Diário de Bordo - dgalv

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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 26 ago 2020, 14:45

Boa tarde a todos.

Ainda não tinha tido oportunidade de atualizar este tópico após a aquisição do leaf de 30kw.
O carro tem matrícula de 07/2017, mas chegou à minha mão com as baterias praticamente novas. Conseguia os 30kw medidos no leafspy.
Atualmente, com 59 mil kms, apresenta um SOH de 80%, e consigo medir, a 100%, 24,1kw pelo leafspy.

Devido à atual conjuntura decidimos fazer férias em Portugal e usar o Leaf para as nossas deslocações (2 adultos). A mala serviu perfeitamente para levar toda a bagagem, sem necessidade de colocar sacos ou malas no banco traseiro ou por cima da chapeleira.

Foram percorridos, aproximadamente, 2600kms em duas semanas. Para que tal fosse possível, foi fundamental a rede mobi.e, com os novos postos colocados nas sedes de concelho, bem como os novos PCR, nomeadamente o de Viseu.
O percurso efetuado foi:

Évora - Coimbra (carregamento no PCR da AE em Santarém)
Coimbra - Viseu - Mêda (carregamento no PCR de Viseu - Prio)

Vários passeios na zona, com abastecimento noturno no alojamento local em Marialva.
Os consumos foram baixos, percorreram-se muitos kms em terreno com muito desnível, e o carro comportou-se sempre dentro do esperado, tendo os percursos sido concluídos sem recurso a carregamentos intermédios. Os 2 únicos carregamentos realizados tiveram como finalidade aproveitar uma hora de almoço e testar o posto, bem como um descanso para um gelado e novas fotos de outro posto.

As outras etapas foram:

Mêda - Guarda - Viseu - Coimbra (carragamento no PCR de Celorico da Beira e curta carga no PCR Viseu)
Coimbra - Évora (carregamento no PCR da AE em Santarém)
Évora - Santa Luzia - entre aljustrel e odemira (saída de casa a 100%, chegou com 5 traços autonomia, com percurso em estrada nacional)

Vários passeios na zona, carregamento noturno no turismo rural, idas à praia a Milfontes, sem qualquer problema de autonomia ou necessidade de carregamentos intermédios.

Regresso por Castro Verde para testar o PCR, regresso a Évora pelo IP2, passando por beja. Chegada a Évora sem necessidade de nenhum carregamento, velocidade em CC a 90 e 95 km/h.

Em suma, a expansão da rede de carregamento (PCN e PCR) é fundamental para possibilitar as deslocações dos VE com menor autonomia.
Deve ter-se em conta o interior do país, ainda não coberto por rede de PCR de norte a sul, que permita fazer a viagem pelo interior.

Ainda não sei quanto gastei em carregamentos, pois a faturação só é apresentada no mês seguinte. Tenho uma ideia aproximada devido aos cálculos e simulações através da aplicação miio. A única dificuldade em iniciar um carregamento foi em Celorico da beira, devido à ausência de comunicação entre o posto e a rede mobi.e. Consegui colocar à carga num curto período em que existiu comunicação.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

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