 1000 :( Carro da patroa, é assim :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”