Diário de Bordo - dgalv

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 19 nov 2013, 15:54

VETL Escreveu:
dgalv Escreveu:...Como alguns referem, noto aumento da autonomia total após carregamento a 100% com as temperaturas mais baixas. Esta foi a maior autonomia que registei no mês e uma semana que tenho o carro.
dgalv:
A autonomia apresentada pelo carro não tem muito a ver com o facto de se carregar mais ou menos a bateria ou com o facto da bateria ter mais ou menos carga.
Claro que a quantidade de energia armazenada na bateria influi, mas o que lhe quero dizer é que para o mesmo nível de energia armazenada, a autonomia calculada pelo carro pode variar muito significativamente, dependendo dos últimos estilos de condução e dos últimos percursos.
Com estas autonomias que apresenta nas fotos, quer dizer que tem ultimamente andado devagarinho e em troços favoráveis, tendo feito consumos muito baixos nas últimas viagens. Só assim o carro consegue calcular estas autonomias estimadas.
Penso que isso não depende de carregar a 100% vs 80% nem das temperaturas da bateria no seu carregamento.
Ainda estou a aprender. Um mês não é nada. Já mandei vir o elm327 para poder percepcionar melhor o que se passa com os carregamentos...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Essiemme » 19 nov 2013, 16:11

Só quero lembrar que não é aconselhável fazer carregamentos acima dos 80% de carga, procedimento desaconselhado até no manual do carro.

De resto, parabens pela odisseia. Lembro que, se um dia estiver enrascado nessa zona pode recorrer a mim (estou na B.D. da Mobi-E, aqui neste forum), eu moro a cerca de 22 KMs desse lugar...

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 19 nov 2013, 16:18

Essiemme Escreveu:Só quero lembrar que não é aconselhável fazer carregamentos acima dos 80% de carga, procedimento desaconselhado até no manual do carro.

De resto, parabens pela odisseia. Lembro que, se um dia estiver enrascado nessa zona pode recorrer a mim (estou na B.D. da Mobi-E, aqui neste forum), eu moro a cerca de 22 KMs desse lugar...

sm
:geek:
Obrigado.

Em que link posso encontrar essa BD?

Em Lisboa e no litoral é mais fácil efetuar cargas de 80% pois a densidade de postos de carregamento é grande. No interior as coisas são um pouco mais complicadas e demora sempre mais tempo a ser instalado o que quer que seja...há sempre um preço a pagar pela interioridade.

De qualquer forma, a caminho de Lisboa só existe mesmo o posto do Montijo. Caso esteja off ou ocupado a coisa complica-se...eheh.

Na próxima 2ª feira estou a pensar testar a ida a Lisboa, mas com paragem no montijo bem cedo. :)
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 19 nov 2013, 16:18

Essiemme Escreveu:Só quero lembrar que não é aconselhável fazer carregamentos acima dos 80% de carga, procedimento desaconselhado até no manual do carro.

De resto, parabens pela odisseia. Lembro que, se um dia estiver enrascado nessa zona pode recorrer a mim (estou na B.D. da Mobi-E, aqui neste forum), eu moro a cerca de 22 KMs desse lugar...

sm
:geek:
Isso para mim não faz sentido. O meu carro carrega mais rápido em descida do que ligado à tomada, mesmo quando está a 90%. Se fosse assim ele não poderia regenerar acima dos 80% de SoC.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 19 nov 2013, 16:20

Se o truque de que estás a falar é aquele em que estou a pensar, esquece. Isso é nos I-MiEV e, de facto, fica com mais 5% de SoC mas é pura ilusão.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 19 nov 2013, 16:30

dgalv Escreveu:
Essiemme Escreveu:Só quero lembrar que não é aconselhável fazer carregamentos acima dos 80% de carga, procedimento desaconselhado até no manual do carro.

De resto, parabens pela odisseia. Lembro que, se um dia estiver enrascado nessa zona pode recorrer a mim (estou na B.D. da Mobi-E, aqui neste forum), eu moro a cerca de 22 KMs desse lugar...

sm
:geek:
Obrigado.

Em que link posso encontrar essa BD?

Em Lisboa e no litoral é mais fácil efetuar cargas de 80% pois a densidade de postos de carregamento é grande. No interior as coisas são um pouco mais complicadas e demora sempre mais tempo a ser instalado o que quer que seja...há sempre um preço a pagar pela interioridade.

De qualquer forma, a caminho de Lisboa só existe mesmo o posto do Montijo. Caso esteja off ou ocupado a coisa complica-se...eheh.

Na próxima 2ª feira estou a pensar testar a ida a Lisboa, mas com paragem no montijo bem cedo. :)
Ora deixa cá ver se a gente se entende, é que me parece que um está a falar de alhos e outro de bugalhos, ou então sou eu que já ando todo baralhado.
O essieme está a dizer que não é aconselhavel fazer carregamentos a partir dos 80% de SoC. Ele não está a dizer que faz mal ir até aos 100%. O que ele diz que faz mal é começar a carregar a partir dos 80%, à que descarregar um pouco mais primeiro. Mas eu não estou de acordo, o meu carrega o que quer, se ele tiver 99% de SoC e eu o ligar à corrente e se ele quiser carregar, deixo-o carregar. Afinal, há algumas descidas à volta de minha casa, e quando full, ele carrega ainda mais um bocadito. Mas longe dos 4,2V que cada célula comporta.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por VETL » 19 nov 2013, 16:32

dgalv Escreveu:...
Em que link posso encontrar essa BD?
Pode seguir os passos aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 494#p16293

Já agora, se não for muita maçada e quiser contribuir quando tiver o ELM327, veja também este:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p16794
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 19 nov 2013, 16:39

Malm Escreveu:
dgalv Escreveu:
Essiemme Escreveu:Só quero lembrar que não é aconselhável fazer carregamentos acima dos 80% de carga, procedimento desaconselhado até no manual do carro.

De resto, parabens pela odisseia. Lembro que, se um dia estiver enrascado nessa zona pode recorrer a mim (estou na B.D. da Mobi-E, aqui neste forum), eu moro a cerca de 22 KMs desse lugar...

sm
:geek:
Obrigado.

Em que link posso encontrar essa BD?

Em Lisboa e no litoral é mais fácil efetuar cargas de 80% pois a densidade de postos de carregamento é grande. No interior as coisas são um pouco mais complicadas e demora sempre mais tempo a ser instalado o que quer que seja...há sempre um preço a pagar pela interioridade.

De qualquer forma, a caminho de Lisboa só existe mesmo o posto do Montijo. Caso esteja off ou ocupado a coisa complica-se...eheh.

Na próxima 2ª feira estou a pensar testar a ida a Lisboa, mas com paragem no montijo bem cedo. :)
Ora deixa cá ver se a gente se entende, é que me parece que um está a falar de alhos e outro de bugalhos, ou então sou eu que já ando todo baralhado.
O essieme está a dizer que não é aconselhavel fazer carregamentos a partir dos 80% de SoC. Ele não está a dizer que faz mal ir até aos 100%. O que ele diz que faz mal é começar a carregar a partir dos 80%, à que descarregar um pouco mais primeiro. Mas eu não estou de acordo, o meu carrega o que quer, se ele tiver 99% de SoC e eu o ligar à corrente e se ele quiser carregar, deixo-o carregar. Afinal, há algumas descidas à volta de minha casa, e quando full, ele carrega ainda mais um bocadito. Mas longe dos 4,2V que cada célula comporta.
Nunca carrego com a capacidade acima de 80%. Apenas o fiz desta vez para testar se ainda carregava mais qualquer coisa e quanto tempo.

Também evito deixar descarregar completamente as baterias. Os carregamentos têm sido efetuados à noite por uma questão prática, uma vez que os postos da mobi.e mais perto do meu local de trabalho e da minha esposa estão inop há imenso tempo. Ou carrego em casa, ou nos postos mobi.e operacionais já depois das 19h.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 19 nov 2013, 17:16

Se não precisas diariamente de muita carga, mantê-lo entre os 30% e os 80% é o ideal. Estás a proceder bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 19 nov 2013, 17:45

Malm Escreveu:Se não precisas diariamente de muita carga, mantê-lo entre os 30% e os 80% é o ideal. Estás a proceder bem.
Tenho andado por aqui a aprender com os "experts" na matéria.

Mas estou bastante satisfeito, o carro é muito confortável e dá mesmo prazer conduzir. Até a minha esposa está rendida (excepto no stress que apanha quando começa a ver a autonomia a descer depois de uma subida!!).

Faltam-me agora mais kms em estrada para o ir testando. Este fds, em princípio, será Badajoz a meta. Aproxima-se o Natal e as Sras gostam sempre de ir às compras! Ela entretem-se nas compras e eu acompanho o carregamento :D
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”