DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 09 jul 2011, 18:16

Eu tinha ideia que esse número de manobras seja por causa do desgaste dos pinos, quando ligados e desligados em carga, Senão não faz limite um número de manobras.
Já vi muita ficha shucko com os pinos todos roídos por causa de manobrar a ficha sem desligar o aparelho no interruptor.

Por exemplo no Leaf, se terminarem a carga antes de desligar a ficha ela durará muito mais.

Penso que não tenha contra indicação desligar primeiro a ficha J1772 porque ao que parece o pino de comunicação do EVSE é mais curto que os outros e desliga-se primeiro, permitindo assim que a corrente seja cortada antes de os pinos de corrente se deixarem de tocar.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 09 jul 2011, 19:13

Exactamente, o recomendado é sempre desligar a ficha do carro primeiro e só depois a CEE.

O desgaste dos pinos sem carga é residual e não altera a capacidade de condução de electricidade. O problema é em carga, pois o arco eléctrico que se forma corrói os contactos e diminui a sua capacidade condutiva.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruicvt » 10 jul 2011, 22:33

Hoje conduzi este Leaf :)

Adorei. Excelente agradabilidade de condução, graças à cuidada insonorização, rapidez de resposta, ambiente interior e rigidez estrutural.

Parece-me que o acerto um pouco duro do "pisar" em pisos menos bons, reside no facto da alta pressão recomendada para os pneus (2,5) que tem como objectivo reduzir o atrito e com isso diminuir o consumo. Eu colocaria menor pressão, tal como faço no meu Nissan Primera, que fica mais desconfortável com os 2,4 preconizados de fábrica... Se cá tivéssemos apenas estradas lisas e bem alcatroadas... :roll: , mas infelizmente, não :evil:
Por falar em pneus, reafirmo o facto de estes pneus ecológicos não serem um exemplo de eficácia em condução mais "empenhada".

De resto, achei o espaço ao nível do que podemos encontrar num bom exemplo de um veículo do segmento C, a qualidade de montagem imaculada e o bónus da ausência de vibrações/ruídos.

Em suma: espero ainda poder andar mais vezes nele!! :lol:

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 10 jul 2011, 23:17

ruicvt Escreveu:Hoje conduzi este Leaf :)

Adorei. Excelente agradabilidade de condução, graças à cuidada insonorização, rapidez de resposta, ambiente interior e rigidez estrutural.

Parece-me que o acerto um pouco duro do "pisar" em pisos menos bons, reside no facto da alta pressão recomendada para os pneus (2,5) que tem como objectivo reduzir o atrito e com isso diminuir o consumo. Eu colocaria menor pressão, tal como faço no meu Nissan Primera, que fica mais desconfortável com os 2,4 preconizados de fábrica... Se cá tivéssemos apenas estradas lisas e bem alcatroadas... :roll: , mas infelizmente, não :evil:
Por falar em pneus, reafirmo o facto de estes pneus ecológicos não serem um exemplo de eficácia em condução mais "empenhada".

De resto, achei o espaço ao nível do que podemos encontrar num bom exemplo de um veículo do segmento C, a qualidade de montagem imaculada e o bónus da ausência de vibrações/ruídos.

Em suma: espero ainda poder andar mais vezes nele!! :lol:
Já tiveste sorte de andares uma :mrgreen: (smiliey verde de inveja... :oops: )

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruicvt » 11 jul 2011, 00:06

Já tiveste sorte de andares uma :mrgreen: (smiliey verde de inveja... :oops: )
:lol: :lol:

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 jul 2011, 10:30

Ontem configurei duas funções que estavam inactivas, o fecho automático dos vidros e o fecho automático das portas em andamento. Ambas vêm explicadas no manual como fazer, mas penso ser estranho não virem activadas de fábrica.

Uma das razões que o indicador de autonomia pode colocar ansiedade no condutor aconteceu ontem com a minha mulher. Saímos de casa com 100% de carga em direcção ao Porto pela A3, com ela a conduzir, e 160km de autonomia estimada. O problema é que ao chegar ao Porto a autonomia tinha baixado para 75km (ela conduziu em AE a 120-130 km/h), e ela fez a conta, intuitiva mas errada, de que se partimos com 150 e agora só temos 75 então gastamos 75km de autonomia, o que quer dizer que podemos não conseguir chegar a casa. Claro que isto está errado, pois os 75 km de autonomia são assumindo que iria manter as mesmas condições de condução dos últimos km, e assim os 75km de autonomia nessas condições dariam à vontade para os 30 km de regresso a casa.

A lição a tirar é que para quem não está habituado e não percebe o funcionamento do estimador de autonomia, este cria de facto ansiedade, e o melhor é não ligar a ele mas sim ao indicador de estado de carga. No nosso caso chegamos ao Porto com 7 barras de energia.

Um bom indicador de autonomia com base nas barras, e já corrigido para o firmware que está nos nossos carros, que baixou a quantidade energética por barra, fazendo com que haja uma barra escondida quando ficamos com nenhuma, é este:

Imagem

Atenção que está em milhas, logo é necessário multiplicar por 1,6 para obter km.

O meu odómetro já vai em 300km.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 11 jul 2011, 11:22

mjr Escreveu:Ontem configurei duas funções que estavam inactivas, o fecho automático dos vidros ....
De facto as barras é que nos dão uma melhor noção da carga que temos disponível e não os kms estimados apresentados.

Que história é essa do fecho automático dos vidros que eu ainda não detectei ;)?

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 jul 2011, 11:30

ruimegas Escreveu:
Que história é essa do fecho automático dos vidros que eu ainda não detectei ;)?

Cumprimentos
No meu carro, quando carregava para abrir o vidro do condutor este descia completamente até baixo só com um toque no botão. No entanto para subir tinha de carregar continuamente até o vidro estar em cima. No manual há um procedimento para activar que ao carregar (neste caso puxar...) no botão para fechar o vidro do condutor não seja necessário estar sempre a carregar no botão até o vidro estar fechado.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 11 jul 2011, 12:24

mjr Escreveu:
ruimegas Escreveu:
Que história é essa do fecho automático dos vidros que eu ainda não detectei ;)?

Cumprimentos
No meu carro, quando carregava para abrir o vidro do condutor este descia completamente até baixo só com um toque no botão. No entanto para subir tinha de carregar continuamente até o vidro estar em cima. No manual há um procedimento para activar que ao carregar (neste caso puxar...) no botão para fechar o vidro do condutor não seja necessário estar sempre a carregar no botão até o vidro estar fechado.

Essa função eu sabia mas como falaste em "...vidros" pensava que era a função de fechar todos os vidros quando se fecha o carro como eu tenho no meu Megane e que o Leaf não tem, pelos vistos.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 11 jul 2011, 12:53

ruimegas Escreveu:
Essa função eu sabia mas como falaste em "...vidros" pensava que era a função de fechar todos os vidros quando se fecha o carro como eu tenho no meu Megane e que o Leaf não tem, pelos vistos.
Não tem, mas devia ter! É apenas uma questão de firmware simples.

O problema deve ter a ver com ser um carro que é vendido em todos os mercados e assim é complexo gerir o estes pormenores de interacção com o utilizador, pois aquilo que nós esperamos do funcionamento de um botão pode ser diferente daquilo que um japonês ou americano esperam.
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