Diário de bordo - sm
Enviado: 17 nov 2011, 11:42
Caros,
Peço desculpa pelo atraso, tenho andado aflito com falta de tempo.
Ora aqui vai, a experiência de um mês de utilização...
Dia a dia - versão 1:
- 8H00:
Saída de casa, com 100% de carga (cerca de 170 Kms de autonomia estimada em ECO), 3 adultos e 2 crianças e alguma bagagem (mochila do miúdo - com livros e algum peso + malas, casacos, etc), 11 Kms em estrada nacional com para-arranca (por causa de obras) + 10 Kms em auto-estrada (A1) - cruise control a 120KMs/h + 4 Kms em nacional que inclui uma grande subida para o topo da Póvoa de Santa Iria.
Deixar o meu filho na escola juntamente com uma vizinha que vai conosco de boleia.
Levar a minha filha à creche.
Passar pelo sítio de trabalho da minha mulher para a deixar.
Arranque em direcção a Sintra-Mem Martins (pela CREL, entrada de Loures), já sozinho, cruise control a 120KMs novamente (vou apanhar a subida+túnel de Montemor sem reduzir velocidade
), peço desculpa não anotei os KMs... chegada a Mem-Martins com cerca de 38 Kms de autonomia restante em ECO.
Total da deslocação - num sentido: pouco menos de 70 Kms. (notar como rebentei com a autonomia estimada...
)
Final do dia, arranque de Mem-Martins em direcção ao Estádio da Luz (para o carregador rápido - enquanto tem funcionado), isto pelo IC19 com velocidades na ordem dos 100Kms/h (quando o trânsito deixa).
Chegado a Lisboa, faço um carregamento de cerca de 15 minutos e já dá para seguir caminho pela 2ª circular + A1, de volta para a Póvoa de Santa Iria para ir buscar os miúdos e a patrôa, com as voltinhas necessárias dentro da cidade.
Fazemos o percurso de volta para casa (25 Kms), sendo que estes são distribuídos da mesma forma, como descrito acima - mas no percurso inverso. Ah, continuamos com velocidades de auto-estada, quando na A1...
Chegada a casa com pouco mais de 20 KMs em ECO
NOTA: quando o carregador rápido do Estádio da Luz avariou, passei a carregar no trabalho - facilidade, gentilmente cedida na empresa.
Dia-a-dia - versão 2:
Trata-se do mesmo trajeto de cima, sendo que já não venho com a máquina para Sintra. A minha mulher já se habituou e faz os mesmos 25 Kms, de mesma maneira, para cá e para lá... 4 pessoas no carro ... eu venho de comboio!
Neste modo, fazemos apenas carregamentos de 80%, sendo que ainda sobram bastantes no final do dia.
Ocasionalmente, aos fins de semana, fizemos deslocações para Lisboa, fomos a Miramar (Ericeira), fomos ao encontro da A5 e houve um fim-de-semana em que fomos ao alentejo visitar os nossos pais.
Para o alentejo, foram cerca de 120 Kms em estrada nacional (só num sentido), sendo que houve também deslocações locais durante o dia, depois de lá chegar e antes de colocar em carregamento - à noite.
Fizemos o regresso a casa no dia seguinte, com 100% de carga (claro) e "sem espinhas"... OBA.
Resumo final:
Não há palavras para descrever melhor, isto é mesmo uma revolução que já devia ter acontecido há mais tempo, o conceito é fenomenal e nem necessito de deixar aqui os gastos em deslocações que poupamos por não termos usado o nosso até então carro familiar, que está velho e cansado...
Ah, já agora, já temos cerca de 4000 KMs rodados!!! ui ui...
Peço desculpa pelo atraso, tenho andado aflito com falta de tempo.
Ora aqui vai, a experiência de um mês de utilização...
Dia a dia - versão 1:
- 8H00:
Saída de casa, com 100% de carga (cerca de 170 Kms de autonomia estimada em ECO), 3 adultos e 2 crianças e alguma bagagem (mochila do miúdo - com livros e algum peso + malas, casacos, etc), 11 Kms em estrada nacional com para-arranca (por causa de obras) + 10 Kms em auto-estrada (A1) - cruise control a 120KMs/h + 4 Kms em nacional que inclui uma grande subida para o topo da Póvoa de Santa Iria.
Deixar o meu filho na escola juntamente com uma vizinha que vai conosco de boleia.
Levar a minha filha à creche.
Passar pelo sítio de trabalho da minha mulher para a deixar.
Arranque em direcção a Sintra-Mem Martins (pela CREL, entrada de Loures), já sozinho, cruise control a 120KMs novamente (vou apanhar a subida+túnel de Montemor sem reduzir velocidade

Total da deslocação - num sentido: pouco menos de 70 Kms. (notar como rebentei com a autonomia estimada...

Final do dia, arranque de Mem-Martins em direcção ao Estádio da Luz (para o carregador rápido - enquanto tem funcionado), isto pelo IC19 com velocidades na ordem dos 100Kms/h (quando o trânsito deixa).
Chegado a Lisboa, faço um carregamento de cerca de 15 minutos e já dá para seguir caminho pela 2ª circular + A1, de volta para a Póvoa de Santa Iria para ir buscar os miúdos e a patrôa, com as voltinhas necessárias dentro da cidade.
Fazemos o percurso de volta para casa (25 Kms), sendo que estes são distribuídos da mesma forma, como descrito acima - mas no percurso inverso. Ah, continuamos com velocidades de auto-estada, quando na A1...
Chegada a casa com pouco mais de 20 KMs em ECO

NOTA: quando o carregador rápido do Estádio da Luz avariou, passei a carregar no trabalho - facilidade, gentilmente cedida na empresa.
Dia-a-dia - versão 2:
Trata-se do mesmo trajeto de cima, sendo que já não venho com a máquina para Sintra. A minha mulher já se habituou e faz os mesmos 25 Kms, de mesma maneira, para cá e para lá... 4 pessoas no carro ... eu venho de comboio!

Neste modo, fazemos apenas carregamentos de 80%, sendo que ainda sobram bastantes no final do dia.
Ocasionalmente, aos fins de semana, fizemos deslocações para Lisboa, fomos a Miramar (Ericeira), fomos ao encontro da A5 e houve um fim-de-semana em que fomos ao alentejo visitar os nossos pais.
Para o alentejo, foram cerca de 120 Kms em estrada nacional (só num sentido), sendo que houve também deslocações locais durante o dia, depois de lá chegar e antes de colocar em carregamento - à noite.
Fizemos o regresso a casa no dia seguinte, com 100% de carga (claro) e "sem espinhas"... OBA.

Resumo final:
Não há palavras para descrever melhor, isto é mesmo uma revolução que já devia ter acontecido há mais tempo, o conceito é fenomenal e nem necessito de deixar aqui os gastos em deslocações que poupamos por não termos usado o nosso até então carro familiar, que está velho e cansado...
Ah, já agora, já temos cerca de 4000 KMs rodados!!! ui ui...
