Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 09 ago 2013, 17:14

Não estará ele programado para funcionar apenas 1 hora por carregamento?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 09 ago 2013, 17:22

Malm Escreveu:Não estará ele programado para funcionar apenas 1 hora por carregamento?
É possível...
Aliás, na tentativa seguinte que fizemos e que viemos a abortar, ele indicava na mesma que faltavam 59m.
É isso Malm - bem visto! ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 09 ago 2013, 17:32

Cheguei a essa conclusão porque me pareceu que o PCR Prio de VN de Gaia está programado também para carregar algum tempo e desligar ao fim desse tempo, mesmo que saiba que o carro está longe dos 100%. Já não me lembro, mas ele meteu-me uns 5 kwh em coisa de 27 minutos e depois desligou-se.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 10 ago 2013, 01:42

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:Eu medi 5kW com o meu gidómetro há duas semanas.

As cargas falhadas não seriam por o carro estar ligado? Tem de estar completamente desligado para se iniciarem.
O carro estava ligado de facto.
Experimentámos uma série de coisas, entre as quais desligar o carro.
Mas nem suspeitei que tivesse sido disso pois lembro-me que estivemos a monitorizar a temperatura com o SOC meter e para isso o carro estava ligado.
Se calhar voltámos a ligar depois de iniciado o carregamento...
Entre tentativas e experiências admito que possa estar enganado, mas fiquei com a convicção de que só funcionou quando carregámos no botão da programação do carregamento.
Mas pode ser que o RJSC se recorde melhor do que eu.
Lembras-te como foi RJSC?
Foste tu dentro do carro carregar no botão do temporizador e eu estava fora junto ao posto, não vi se estava o carro ligado ou não.
Sei que durante o carregamento estava ligado porque estivemos a olhar para as barras da bateria e autonomia estimada a subir.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 10 ago 2013, 08:13

Durante o carregamento pode estar ligado, só no início é que tem de estar desligado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 02:24

Ora hoje (ontem) metemos no curriculum do gajo uma viagem a Viseu.
O declive do percurso é +/- este (pela A25 e pelo IP5):
1377304731-17995-P-93_108_184_253.png
1377304731-17995-P-93_108_184_253.png (24.76 KiB) Visto 5311 vezes
Como eu não tinha noção do que me esperava num percurso assim com estas subidas, estabeleci e respeitei os seguintes critérios de condução:
1.º - 55Km/h no mínimo;
2.º - 0,1Kwh/Km se desse para andar mais.

Chegámos lá assim:
DSC00463.JPG
DSC00463.JPG (60.9 KiB) Visto 5311 vezes
DSC00465.JPG
DSC00465.JPG (29.22 KiB) Visto 5311 vezes
Entretanto demos lá umas voltas pela cidade, fórum, feira de S. Mateus, etc.
Fomos carregando por onde andávamos - Carregámos duas vezes no Fórum e uma vez no Largo Mouzinho de Albuquerque:
Imagem
DSC00502.JPG
DSC00502.JPG (43 KiB) Visto 5311 vezes
O carregamento efectuado no Largo Mouzinho de Albuquerque veio imediatamente parar ao mail.
Já os do Fórum, ainda "se devem estar a vestir" - nem mail nem online.
A minha experiência do uso do site da mobie, é que aquilo é uma desgraça. Faltam-me diversos carregamentos, muitíssimo lento, problemas com certificados de segurança e não respondem aos emails que enviamos a reportar anomalias. Foi sempre assim ou será que andam com algum problema?

Entretanto viemos embora depois de jantar e já um pouco tarde. Saímos com as 12 barras, mas a última tinha mesmo acabado de aparecer quando desligámos da ficha. Não carregou tudo portanto.
Por isso, como a hora ia adiantada e o desnível era favorável, viemos na A25 com o "cruise control (CC)" nos 105Km/h até Albergaria e depois daí foi sempre à volta dos 130Km/h até Aveiro. Sempre a despachar portanto. Na descida das Talhadas carregou 4 GIDs (com o CC nos 105).
Chegámos a casa assim, apenas com 2 árvores, umas raízes e um tronco:
DSC00505.JPG
DSC00505.JPG (45.27 KiB) Visto 5311 vezes
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:45, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 02:33

Para os mais curiosos, ficam aqui mais uns detalhes com screenshots do SOC Meter for Android:
ViseuA.jpg
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 20:52, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 24 ago 2013, 03:01

Faltou referir que o meu carwings me reporta a existência deste ponto de carregamento, o qual procurei e não encontrei:
Capturar.JPG
É (mais) uma gafe do carwings não é? Ou estou a ver mal? Este ponto de carregamento não existe pois não?
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:04, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Filipe » 24 ago 2013, 10:41

Obrigado VETL pela informação recolhida pelo SOC Meter que nos permite fazer comparações entre o estado
da bateria, em relação á idade e quilometragem dos elementos do nosso Forum. :geek:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por lmlr » 24 ago 2013, 10:52

Já agora o posto no Fórum fica mais ou menos em que local?

Devo lá ir no próximo fim‑de‑semana.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”