Página 101 de 105

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 14 fev 2019, 13:23
por mjr
Não tem nada de especial.

Eu já tinha um sistema de armazenamento de energia com LiFePO4, que funciona entre 49V e 58.5V. Para poder acomodar as células de Lítio decidi colocar 14 em série, limitando a amplitude de carga/descarga a 49-57.5V (4,11V/ célula no máximo, tal como o Leaf fazia).

Depois o processo é muito simples, basta primeiro colocar todas as células em paralelo durante 24 horas, para equalizar todas as células, e depois fazer paralelos de 6 módulos, numa configuração de 6P7S (cada módulo já tem 2P2S). A maior parte do material foi aproveitado da bateria original (cabos, parafusos, barras de cobre, suportes, etc). Aproveitei ainda os fios de medição das tensões das células do pack antigo para ligar ao novo BMS.

O único custo significativo que tive foi o do BMS. Neste caso comprei no AliExpress:

https://www.aliexpress.com/item/14S-100 ... 48173.html

Mais 1€ para a app iOS.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 14 fev 2019, 15:01
por mafgod
Ou seja, tens um pack de baterias de 12kWh (?) ao preço de um BMS (<100€).
Mais coisa menos coisa... é isso?
O inversor que usas qual é?

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 14 fev 2019, 15:39
por civic
Não serão bem esses custos, penso que as bateria ficaram em cerca de 1000€, certo?
EStou à espera de mais um pack de 2 paineis de 72 celulas para auto consumo, fico com 4, a seguir será um sistema de gestão de baterias também. ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 14 fev 2019, 15:45
por mafgod
Certo..... a bateria era a do carro que a Nissan "valoriza" creio que 1000€ na compra de uma nova.

Creio que tenho pensar mais seriamente nesta hipótese :mrgreen:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 14 fev 2019, 23:38
por mjr
Sim, ficar com o pack antigo custou 1000€ + IVA. Mas é um valor muito interessante para um pack com mais de 14kW.h úteis, e com características de carga/descarga muito superiores ao que tinha antes. Antes quando puxava 80A do pack a tensão baixava uns 2V, agora parece que a única queda de tensão é nos fios... o pack nem mexe.

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 15 fev 2019, 00:51
por OCasal
A nova vida que recebeu esse Pack, vai seguramente ter pelo menos o dobro da duração que a primeira, quando estava no Leaf!

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 15 fev 2019, 10:43
por mafgod
Estou seriamente a ponderar em fazer algo parecido com o meu pack MK1......

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 15 fev 2019, 11:14
por Filipe
Eu prefiro não desmontar o pack, para poder utilizar o Leaf mk1 tambem como bakcup para o Leaf 2.0 ;)

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 15 fev 2019, 14:49
por Fil
Excelente MJR! Também quero! :clap:

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Enviado: 16 dez 2019, 00:04
por mjr
O meu mk1 teve recentemente um acidente onde o para-choques frontal partiu.

Felizmente não tive qualquer problema a aguardar peças, demorou mais tempo a aprovação da outra companhia de seguros do que a chegarem as peças. Em uma semana ficou tudo resolvido.

Imagem

Imagem