Diário de Bordo - mafgod

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por beme83 » 09 mar 2020, 12:05

mafgod Escreveu:
09 mar 2020, 10:58
E prontos, lá tive de gasta 31,50€.

Quase a fazer a bela idade de 8 anos, e mais de 155.00km, lá fomos ao IPO.
Passou uma vez mais com distinção, selo verde para mais dois anos.
Se está a perfazer oito anos não terá a partir de agora dois anos mas sim ano a ano...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 09 mar 2020, 14:54

beme83 Escreveu:
09 mar 2020, 12:05
Se está a perfazer oito anos não terá a partir de agora dois anos mas sim ano a ano...
C****** Tens razão, lá tenho de ir para o ano..... já está a ficar caro o carro... ;-)

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3042
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por Filipe » 09 mar 2020, 21:17

Carago, ó amigo Manel, lá teremos de desempochar mais um imposto anual; será viável pedir um empréstimo ás finanças? :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 08 mar 2021, 16:47

Pois é..... ao fim de quase 9 anos lá tive de trocar a bateria.

Um balúrdio, 89,67€!
Ia por uma mais barata mas, o espaço era curto e tede de ser uma outra... que só custa o dobro!
Enfim, não espero vir a troca de bateria, esta, tão cedo! ;-)

Já agora, uma atualização quando está quase, quase a faze 9 anos:
159,347km
Hx=25,76%
AHr=31,07
SOH=47,37%

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por Orlando » 08 mar 2021, 17:56

E com esse soh estimas que consegues fazer qts kms sem fazer fila atrás de ti?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 08 mar 2021, 18:19

Antes deste último confinamento, aínda conseguia fazer 60km (casa/Mafra/casa e novamente casa/Mafra/casa) e ainda tinha alguns eletrões lol
Tinha de ir a Mafra à hora do almoço e fim do dia para buscar as filhas à escola.
Gastava cerca de 120GIDs nas duas voltas.... e chegava a casa bem já nos tracinhos lol... bendito LeafSpy!
O Leaf cheio, fica na casa dos 130GIDs.

Estrada nacional/municipal e com umas subidas valentes (subida do Gradil e Murgeira), a respeitar os limites sempre que possível :-)
O grande problema é que desde há muito tempo, a regeneração é muito pouca (ou nenhuma mesmo), nestas descidas ir-me-iam ganhar imensa energia mas atrevo a dizer que pouco ganho e só gasto pastilhas!
Quando faço o memo percurso no Leaf40, bem vejo o que regenero!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por BrunoAlves » 08 mar 2021, 19:56

Se for como OCasal, o problema maior é que a degradação cavalga a partir daqui porque tudo são ciclos completos :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 08 mar 2021, 21:41

Já há uns largos milhares/anos que são ciclos completos :-(

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por mafgod » 23 jul 2021, 10:34

E ao passar quase pouco mais de 20 meses (621 dias) desde a queda da 6ª barra, atingiu a 5ª barra.

Dados ao atingir a 5º barra em relação à 6ª barra:
162.499km (+ 13.707Km)
30,43 AHr (-4,63)
46,39 % SOH (-7,05)
24,84 % Hx (-6,59)
127 GIDs máx (-23) - Perca de ~14Km de autonomia em relação à 6ª barra.

Ainda me permite fazer uns 60km sem grandes preocupações (com ajuda do LeafSpy).

E o gráfico da evolução:
leaf.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - mafgod

Mensagem por BrunoAlves » 23 jul 2021, 14:09

O problema dessa utilização é o mesmo que aconteceu ao OCasal. Ao fazeres ciclos profundos todos os dias vais acabar por acelerar a degradação. Está na altura de procurares uma bateria para a segunda vida desse carro ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”