Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 14 set 2013, 16:34

Fiquei intrigado também e ao procurar o esquema da caixa de relés dei com isto: (exatamente a mesma situação)
http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... 30&t=12857
This is a normal, if scary sounding artifact of the LEAF's VCM. (Vehicle Control Module AKA "Main Brain") There are multiple paths the VCM can use to derive power, and when a CAN bus request comes in for multi-frame data, one of the relays that delivers power to the VCM attempts to insure that it will be "kept alive" until the CAN transmission completes.

This will only happen when the LEAF is not powered on normally, but when the VCM is powered up for some external event, such as charging, remote climate control, telematics, etc. It will also not happen unless some foreign device on the CAN bus is requesting multi-frame data.
Segundo li esse relé liga quando o carro está off e o módulo de controlo do veículo recebe um pedido pelo barramento CAN para enviar informação, então liga o relé para ativar os restantes módulos do carro. No fim de enviar a informação desliga e assim sucessivamente.

Tanto pode ser o ELM327, como um pedido via carwings a causar a situação.

Só que o ELM327 fica constantemente a pedir dados daí estar sempre a ligar e desligar.

Experimenta tirar o ELM327.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 14 set 2013, 17:40

É o ELM327. Penso que se a aplicação for desligada esta indica ao ELM327 para não pedir mais dados pelo CAN BUS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 14 set 2013, 19:45

mjr Escreveu:É o ELM327. Penso que se a aplicação for desligada esta indica ao ELM327 para não pedir mais dados pelo CAN BUS.
Vou começar por experimentar desligar a aplicação antes de desligar o carro.
Isto porque desligo sempre a aplicação, só que, muitas vezes depois de desligar o carro.
Obrigado a ambos.

PS: O que é certo é que assim que abri a porta do carro, ele parou imediatamente... :!:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5074
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por ruimegas » 14 set 2013, 21:16

VETL Escreveu:Outra coisa com que fiquei desiludido, foi com o GPS.
Aquilo está completamente desactualizado.
"Ridículo" não chega para classificar a desactualização.
Alguém sabe se é possível actualizar aquilo?

Outra questão: No carwings, cada vez que envio um percurso para o carro, ele apaga o anterior. É possível enviar para o carro e manter vários percursos sem apagar os anteriores?

Podes mas tens de pagar indo ao site da Navteq

Que eu saiba sempre que mandas um percurso ele apaga o anterior e por isso eu para a leitura do percurso e vou a detalhes e guardo como itinerario e assim fico com o percurso no historico do carro.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 14 set 2013, 21:28

ruimegas Escreveu: Podes mas tens de pagar indo ao site da Navteq

Que eu saiba sempre que mandas um percurso ele apaga o anterior e por isso eu paro a leitura do percurso e vou a detalhes e guardo como itinerario e assim fico com o percurso no historico do carro.

Cumprimentos
Obrigado ruimegas!

Quanto ao GPS estou a seguir por outro caminho. Assim que me seja possível darei novidades.
No que se refere aos percursos, vou ver se consigo fazer isso.

;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 14 set 2013, 23:26

Encontrei isto:
Navigation
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 15 set 2013, 00:42

VETL Escreveu: PS: O que é certo é que assim que abri a porta do carro, ele parou imediatamente... :!:
Segundo o tópico do mynissanleaf quando se abre a porta o rele fica permanentemente ligado, só passado um tempo de sair do carro é que volta a desligar.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 16 set 2013, 15:19

RJSC Escreveu:...e ao procurar o esquema da caixa de relés...
Por acaso não chegaste a encontrar o(s) esquema(s), não?
RJSC Escreveu:Segundo o tópico do mynissanleaf quando se abre a porta o rele fica permanentemente ligado, só passado um tempo de sair do carro é que volta a desligar.
Pois, tem toda a lógica...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 16 set 2013, 17:00

VETL Escreveu:
RJSC Escreveu:...e ao procurar o esquema da caixa de relés...
Por acaso não chegaste a encontrar o(s) esquema(s), não?
Não...

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 16 set 2013, 17:01

RJSC Escreveu:
VETL Escreveu:
RJSC Escreveu:...e ao procurar o esquema da caixa de relés...
Por acaso não chegaste a encontrar o(s) esquema(s), não?
Não...
Ok. No problem... ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”