Diario de Bordo FullElectric

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 31 mar 2016, 12:48

pafi Escreveu:Já agora, o regresso pode ser a 100km/h para se fazer mais um cálculo ;)
Leaf de 30kWh + rede pcr : um cenário que pode tornar-se fascinante para muita gente!
Olá Pafi. Esse teste já fiz, tens o relato uns posts atrás. Braga-Abergaria pela AE, 121km a 90-100km/h sem CC gastou cerca de 60% SOC

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 31 mar 2016, 13:02

Malm Escreveu:Isso é para estar à venda quando? Esse Nissan Leaf de 30 kWh é uma excelente evolução. Também eu estou rendido. Para quem vai começar agora tem aqui uma excelente opção. De refrigeração das baterias é que nada, certo? Ou seja, neste modelo vamos ter degradações a um ritmo elevado. Desde que dê para poupar em gasóleo o suficiente para comprar uma bateria nova ao fim de 5 anos, tudo bem. É que isso vai convidar a andar muito e depressa, o que vai implicar uma redução na vida útil da bateria. E olhem, acabaram com a carga até 80%. Quantas vezes eu já escrevi neste fórum que usar isso seria muito pouco vantajoso? Até a Nissan já descobriu que não vale o esforço.
Malm andas desatento, só vês iMievs à frente :lol: :lol:
O Leaf 30kWh já circula em Portugal à cerca de 2 meses. E sim concordo contigo, revela ser uma grande evolução ao anterior, a diferença não está só na bateria mas também na gestão do carro e eficiência do mesmo.
Tem a regeneração bastante melhor, mas na minha opinião ainda há aqui que melhorar, ainda está bastante inferior ao i3 por exemplo.
A bateria continua a não ter refrigeração, isso já se sabia à muito tempo antes de ela aparecer à cena, a química penso ser a mesma da de 24kWh.
Este carro com que andei, mesmo após os tratos que levou e já com mais de 3.000 km continua com os Ah totais.
Os 80% também concordo que não fazem sentido, já a partir do mk2.
Última edição por FullElectric em 31 mar 2016, 13:27, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por VETL » 31 mar 2016, 13:29

rdias Escreveu:Explica lá melhor os 7.2 kWh consumidos ?
29 kWh úteis ?
Sim, 29 úteis. Está documentado aqui pelo FullElectric.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por VETL » 31 mar 2016, 13:31

FullElectric Escreveu:
pafi Escreveu:Já agora, o regresso pode ser a 100km/h para se fazer mais um cálculo ;)
Leaf de 30kWh + rede pcr : um cenário que pode tornar-se fascinante para muita gente!
Olá Pafi. Esse teste já fiz, tens o relato uns posts atrás. Braga-Abergaria pela AE, 121km a 90-100km/h sem CC gastou cerca de 60% SOC
E este tem jante 17'.
Quanto fará um Acenta com jante 16'?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 31 mar 2016, 13:31

rdias Escreveu:Explica lá melhor os 7.2 kWh consumidos ?
29 kWh úteis ?
7,042 kWh consumidos
29,0 kWh úteis
Estão espelhados nos screenshoots

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 31 mar 2016, 13:56

VETL Escreveu:
FullElectric Escreveu:
pafi Escreveu:Já agora, o regresso pode ser a 100km/h para se fazer mais um cálculo ;)
Leaf de 30kWh + rede pcr : um cenário que pode tornar-se fascinante para muita gente!
Olá Pafi. Esse teste já fiz, tens o relato uns posts atrás. Braga-Abergaria pela AE, 121km a 90-100km/h sem CC gastou cerca de 60% SOC
E este tem jante 17'.
Quanto fará um Acenta com jante 16'?
Existirá concerteza alguma diferença e dependerá muito da velocidade média prinipalmente em AE.
Numa utilização normal em nacionais não é significativa, isto baseado na experinecia com os de 24 tekna vs acenta, mas sem dados concretos.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por Apr » 31 mar 2016, 14:32

Não se esqueçam o Leaf 30kWh que o fullElectric testa tem mais 6kWh e mais 0% de degradação. Deixa-o passar por uns anitos de verões escaldantes. Mesmo assim os indicadores todos serão melhores que os LEAFs anteriores só pelo facto de a bateria ser maior.

Eu sou grande critico a evoluções mínimas destas, mas confesso que depois de o ter conduzido e pelo o que é mostrado aqui estou convencido que é uma melhoria significativa. E é uma coisa que existe, não é noticia ficticia ou tinta no jornal como são os outros.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por Malm » 31 mar 2016, 18:43

É verdade, eu estou agora a saber as novidades. Como não estou a pensar comprar não ando a seguir as novidades mês a mês. Só o estar dentro dos assuntos do i-MiEV já me toma bastante tempo. Essa da bateria ter garantia de 8 anos, vamos lá ver se é mesmo para a Nissan ter essa confiança toda. Para mim, ao fim de 5 anos, mesmo com 85% da autonomia inicial (70% da capacidade inicial), o meu i-MiEV chega e sobra para o dia a dia. Tirando as férias de verão e uma ou outra emergência, só preciso do carro a gasóleo uma vez por mês, para fazer uma viagem mais rápida até à Figueira da Foz. E se houvesse PCR em Coimbra até essa viagem era de elétrico.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 22 jun 2016, 15:09

Quem espera, desespera...
Já lá vão quase 3 meses que o meu Leaf mk1 está na oficina.
Foi por para lá por dois motivos
1- Problema no carregador, abortava a carga nos carregamentos Mode3
relatado aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... carregador

2 - Problema em 3 células da bateria. 3 Weak cells
Já andavam baixas à cerca de um ano e apesar de inúmeras tentativas e cuidados para as recuperar e certo é que 2 continuam fracas e a 3ª tem dias.

Como a garantia termina este mês, era agora ou esquecia, lá foi o carro para a Nissan

A experiência já dava um bom guião "COMO FALAR PARA O BONECO", às vezes até fico com dúvidas se falei ou escrevi em português.

O carregador, após muita argumentação, já foi substituído.
Não se revelou um processo pacífico apesar do carro cumprir todos os requisitos da garantia. Começaram por apresentar um orçamento, 3400€+IVA+MO; De seguida aceitavam suportar 50% do custo da peça; Por fim, sem mais argumentos, lá aceitaram que o carregador é de facto um componente EV, logo coberto pela garantia.

As Weak Cells ainda andam de lá para cá, ou melhor de cá para lá pois continuam a não querer entender do que realmente se trata. Falo de alhos e a Nissan responde sobre bugalhos.
Falo das Weak Cells, células fracas, ou células muito desbalanceadas, peço para procederem ao diagnóstico Cell Voltage Loss Inspection e respondem com a cassete chapa 5 "A bateria do seu carro apresenta 10 segmentos dos 12 possíveis no indicador de capacidade logo encontra-se dentro dos padrões normais..."
Já lhes enviei cópia do EVB-65 (Cell Voltage Loss Inspection), já me disponibilizei para, juntamente com a oficina, procedermos ao diagnóstico,..., contudo continuo nitidamente a falar para o boneco.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diario de Bordo FullElectric

Mensagem por FullElectric » 22 jun 2016, 16:07

Algum forista amigo tem acesso a um Consult 3 ?

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”