DB de um LEAF 30 em Alenquer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por filipeoliv » 12 mar 2020, 12:57

Habitualmente ele carrega a 10A
Quando mudo para 6A é mesmo para a carga ser lenta e terminar o mais perto da manhã possível.
Mas são poucas as vezes que isso acontece.
Uso muita vez o temporizador do carro e do EVSE
Por ex ao sábado chego a com 10 ou 15Km, se no domingo não sair, programo o EVSE para carregar 2h a 10A para ela sair de carga baixa e andar nos 50 ou 60%.
Já agora, carregar a 6A faz mal à bateria?
Luís, desculpa estar a fazer a pergunta no teu DB.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por beme83 » 12 mar 2020, 14:50

filipeoliv Escreveu:
12 mar 2020, 12:57
Habitualmente ele carrega a 10A
Quando mudo para 6A é mesmo para a carga ser lenta e terminar o mais perto da manhã possível.
Mas são poucas as vezes que isso acontece.
Uso muita vez o temporizador do carro e do EVSE
Por ex ao sábado chego a com 10 ou 15Km, se no domingo não sair, programo o EVSE para carregar 2h a 10A para ela sair de carga baixa e andar nos 50 ou 60%.
Já agora, carregar a 6A faz mal à bateria?
Luís, desculpa estar a fazer a pergunta no teu DB.
Quanto menor for a amperagem menor é a eficiência do carregamento e menor é a precisão do SOH do veículo. Não faz mal mas tem inconvenientes

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 15 out 2020, 15:33

O SR, perdeu a 3ª barra em junho com 132.000kms. O leaf spy reportava 68.91%

Atualmente está no 67.22%, com 140k km`s.
Cargas : 154 QC + 2635 L1/L2

Antes que comece a chover, recebeu 4 sapatinhos novos, Continental Ecocontact 6. Até agora, satisfeito, nada de ruídos exagerados.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por corrisi » 15 out 2020, 16:03

LuisG Escreveu:
15 out 2020, 15:33
O SR, perdeu a 3ª barra em junho com 132.000kms. O leaf spy reportava 68.91%

Atualmente está no 67.22%, com 140k km`s.
Cargas : 154 QC + 2635 L1/L2

Antes que comece a chover, recebeu 4 sapatinhos novos, Continental Ecocontact 6. Até agora, satisfeito, nada de ruídos exagerados.
Convinha perder a 4a barra antes dos 160 mil kms. 😉
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por Nonnus » 15 out 2020, 16:11

Esperamos todos que agora quando vier as temperaturas negativas caia a 4ª barra. Isto é engraçado, durante muito tempo esperamos que o carro mantenha as barras por muito tempo, agora desejamos que desapareçam o mais depressa possível. :)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por corrisi » 15 out 2020, 16:24

Nonnus Escreveu:
15 out 2020, 16:11
Esperamos todos que agora quando vier as temperaturas negativas caia a 4ª barra. Isto é engraçado, durante muito tempo esperamos que o carro mantenha as barras por muito tempo, agora desejamos que desapareçam o mais depressa possível. :)
Dica : Evitem fazer kms com SOC abaixo dos 50%. Abaixo deste SOC o BMS não faz cálculos. Logo, O HX não varia e por consequência os amperes e o SOH.
Por outras palavras, alguém que tenha 9 barras e carregue sempre o carro até aos 50% de SOC por que essa % confere uma autonomia suficiente para os seus trajectos, jamais vai perder qualquer barra.

PS; Refiro-me a leafs 30kwh com degradação elevada com SOH na casa dos 72% e abaixo.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 15 out 2020, 17:53

Por acaso, sempre tive o habito de carregar sempre que posso. Mesmo que não tenha em perspetiva vir a necessitar prefiro sempre carregar 2 ou 3h e ter o carro preparado, mesmo que não fique a 100%, minimamente "atestado" :)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por LuisG » 10 dez 2020, 22:40

45meses depois e com 143000kms no odômetro eis a 8.ªbarra.
No Leaf Spy 65,11%
Anexos
CE0AC80B-ACF5-4482-8F9E-9FF129557A27.jpeg
CE0AC80B-ACF5-4482-8F9E-9FF129557A27.jpeg (59.27 KiB) Visto 3357 vezes
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por mjr » 10 dez 2020, 22:59

Vais pedir bateria nova já ou aguardar? Lembro-me de um tipo nos EUA que andou mais de 1 ano com o carro abaixo das 8 barras porque não precisava da autonomia e queria receber uma bateria nova com mais km de modo a que quando vendesse o carro a bateria estivesse em melhores condições.

Era muito interessante um teste da tomada a essa bateria...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB de um LEAF 30 em Alenquer

Mensagem por corrisi » 11 dez 2020, 06:10

LuisG Escreveu:
10 dez 2020, 22:40
45meses depois e com 143000kms no odômetro eis a 8.ªbarra.
No Leaf Spy 65,11%
Curioso observar também a percentagem de SOH com que perdeste a 3 e 4a barras. Perdeste aos 68.91% a 3a barra e nem volvidos 4% de "degradação" perdes a 4a! Cada BMS tem a sua própria vida. 😇😯.
Já o meu ST de 30kwh de 03/2017 com 72% de SOH já apresentava 9 barras no dashbord.
Estando a 17 mil kms de atingir o final da garantia em termos de kms diria que seria aconselhável iniciar o processo de substituição da bateria junto do concessionário.😉Força nisso e boa sorte.

PS: Se puderes vê quantos AHr corresponde esses 65.11 de SOH.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”