Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 17 nov 2011, 11:42

Caros,

Peço desculpa pelo atraso, tenho andado aflito com falta de tempo.

Ora aqui vai, a experiência de um mês de utilização...

Dia a dia - versão 1:
- 8H00:
Saída de casa, com 100% de carga (cerca de 170 Kms de autonomia estimada em ECO), 3 adultos e 2 crianças e alguma bagagem (mochila do miúdo - com livros e algum peso + malas, casacos, etc), 11 Kms em estrada nacional com para-arranca (por causa de obras) + 10 Kms em auto-estrada (A1) - cruise control a 120KMs/h + 4 Kms em nacional que inclui uma grande subida para o topo da Póvoa de Santa Iria.
Deixar o meu filho na escola juntamente com uma vizinha que vai conosco de boleia.
Levar a minha filha à creche.
Passar pelo sítio de trabalho da minha mulher para a deixar.
Arranque em direcção a Sintra-Mem Martins (pela CREL, entrada de Loures), já sozinho, cruise control a 120KMs novamente (vou apanhar a subida+túnel de Montemor sem reduzir velocidade :shock: ), peço desculpa não anotei os KMs... chegada a Mem-Martins com cerca de 38 Kms de autonomia restante em ECO.
Total da deslocação - num sentido: pouco menos de 70 Kms. (notar como rebentei com a autonomia estimada... :? )
Final do dia, arranque de Mem-Martins em direcção ao Estádio da Luz (para o carregador rápido - enquanto tem funcionado), isto pelo IC19 com velocidades na ordem dos 100Kms/h (quando o trânsito deixa).
Chegado a Lisboa, faço um carregamento de cerca de 15 minutos e já dá para seguir caminho pela 2ª circular + A1, de volta para a Póvoa de Santa Iria para ir buscar os miúdos e a patrôa, com as voltinhas necessárias dentro da cidade.
Fazemos o percurso de volta para casa (25 Kms), sendo que estes são distribuídos da mesma forma, como descrito acima - mas no percurso inverso. Ah, continuamos com velocidades de auto-estada, quando na A1...
Chegada a casa com pouco mais de 20 KMs em ECO :shock:
NOTA: quando o carregador rápido do Estádio da Luz avariou, passei a carregar no trabalho - facilidade, gentilmente cedida na empresa.

Dia-a-dia - versão 2:
Trata-se do mesmo trajeto de cima, sendo que já não venho com a máquina para Sintra. A minha mulher já se habituou e faz os mesmos 25 Kms, de mesma maneira, para cá e para lá... 4 pessoas no carro ... eu venho de comboio! :roll:
Neste modo, fazemos apenas carregamentos de 80%, sendo que ainda sobram bastantes no final do dia.

Ocasionalmente, aos fins de semana, fizemos deslocações para Lisboa, fomos a Miramar (Ericeira), fomos ao encontro da A5 e houve um fim-de-semana em que fomos ao alentejo visitar os nossos pais.
Para o alentejo, foram cerca de 120 Kms em estrada nacional (só num sentido), sendo que houve também deslocações locais durante o dia, depois de lá chegar e antes de colocar em carregamento - à noite.
Fizemos o regresso a casa no dia seguinte, com 100% de carga (claro) e "sem espinhas"... OBA. :D

Resumo final:
Não há palavras para descrever melhor, isto é mesmo uma revolução que já devia ter acontecido há mais tempo, o conceito é fenomenal e nem necessito de deixar aqui os gastos em deslocações que poupamos por não termos usado o nosso até então carro familiar, que está velho e cansado...

Ah, já agora, já temos cerca de 4000 KMs rodados!!! ui ui... ;)
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por ruimegas » 17 nov 2011, 16:00

:D Parabéns pela experiência e pelos relatos que aqui nos deixaste.

PS: Não sei porquê mas parece-me que toda a gente está a tentar bater o meu recorde de quilometragem que vai nos 17.000 kms, 1º o mjr e agora tu ;) :D :lol: :lol: :lol: (just kidding)

Cumprimentos e bons kms a electrões
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 17 nov 2011, 16:50

Parabéns SM!

Bela quilometragem ;) Podes ir a http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=21&t=1718 e votar na estimativa de kms anual que irás fazer.

Devia ter colocado a opção de mais de 35000km para o Rui... 8-)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por ruimegas » 17 nov 2011, 21:05

mjr Escreveu:Parabéns SM!

Bela quilometragem ;) Podes ir a http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=21&t=1718 e votar na estimativa de kms anual que irás fazer.

Devia ter colocado a opção de mais de 35000km para o Rui... 8-)
:lol: :lol: :lol: :lol: NISSAN LEAF RULES.... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Filipe » 17 nov 2011, 22:16

Como se diz, eu a vê-los passar. :D
Não me importo de não sair com o carro em determinados dias ( benefícios de estar reformado :) ), mas tambem eu estou muito satisfeito
com esta aquisição que continua a dar-me inesperadas satisfações, passo a explicar:
No dia da grande saraivada de granizo em Leiria, ás 12:40h a 5 minutos da minha casa na Parede, entrei numa granizada ( ovoides de 2,5 cm de
comprimento, medidos á chegada nos caídos no quintal ) que me provocou uma apreensão superior ás experimentadas na entrada em Cumulonimbos
no meu tempo da aviação ( o barulho na chapa era impressionante, visibilidade quase nula ( devia ter parado, mas o receio de partir os vidros e a
distância reduzida a casa, levarame-ma a continuar ), não se via o piso da estrada completamente coberto de granizo; uma chamada feita pelo
meu genro na altura, estava completamente impreceptível até se desligar, conclusão: nem uma única amolgadela no Cinzentão.
Nesse mesmo dia, em que tinha estado a tratar da mudança de uns móveis da loja da minha filha, provou-se que no Leaf consigo tranportar
peças de mobiliário ( 3,05 metros ) maiores que a Citroen C5 Station do meu genro, pois o nosso Leaf permite rebater totalmente ou quase
para tràz as costas do banco da frente, alem de as portas abrirem quase até 90º permitindo a entrada pela lateral de objectos bem grandes,
conclusão: Quando comprei o Leaf, sem saber que estava a comprar tambem um Blindado e uma Camioneta de Mudanças. :D
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 17 nov 2011, 23:34

Deixem-me contar um episódio um pouco engraçado, no primeiro dia que fui até ao alentejo.

Ía-mos nós descontraidamente a apreciar o som do silêncio quando, subitamente, começou a rugir um ruído grave, parecia até uma falha catastrófica da transmissão, ou coisa parecida.

Paramos de imediato na berma da estrada para inspeccionar se algo se tinha partido ou desencaixado nas rodas... nada.

Decidimos arrancar de novo, mas o raio do ruído não desaparecia e aumentava de volume e frequência, à medida que a velocidade aumentava.

Paramos novamente e pensei que algo de errado se tinha passado com um dos pneus...

Atão, não é que... mas que raio.... era um CAROÇO !!!!!!????!?? :o , enfiado numa das falhas do piso do pneu... posso adiantar que a frequência grave do impacto daquele caroço com a estrada dava mesmo a impressão de uma falha grave na transmissão...

Presumo que já tenha acontecido a um de vocês também, pois deve ser vulgar, já me aconteceu recentemente com pedras (sendo que o ruído da pedra, não sei porquê, não era tão grave como o do caroço...)

Isto, há coisas...

:lol: :lol: :lol: :lol:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 17 nov 2011, 23:46

Se fosse num CI nem se ouvia se calhar... :mrgreen:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Filipe » 18 nov 2011, 01:48

A mim já me aconteceu com uma pedra, e fiquei a pensar que já tinha um prego ou parafuso enfiado no pneu, pois tinha-me acontecido isso
á perto de um mês com o peujeot da minha filha. :)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por ruimegas » 18 nov 2011, 13:02

Confirmo que já me aconteceu com pedras nos pneus.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por RJSC » 18 nov 2011, 14:45

Eu ainda só ando de CI, mas já por várias vezes notei pedras metidas dos frisos dos pneus, especialmente por causa de andar a fazer pulse & glide.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”