Leaf - Odivelas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 16 abr 2013, 14:30

Se está a puxar 10A então deve ser o cabo (com EVSE) com a ficha Schuko comum que temos em nossas casas. Para os 16A tem de ser o cabo (com EVSE) com a ficha CEE azul, que era o cabo fornecido com os primeiros Leafs.

O cabo Mennekes só permite carregar em postos com EVSE, como nos postos públicos Mobi.e.

Resumindo há 3 tipos de cabos:

-Cabo com EVSE incorporado e ficha CEE azul. Carrega a 16A.
-Cabo com EVSE incorporado e ficha Schuko. Carrega a 10A
-Cabo Mennekes. Carrega até 16A, de acordo com aquilo que o EVSE externo permitir.

Em casa como está a carregar o carro? É numa tomada normal?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 16 abr 2013, 16:47

Sim, em casa estou a usar o cabo com a ficha Schuko e puxa da rede 10A.
O cabo com ficha CEE azul puxa nos postos mobie da EDP apenas 10A. Se estiver nos postos mobie da prioe puxa 16A.
O técnico de Efafec confirmou/informou desta situação.

Neste momento desejo o cabo menekes para ter a certeza que carrega a 16A. Por norma esta porta é mais fiável na utilização (a outra porta para ficha azul CEE por vezes está vandalizada).

Em casa carrega num tomada vulgar instalada pelo eletricista do prédio a quando da compra do apartamento para carregar a mota eléctrica. A energia consumida é contabilizada por um contador próximo e paga ao condominio a 0,20 euros o kW/h.
Tenho de tomar uma decisão sobre a puxada de casa (já autorizada pelo condomínio) para não aumentar os consumos do condomínio.
A box da efacef é cara e a do prioe ainda assim carota mas bem mais baixa. Como uma tomada estanque faz o serviço tenho de pensar bem. :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 16 abr 2013, 17:31

Não há maneira do cabo com EVSE de 16A puxar correntes diferentes em postos diferentes. Ele puxa sempre os 16A nem que para isso derreta o cabo ou tomada a que está ligado (ou acione as proteções). Aliás essa foi uma das razões pelas quais a Nissan também distribui o cabo com EVSE de 10A e ficha Schuko, para evitar problemas em instalações não preparadas para 16A.

É fácil de confirmar isto. Basta num posto que indique o consumo ver o consumo em 1 hora de carga. Deverá ser de 3,6-3.8 kW.h.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por Filipe » 16 abr 2013, 18:52

Actualmente sempre que posso carrego entre 80/30% a 10Amp em casa. ;)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 17 abr 2013, 12:58

Graças a todos os participantes do fórum fiquei hoje a saber que não consegui carregar no posto rápido de Aveiras S/N porque o botão vermelho de emergência estava pressionado para dentro.
Pois..... nunca me passou pela ideia olhar para este pormenor.
Agora já sei... :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 17 abr 2013, 13:01

De acordo com o tempo livre vou lendo as informações existentes no fórum e aqui no meu DB. O que fazem para carregar em casa a 80%? configura no carro nalguma opção que ainda desconheço..... :o

Eu ou a condutora lá de casa ligamos à tomada o carro sempre que é estacionado ao final do dia. No dia seguinte está a 100% ou 95% conforme a nissan programou o carro de fábrica.

Como se configura para 80% :?:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por mjr » 17 abr 2013, 14:58

Carregar no botão Zero Emission e depois escolher a opção Temporizador de carga. Daí aparece um menu onde pode definir 2 temporizadores independentes, e em cada um deles definir se a carga é a 80% ou a 100%.

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

aljesus
Proprietário Fluence
Mensagens: 85
Registado: 25 mar 2011, 17:02

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por aljesus » 18 abr 2013, 01:00

Muitos parabéns pela aquisição!
Não pensei que fosse tão rápido!
Ficou o bichinho daquela experiência em Alenquer?
E quem é o condutor habitual?
A Predator não ficou com ciúmes?
Muitas felicidades e boas curvas!

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por vgomes » 18 abr 2013, 10:04

heheeh

É esse o problema de se experimentar o que é bom, ou neste caso de experimentar um VE: Fica-se convencido e nem é preciso usar todos os argumentos que todos nós passámos horas a ler e a discutir. É de facto uma grande diferença.

Como dizem os tipos da associação Plug in America:
How To Boost Electric-Car Sales? Get 'Butts In Seats,'

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Leaf - Odivelas

Mensagem por galt » 18 abr 2013, 11:03

mjr Escreveu:Carregar no botão Zero Emission e depois escolher a opção Temporizador de carga. Daí aparece um menu onde pode definir 2 temporizadores independentes, e em cada um deles definir se a carga é a 80% ou a 100%.

Já por ali tinha andado, mas como ainda não tenho tomada bi-horária não ativei nada. No momento não tinha percebido que dava para limitar a cargar entre 80% e 100%.
Muito obrigado mjr :) ;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”