Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

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jfr2006
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por jfr2006 » 12 mar 2021, 17:19

Não percebeste: Não estou a falar da diferença de consumos a 120 e a 80 (médias). Estou a falar da energia útil que conseguimos "extrair" da bateria a uma velocidade a outra.

Já vi em muitas situações que entre energia útil reportada pelo Leafpsy e a energia útil que consegui realmente usar, tendo em conta a média dada pelo CB e mesmo aquela reportada pelo LeafSpy vai uma diferença considerável, especialmente quando a condução foi mais agressiva.

Com base nisto e tendo em conta situações semelhantes, mas com a bateria mais nova, só posso atribuir isto a perdas na bateria mais elevadas, com a idade.

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mjr
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 12 mar 2021, 20:23

O efeito que estás a falar tem a ver com a energia que a bateria consegue dar a diferentes níveis de descarga, o chamado efeito de Peukert.

Esse efeito aumenta com a degradação da bateria e com a diminuição da temperatura. Já ouvimos várias vezes histórias de Leafs com baterias degradadas e frias que após uma subida a abrir viram o SOC cair abruptamente e depois recuperar parcialmente quando a corrente baixa. Não sei se o efeito que estás a falar será esse. Recordo-me que quando tinha a bateria original degradada no meu Leaf ele rapidamente chegava ao aviso de bateria fraca quando andava a velocidades elevadas, mas depois aguentava-se imenso tempo sem chegar à tartaruga. O efeito de Peukert não rouba capacidade à bateria, apenas limita a velocidade com que conseguimos extrair toda a capacidade. Quando baixamos a corrente as reações químicas voltam a conseguir acompanhar e conseguimos extrair toda a energia que falta. Isto funciona independentemente das perdas pela Ri, que nos fazem perder energia mas não nos fazem perder Ah (carga).

Para perceber a capacidade precisamos de ir de 100% até 0%, parar a 10% indicados no carro/LEaf Spy pode significar perder mais de 10% de capacidade porque o carro está a subestimar a capacidade real. Eu confio pouco na instrumentação dos VE em geral e ainda menos na do Leaf... é muito difícil estimar o SOC real com algoritmos. Talvez um dia optem por usar redes neuronais, acho que teriam melhor resultado.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 12 jul 2021, 20:08

Hoje vai ser dia de fazer um teste de tomada porque o meu Leaf amanhã vai levar com o tão milagroso update.

Por esta altura tenho o carro todo mamado em comparação com o ultimo teste.

Comecei por achar estranho o Leafspy mostrar apenas 5% de SOC quando o carro ainda mostrava 10%. Normalmente o carro nestas percentagens é mais pessimista que o Leafspy. Outro dado estranho é o Leafspy apresentar um SOC de 0.0% quando o mesmo LeafSpy mostrava 1.2 de energia armazenada. Andou a alternar entre 0.0 e 0.2% durante 22km.

Outro dado interessante foi com 0.0% de SOC as células estarem todas certinhas (reparem na voltagem):

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Depois deste print o carro ainda andou 13km

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Outro dado interessante foi a tartaruga desta vez aparecer antes dos 2.8v como da última vez, apareceu por volta do 3v com cerca de 0.3kWh de energia no pack.

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Agora vai carregar, vou registar a quantidade de energia que vai entrar no pack e, depois do update vou voltar a fazer o mesmo.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 13 jul 2021, 15:40

Pequeno update.

Antes 67% de SOH, depois 82% de SOH

Antes 9 barras, agora 11 barras.

Estimativa do carro quando entrou na Nissan não me permitia chegar a casa sem um carregamento. Estimativa do carro quando saiu da Nissan permitiu chegar a casa e com o A/C ligado.

Quando reunir os dados todos ponho aqui toda a informação do antes e depois.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por mjr » 13 jul 2021, 20:24

Dados muito interessantes!
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 13 jul 2021, 20:43

No teste de tomada de ontem tanto o EVSE, como o medidor de energia que tenho no quadro para carregar o carro registaram 25kWh consumidos para carregar o carro até aos 100%.

De manhã estava assim:

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O carro foi entregue na Nissan assim (reparem que pela estimativa do carro eu já não ia conseguir voltar para casa sem um carregamento):

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Quando saiu da Nissan estava assim:

De 9 barras passa a ter 11, de um SOH de 67% passou para 82% e, de um SOC de 44.2% passou a 57.5%, com uma estimativa de 116 km em vez dos 72km apresentados anteriormente):

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Depois de fazer a viagem de volta a casa numa velocidade normal com 4 pessoas e de A/C ligado cheguei assim:

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Hoje forcei o aparecimento da Tartaruga outra vez e houve algumas alterações. O contactor abriu quando a celula mais baixa atingiu os 2.7v em vez dos 3.0v de ontem, e o SOC nunca foi apresentado como 0.0% como aconteceu ontem, havia a informação que ainda restava 0.4kWh no pack em vez dos 0.3kWh de ontem. O balanceamento das células hoje estava menos homogéneo.

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Pronto, agora é carregar outra vez até aos 100% e ver o comportamento.

Falei com o chefe da oficina e pedi para ele me explicar no que consistia o update em concreto. Foi-me explicado que não há nenhum ganho de capacidade de energia efectiva. O pack continua com a mesma capacidade de energia, a maneira como o carro lê essa energia segundo a Nissan estava errada e agora com este update passa a fazer uma leitura correcta. Vamos ver se é mesmo assim...

Amanhã ponho os prints depois de carregar até 100% com o novo update.

É muito numero para analisar, mas só assim podemos ver o que realmente acontece com este update. ;)
Última edição por Nonnus em 14 jul 2021, 15:44, editado 3 vezes no total.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por frankesousa » 13 jul 2021, 22:24

Pelos testes que fiz com os meus 2 leaf 30, a voltagem de desligamento não parece diferente entre eles, apenas a amostragem que vemos no leafspy é que tem algum atraso e por isso algum erro.

Também reparei que a energia efectivamente guardada abaixo dos 3v e pouco até 2.7 ou assim é quase nula, pelo que nem interessa ver bem a tensão a que o pack "abre" o contactor.

Os 25kWh são um pouco menos que os 27kWh e 26.2kWh que os meus leafs carregaram no teste de tomada (leaf 2017 sem update com 96mil km e leaf 2016 com update de 2018 com 111 mil km respectivamente).
Carreguei a 16A em ambos os testes, qual a corrente que usa-te no EVSE?
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por LuisG » 14 jul 2021, 00:34

Salvo erro ele carrega a 32A.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 14 jul 2021, 01:08

frankesousa Escreveu:
13 jul 2021, 22:24
Carreguei a 16A em ambos os testes, qual a corrente que usa-te no EVSE?
Nos meus testes carrego sempre ao máximo que o carro permite, 6.6kW, 28A para haver menos perdas.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 14 jul 2021, 10:18

Há alterações curiosas. :think:

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O leafspy agora reporta mais 4kWh. Antes reportava ~20kWh de capacidade agora reporta 24kWh.

Tanto o medidor que tenho quadro como o EVSE reportaram 25.6kWh e 26kWh respectivamente para carregar o carro. Antigamente reportavam exactamente o mesmo valor mas para 20kWh reportados (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=250#p140250). Os valores começam a ser coincidentes com o que a Nissan diz acerca do software estimar mal a quantidade de energia do pack. Na realidade o carro sempre consumiu os 25kWh para carregar até aos 100%.
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