Diário de bordo - hsanchez

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Apr » 15 jul 2014, 18:41

rdias Escreveu: Cada um faz as contas a sua maneira...
:lol: e de que maneira...

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Malm » 15 jul 2014, 18:54

Contas e mais contas. Acho que somos mais matemáticos que ecologistas.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por cromero » 15 jul 2014, 19:19

rdias Escreveu:Eu li aqui e ha pouco tempo.... Mas pronto..... Ate foi alguém que o fez com ajuda do mjr....
Confirmo. O LEAF foi descarregado, com a ajuda do mjr, até à tartaruga. A carga da tartaruga até aos 100% registou, numa wallbox montada na minha garagem pela MagnumCap, 25,58 kwh.

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por cromero » 15 jul 2014, 19:21

galt Escreveu:
rdias Escreveu:O cromero carregou 25,58 kWh .... Da tomada.... Teorias..... Era bom que não houvesse perdas... Lá isso era....
Já li... com 2000 e poucos quilómetros...
... vai rebentar com a bateria em pouco tempo.

Esperamos que não volte tão depressa a fazer uma descarga tão profunda.
Coitadas! :roll:
Ai não vou, não! Quanto a isso, pode estar descansado. Fiz essa descarga com a ajuda do mjr para avaliar o estado real da bateria em termos de capacidade. Está avaliada e ponto final

cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por cromero » 15 jul 2014, 19:25

Malm Escreveu:Ia lá eu deixar passar uma polémica destas sem ajudar à confusão...

Penso que os Leaf mais recentes deixam efetivamente carregar 25 kWh da rede. Se o carro deixa, é porque pode. Não é por o fazer uma ou duas vezes por ano que se vão notar diferenças de perda de capacidade.

Isso quer dizer que partilho da opinião do VETL, e considero que o Galt está a ser catastrofista. Fazer uma descarga profunda de 3 em 3 meses não lhe fará nenhum mal significativo. E vai ajudar ao equilíbrio das células e ao recalculo correto da capacidade.

Cromero, estás a ir muito bem.
Ainda bem que és tu a escrever isto :)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Apr » 15 jul 2014, 21:28

rdias Escreveu:E o iva é oferta ? Se carregam entre 20 a 26 kWh no carro e fazem em media 130 kms com uma carga .... Como dá esses valores ?
Rdias, é um erro grosseiro misturar medias de km feitos com quantidades maximas de carga. Os valores empiricos estão aí. E a sua sugestão de 2€/100km é perfeitamente aceitável, embora dê para fazer menos.

mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 677
Registado: 14 fev 2014, 21:32
Data de fabrico: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por mrr » 15 jul 2014, 22:37

E porque não pegar no consumo médio do carro (V2013) e calcular o valor?!
No meu caso:
media é de 12,1kw/100km
Preço kw/h 0,0845€
12,1 x 0,0845 = 1,02€(s/iva)/100km. :)
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por VETL » 15 jul 2014, 23:42

mrr Escreveu:E porque não pegar no consumo médio do carro (V2013) e calcular o valor?!
No meu caso:
media é de 12,1kw/100km
Preço kw/h 0,0845€
12,1 x 0,0845 = 1,02€(s/iva)/100km. :)
E como ou quem é que calculou os 12,1?
E as perdas no carregamento?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por mjr » 15 jul 2014, 23:44

Sobre descarregar a 100% a bateria, não vejo porque isso possa ser prejudicial. A meu ver carregar a 100% até poderá ser pior do que descarregar a 0%. 3V/célula está muito acima da tensão onde começam a acontecer reações irreversíveis, que andará perto dos 2V/célula. Podem acontecer problemas é se a bateria for descarregada a 0% e não for carregada brevemente (dias). A auto-descarga pode fazer com que a tensão desça abaixo do mínimo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - hsanchez

Mensagem por Orlando » 16 jul 2014, 08:16

Descargas contínuas até 0% aumentarm envelhecimento. É nesse patamar que as reações químicas prejudicam a bateria.
Última edição por Orlando em 16 jul 2014, 12:12, editado 1 vez no total.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”