Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 11:02

lmlr Escreveu:Já agora o posto no Fórum fica mais ou menos em que local?

Devo lá ir no próximo fim‑de‑semana.
O posto é fácil de encontrar no Piso-1 do estacionamento.
Está sinalizado como "watt drive".
O estacionamento é gratuito por duas horas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 24 ago 2013, 11:37

Obrigado pela info.

Parece que têm um fetiche por colocar postos no piso -1, já no NorteShopping e DV Tejo são no -1, antes isso do que ficar ao sabor dos elementos, principalmente o sol, como no Fórum Coimbra.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 17:03

Ontem, antes de saír de casa, carregou até aos 245 GIDs.
Hoje não passa dos 137...
Porque é que isto acontece?
Última edição por VETL em 24 ago 2013, 20:27, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 24 ago 2013, 17:48

Está a carregar e não passa dos 137 gids? Qual é o SOC?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 20:59

mjr Escreveu:Está a carregar e não passa dos 137 gids? Qual é o SOC?
Peço desculpa. É um lapso de escrita. Deve ler-se 237.
Nessa altura o SOC era 89,8426%.
Passada uma hora depois de escrever aquilo fui forçar mais duas ou três vezes o carregamento.
Nessa altura chegou aos 242 e SOC 91,5356%.
Ontem, muito naturalmente, parou nos 245.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 24 ago 2013, 21:15

Já agora que o VETL fala disto, também acho que o meu i-MiEV não carrega sempre a mesma coisa. Eu faço sempre carregamentos até aos 100%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 24 ago 2013, 21:47

É normal esse comportamento. Dependendo de uma série de fatores, a carga pode terminar antes dos 95% de SOC que a BMS permite no máximo. As cargas a 80% é que terminam sempre a 80% (pelo menos aquilo que a BMS pensa ser 80%).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 23:23

Caríssimos:
Se calhar já todos sabem, mas eu hoje descobri que só podemos fazer 5 árvores.
Como já estava farto de andar e a ficar sem perceber o que se passaria por não se iniciar o "nascimento" de mais uma árvore, tirei esta foto.
DSC00557.JPG
DSC00557.JPG (48.64 KiB) Visto 4974 vezes
E mais 5 minutos, continuava assim:
DSC00560.JPG
DSC00560.JPG (137.69 KiB) Visto 4974 vezes
Com esta brincadeira, fiz 62Km com 5 barras.
DSC00572.JPG
DSC00572.JPG (87.48 KiB) Visto 4974 vezes
Resta-me depois saber o que dirá o Carwings, mas pelo menos seis faria à vontade.
Assim o Malm já não podia ser o recordista de árvores se tivesse um Leaf... :) :) :)
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:06, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 25 ago 2013, 07:32

Concordo, já sabes como fazer nascer e crescer árvores leafescas, não há dúvida ;).
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 01 set 2013, 17:12

Mais uma actualização...
Para queimar os últimos cartuchos das férias entrei numa aventura para conhecer melhor o carro bem como entrar um pouco mais nesta coisa da mobilidade eléctrica.
Fiz o seguinte percurso:
28/ago - 252,30Km - Aveiro - FFoz - Óbidos - Lisboa
29/ago - 131,80Km - Passeios por Lisboa e Margem Sul
30/ago - 181,10Km - Lisboa - Aveiras - Santarém - Ferreira do Zêzere
31/ago - 201,70Km - Passeios em Ferreira do Zêzere - Coimbra - Aveiro
ou seja, um total de 766,9Km sem correrias nem compromissos com horários.
Foi muito engraçado - nunca tinha embarcado em tal coisa.

Tive muitas experiências novas com carregamentos:
- Postos mobi.e vandalizados ou ocupados com CI's;
- Alguns écrans negros não me permitiram saber quanto carreguei (assim não tenho conseguido controlar as médias);
- Postos de carregamento só com fichas mennekes a mandar-me passear por eu ainda não ter esse cabo;
- Muitas cargas nos locais da estadia e/ou visitas - Só não consegui carregar no "Freeport Alcochete" - mandaram-me dar uma volta. "Aqui não tem permissão da Administração para carregar o seu veículo" disse-me o segurança. Obviamente que me vim imediatamente embora.
- Carreguei duas barras no posto rápido de Aveiras (S-N) só para experimentar pois não tinha necessidade.
- Fiquei impressionado com a enorme quantidade de pontos de carregamento em Lisboa - Começo a perceber mais algumas razões para o insucesso do projecto...

A temperatura do pack nestes dias variou entre os 21,5ºC e os 34,5ºC. Tentei não ultrapassar os 30ºC mas não foi possível. Mas para isso, como esteve muito calor, tive que ter muita preocupação com as sombras - ao sol só em andamento. E de noite carregava com o EVSE de 10A.

Coloquei o SOC meter a fazer o log - É interessante - Voçês também o têm a fazer o log sempre?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”