DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por santanamos » 04 ago 2016, 02:13

Ai jasuss, apenas uma carga para cada lado!
Ando a planear a minha viagem com 3CR e uma lenta :shock: vai haver fumo :evil:

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por mjr » 04 ago 2016, 23:54

FNunes Escreveu: Dúvida: O aumento da temperatura da bateria ( até aos 39 Gr) parece ter acontecido durante a carga em Aveiras. Alguém já teve esse efeito?
A temperatura máxima atingida na bateria segundo o LS foi de 39C? É que contei 8 barras de temperatura, em princípio deveriam ser 40 e muitos graus Celsius...

Muito interessante este DB :)
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 05 ago 2016, 14:36

margarett Escreveu:Há aqui malta a marcar 10,5 - 11kW (eu não consigo, nem de perto nem de longe!)
Se conseguires chegar a esses valores passas os 250km na boa ;)
Nas minhas leituras (antes de ter o VoltMobil) também reparei nestas medidas de consumo muito baixas.
Quando recebi o carro vinha algures nos 14 Kwh/100Km.

Depois com o tempo o indicador foi baixando (lentamente) até rondar os 12 Kwh/100.
Eis senão quando: toquei naquele botaozinho com um ponto (no grupo dos 4) e voilá - fez reset ao valor que estava no ecrã - os Kwh/100.
( deverá estar no manual, mas escapou-me - e o manual é tão graaaande).
Aprendi que posso fazer reset ao "contador" mostrado naquela altura no ecrã.

A partir daí comecei a fazer reset a esta média antes do início da cada viajem para ter uma média de consumo específica da viajem em questão.
No meu caminho para o trabalho faço o mesmo percurso. Na manhã ligeiramente a subir, de tarde ligeiramente a descer.
Compara_QueijasAlfouvar_IdaeVolta.jpg
Ida e Volta - QueijasAlfouvar
Compara_QueijasAlfouvar_IdaeVolta.jpg (79.21 KiB) Visto 4554 vezes
Quando se deixa a média acumular ela vai ficando pelos 12.X.
Quando se separa as médias ficamos com a noção precisa do "porquê" do LEAF gastar mais ou menos.

Esta aprendizagem serviu-me também para esta viajem. Desde logo as médias mostradas (Kwh/100) são colocadas a zero em cada etapa: Saida, Aveiras. Por isso tem um significado local aquele troço.
Também percebi a influencia enorme das subidas (principalmente com o carro pesado). Por isso no final das descidas deixo sempre o carro acelerar (até aos 110) de modo a não ter de consumir tanto na subida imediata.

Mas isto quer também dizer que é muito fácil obter médias baixas baseadas apenas em 1 ou 2 Km de percurso e fotografar.
Parece-me que a NISSAN teria feito bem em colocar à direita desta média um contador do nr de Km realmente envolvidos na média.
Normalmente uso o contador TRIP A ou B fazendo o reset ao mesmo tempo para servir de guia.

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 08 ago 2016, 22:35

Para terminar os dados sobre esta viajem consegui obter um LOG do LeafSpy durante uma das viajens - da outra qualquer coisa se passou que não tenho o LOG.

Fiz uma imagem com a altitude , a velocidade e os Amperes do Pack (imagino que seja a corrente fornecida (+) ou a corrente durante a carga(-).
Agradeço qualquer comentário ou correção.
Aqui vai - o Leaf Spy fez LOG de 5 em 5 minutos.
Imagem_LSpy_ViajemQueijasPP_30072016.png
Viajem Queijas >> PPeq
Até para mim que fiz a viajem a subida da altitude até aos 500 metros foi uma surpresa - não pareceu tão a subir...

Quanto à velocidade pode ver-se que depois de Aveiras (às 8:04 até 8:46) nunca cheguei aos 100Km/h (média de 5 minutos) - não fosse o diabo tecê-las...

Os Amperes do Pack parecem refletir a corrente que sai ou entra no PACK - Claramente nas subidas a coisa ferve.
Em algumas descidas a carga chegou para ser visivel mesmo numa média de 5 minutos.

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 27 out 2016, 14:53

Então vamos lá atualizar este DB (que já merece!). Tenho andado ocupado a fazer Kms. A 10 de Out ia nos 6400...

Gostava de perguntar aos entendidos se não acham que a voltagem das células (LSpy) deveria estar um pouco mais baixa quando a Bateria reporta aprox 1 kWh?
As imagens foram feitas numa das tentativas de chegar à tartaruga (não consegui).
LeafBat1kWh.png
LeafSpy - ainda sem Tartaruga.
LeafBat1kWh.png (56.03 KiB) Visto 4455 vezes
A célula mais baixa terá 3.40v - Não deveria ter um pouco menos?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por VETL » 27 out 2016, 16:08

Sim, sendo o de 30kWh, parece que está a subestimar a capacidade.
Se continuasse a descarregar, ele iria corrigindo de modo a não ficar abaixo de zero no fim...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por Orlando » 27 out 2016, 17:37

A corrente de descarga é fraca, logo a tensão não baixa assim tanto.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 27 out 2016, 19:54

VETL Escreveu:Sim, sendo o de 30kWh, parece que está a subestimar a capacidade.
Se continuasse a descarregar, ele iria corrigindo de modo a não ficar abaixo de zero no fim...
No caso do 30 kWh qual é a tensão da célula mais baixa em que é suposto desligar o "drive"?
Para obter o efeito que referes terei(teria) de ir até desligar correcto?

Pergunto porque faço viajens grandes (um dia destes quero ir a Serpa) e quero saber exatamente os limites.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por VETL » 27 out 2016, 20:55

2,62v
Vê aqui:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 590#p80949

Para esse efeito não é necessario descarregar tudo. Basta seguir a tensão das células.
A partir dos 3,4v (joelho) para baixo a descida é mais vertiginosa.

Tipo isto:
[img]http://s18.postimg.cc/q59u41qk9/Volt_discharge.png[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

FNunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 49
Registado: 02 mar 2016, 22:32
Data de fabrico: 03 jun 2016
Capacidade bateria: 30 kWh 77Ah

Re: DB - FNunes - VoltMobil - Acenta 2016

Mensagem por FNunes » 28 out 2016, 14:39

VETL Escreveu: A partir dos 3,4v (joelho) para baixo a descida é mais vertiginosa.
Obrigado pela info certeira.
Se estou a ver bem e pelo gráfico 3,40V (célula mais baixa) implicaria que ainda existissem aprox 2kWh (ou seja aprox 15Km com juízo e sem pressas).
O meu reporta aprox 1kWh. :?

Agora estou a preparar uma viajem a Serpa. Ainda não sei se consigo levar o VE mas as distâncias são grandes e não tenho muito tempo. Lá terei de fazer CR em Aljustrel-A2 (à ida e à vinda). :?:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”