Diário de Bordo - RJSC

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 02 jul 2017, 20:14

Acabei por não fazer a revisão dos 4 anos, mas tive que ir à IPO.
Entretanto na IPO viram que tinha um vidro de um farol de nevoeiro/DRL partido.
Não sei como o vidro partiu sem fazer nada no para-choques.
Uma vez levei um valente estoiro de uma pedra projetada do outro lado da auto-estrada e não vi estragos quando parei. Por sorte deve ter ido virada ao farol de nevoeiro.
Passei na secção de peças da Nissan e queriam 120€+IVA+ Mão de obra para mudar o farol. Vim para casa e fui às compras on-line. Comprei o farol de origem (que é fabricado pela Valeo) da Alemanha por 68€.
Valeu bem a pena, poupar mais de 60€, só me queixo do trabalho exagerado que é necessário para tirar as forras de plástico para chegar ao farol.
Imagem

Fora isso, vai com 72000Km, e 80% da capacidade original da bateria.
O que mais dói nos VE's do presente é a degradação das baterias e ainda pior, a recusa da Nissan em vender e instalar baterias de 30kWh ou mais nos modelos antigos sem justificação técnica.
Última edição por RJSC em 19 ago 2020, 10:08, editado 1 vez no total.

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 04 mai 2018, 10:28

Os 5 anos de garantia já passaram.
70000Km rodados ao meu serviço (87000km no total)
Contas de merceeiro:
contas.png
contas.png (12.05 KiB) Visto 6629 vezes
Qualquer dia já dá para pagar uma bateria nova.
A atual vai com 78% de capacidade (10 barras).

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galt
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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por galt » 12 fev 2021, 21:17

Excelente comparativo.

Se a autonomia não for um problema no dia-a-dia tens bateria para mais 4 ou 5 anos.

Continua a viajar a eletrões :lol:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 12 fev 2021, 21:35

Já que a Nissan não faz upgrades de bateria, tive eu que o fazer:
LeafSpy_Upgrade.png
:arrow: Arranjei uma bateria de 30kWh praticamente nova na sucata.
:arrow: Comprei uma CAN Bridge da Dala's EV Repair: https://dalasevrepair.fi/can-bridges/
:arrow: O chicote de adaptação , em vez de gastar mais 250€, retirei a ficha de 22 pinos do pack de 24kWh e a de 36 pinos trouxe da sucata também:
IMG_20210211_213652.jpg
No final de um dia de trabalho, com um amigo, 3 macacos hidráulicos, 4 suportes de automóvel, um porta paletes e uns barrotes de madeira lá conseguimos trocar o pack até à meia noite.
Resultado final, melhor que novo.
IMG-20210212-WA0011.jpg

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por galt » 12 fev 2021, 21:39

Parabéns Ricardo. Uma excelente aposta e de reutilização.
Só tu que dominas a eletrónica para obter um resultado ótimo.
:dance:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por OCasal » 12 fev 2021, 21:47

Muito bem! :clap:

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por Apr » 12 fev 2021, 22:32

Muito bem, 2 pessoas e uns macacos nao deve ter sido nada facil trocar o pack, não tens mais umas fotos do processo?

O que vais fazer ao pack antigo?

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por RJSC » 12 fev 2021, 22:40

Fotos não tirei nada além do adaptador feito com o conector da bateria velha. Lembrei-me de fotografar o adaptador com componentes reutilizados porque foi algo que não vi documentado na internet até ao momento.

O resto, o Daniel Oster que me vendeu a CAN Bridge já preparou um vídeo:


No meu caso não arranjei rampas e o porta paletes a que tive acesso não tem altura para retirar e elevar a bateria de uma vez só como no vídeo. Tivemos que elevar um bocado a bateria, calçar o pack, meter uns barrotes de madeira no porta paletes e levantar o resto.
Além disso também não cortei a alcatifa para fazer as ligações da bridge e os 12V retirei da mesma cablagem em vez de ir buscar à porta OBD como ele fez.
Tenho também a foto da minha ligação da bridge:
IMG-20210207-WA0012.jpg
A bateria velha tem 16kWh, e ainda estou a ver o que há de inversores para casa com capacidade on-grid e off-grid e preço que possa pagar.
O principal interesse que tenho na bateria em casa será para backup em caso de falha de energia.
Ainda estou indeciso se fico com ela ou a vendo.

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BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por BrunoAlves » 13 fev 2021, 02:18

Como disse no outro tópico, parabéns pela coragem. Além do saber fazer, colocar o pilim à frente de uma empreitada dessas é d'home! Boa! :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Diário de Bordo - RJSC

Mensagem por OCasal » 13 fev 2021, 10:27

Não tem é qualquer tipo de garantia, por isso há sempre algum risco associado a este investimento!

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