Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

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corrisi
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 23 nov 2019, 11:05

[quote=filipeoliv post_id=129003 time=1574499644 user_id=1168]
Quando é falado em carregamento parcial não ser bom, fico com uma dúvida.
Quando não se carrega a 100% com balanceamento das células já é um carregamento parcial?
Quando vou a rolar e tiro o pé do acelerador, estou a fazer um carregamento parcial?
Se venho a 80km/h e meto o pé no travão, aí faço uma carga rápida parcial😊
Ou estou a ver mal a coisa?
[/quote]

Entendo como carregamento parcial, teres programado o carregamento para 80% e consecutivamente interromperes a carga antes disso. Imagina por exemplo quando vais a um pcn, chegas com 25%, carregas durante 45 minutos e sais com 50%. Este comportamento assiduamente faz baralhar o BMS, não significando isto que faça mal à bateria. A estimativa do SOH é que fica desnorteada.
Da minha experiência, se tiver o carregamento programado para 100% e interrompe-lo aos 95% (faço não poucas vezes) o BMS não se ressente. No entanto, faço semanalmente, sem excepção, um carregamento a 100% com balanceamento das células.
Em relação à voltagem das células quando parado, não tentes deixar com menos de 3.9V. O que tenho feito é tentar deixar nos 3.92V durante a noite na garagem até iniciar o carregamento na madrugada.
Por exemplo, como ao sábado tenho tarifa bi-horária durante o dia o carro pernoitou assim na garagem.
Anexos
PicsArt_11-23-10.03.18.jpg
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 nov 2019, 10:47

FullElectric Escreveu:
23 nov 2019, 01:00
Esta é a radiografia do meu leaf30
Carrega TODOS os dias até 100%, normalmente termina a carga entre 10 a 60min antes de sair
Faz cerca de mil km por semana
Carrega em PCR sempre que necessário
Viagens em que tenha necessitado de mais que uma carga rápida num dia... menos de 10 talvez
e o estado é este
Imagem
Não duvidando do que escreveste há qualquer coisa que não bate certo no teu carro com o meu. O meu carro até a um mês atrás fazia o mesmo que o teu (200km /dia - 1000km semana) carregava todos os dias até aos 100% terminando as cargas também entre os 60 minutos e os 10 minutos antes de sair.

Pelo que mostra o teu LeafSpy e comparação com o meu existe 10000km de diferença, mas olhando para os QC e os L1 e L2 tens mais 250 QC e mais 800 L1/L2 isto mostra que tens muitos carregamentos incompletos. :roll:
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- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 nov 2019, 11:14

Nonnus Escreveu:
25 nov 2019, 10:47
FullElectric Escreveu:
23 nov 2019, 01:00
Esta é a radiografia do meu leaf30
Carrega TODOS os dias até 100%, normalmente termina a carga entre 10 a 60min antes de sair
Faz cerca de mil km por semana
Carrega em PCR sempre que necessário
Viagens em que tenha necessitado de mais que uma carga rápida num dia... menos de 10 talvez
e o estado é este
Imagem
Não duvidando do que escreveste há qualquer coisa que não bate certo no teu carro com o meu. O meu carro até a um mês atrás fazia o mesmo que o teu (200km /dia - 1000km semana) carregava todos os dias até aos 100% terminando as cargas também entre os 60 minutos e os 10 minutos antes de sair.

Pelo que mostra o teu LeafSpy e comparação com o meu existe 10000km de diferença, mas olhando para os QC e os L1 e L2 tens mais 250 QC e mais 800 L1/L2 isto mostra que tens muitos carregamentos incompletos. :roll:
Provavelmente os carregamentos rápidos realizados são quase todos incompletos, pois não acredito que tenha carregado até 100%. Depois entra a teoria dos carregamentos rápidos na possível melhoria da estimativa do SOH. Digo eu!
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 nov 2019, 12:24

Os QC certamente que são. A questão é os mais 800 L1 / L2. Se eu em 94000km tenho 1000 e nestes 1000 tenho alguns incompletos, em 1800 com apenas mais 10000km, existem muitos mais, diria que mais de metade são incompletos. Ou então o carro anda com consumos na ordem dos 20kWh.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por filipeoliv » 25 nov 2019, 12:41

Estão a dar o desconto do programador?
No meu e em vários, sempre que liga o programador conta duas cargas.
Se colocarem à carga direto conta uma.
Isso já foi falado no forum, mas não me lembro onde.

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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 nov 2019, 14:24

filipeoliv Escreveu:
25 nov 2019, 12:41
Estão a dar o desconto do programador?
No meu e em vários, sempre que liga o programador conta duas cargas.
Se colocarem à carga direto conta uma.
Isso já foi falado no forum, mas não me lembro onde.
Sim, é verdade. No meu sempre que o carro está programado em L1/L2 soma duas cargas.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 05 mai 2020, 22:17

Como tinha mencionado noutro tópico o meu Leaf hoje de manhã perdeu mais um dente.

Imagem

ImagemImagem

O estranho nisto é que o carro já teve um SOH de 75.49% em Fevereiro e apresentava 11 barras, depois voltou a subir para os 78.55% e agora passado tanto tempo e com 75.18% é que desapareceu outra barra.

Das duas, uma. Ou há outro factor que nós desconhecemos que faz as contagem das barras e não apenas o SOH apresentado, ou o carro leva muito tempo até ter a certeza que a barra é para desaparecer.
Nonnus Escreveu:
10 mar 2020, 18:22
Não é só o teu. O meu a ultima vez que vi (22 de Fevereiro) já apresentava um SOH 75.49% ainda só perdeu uma barra, mas a segunda deve estar para breve. Se continuar a este ritmo de perder aos 5% a cada 4 meses a Nissan vai ter que se chegar a frente num inverno qualquer.
Nonnus Escreveu:
11 mar 2020, 20:59
Agora enquanto testava se conseguia por o carro em modo N e se ao sair do carro ele continuava em N no seguimento do outro tópico, aproveitei para ligar o Leafspy e não é que hoje apresentou um SOH de 78.55%. Esteve um calor do caraças aqui no Alentejo.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 06 mai 2020, 08:07

Nonnus Escreveu:
05 mai 2020, 22:17
Como tinha mencionado noutro tópico o meu Leaf hoje de manhã perdeu mais um dente.

Imagem

ImagemImagem

O estranho nisto é que o carro já teve um SOH de 75.49% em Fevereiro e apresentava 11 barras, depois voltou a subir para os 78.55% e agora passado tanto tempo e com 75.18% é que desapareceu outra barra.

Das duas, uma. Ou há outro factor que nós desconhecemos que faz as contagem das barras e não apenas o SOH apresentado, ou o carro leva muito tempo até ter a certeza que a barra é para desaparecer.
Nonnus Escreveu:
10 mar 2020, 18:22
Não é só o teu. O meu a ultima vez que vi (22 de Fevereiro) já apresentava um SOH 75.49% ainda só perdeu uma barra, mas a segunda deve estar para breve. Se continuar a este ritmo de perder aos 5% a cada 4 meses a Nissan vai ter que se chegar a frente num inverno qualquer.
Nonnus Escreveu:
11 mar 2020, 20:59
Agora enquanto testava se conseguia por o carro em modo N e se ao sair do carro ele continuava em N no seguimento do outro tópico, aproveitei para ligar o Leafspy e não é que hoje apresentou um SOH de 78.55%. Esteve um calor do caraças aqui no Alentejo.
Pois é Nonnus! Não sei se haverão muitos leafs de 30kwh de 2017 por cá que tenham perdido a segunda barra aos 75% de SOH. Julgo que deveria ter sido um pouco mais acima. Aguardemos pelo feedback de outros proprietários em condições idênticas.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 01 jun 2020, 15:35

Apesar dos dois dentes perdidos ainda consigo ter umas estimativas interessantes.

Ontem numa viagem de 100km (50km para cada lado) pela nacional Com velocidades entre 50km/h e os 120km/h (ups, foi só um bocadinho. Era a descer :whistle: ), na ida com A/C ligado, 28º graus de temperatura ambiente, na volta A/C desligado temperatura ambiente 22º.

Imagem

Quando parei a porta de casa:

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Hoje de manhã depois de carregar a 100%, porque vai fazer outra vez a mesma viagem apresentava uns bem simpáticos 192km de estimativa. O que para um carro que em novo sem degradação reclama 200km de autonomia...

O carro apresenta neste momento uma media de consumo de 14kWh/100. Se conseguir baixar para os 12/13 como tinha no ano passado por esta altura, teria estimativas agradáveis aos olhos.
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Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 02 jun 2020, 17:49

Nonnus Escreveu:
01 jun 2020, 15:35
Apesar dos dois dentes perdidos ainda consigo ter umas estimativas interessantes.

Ontem numa viagem de 100km (50km para cada lado) pela nacional Com velocidades entre 50km/h e os 120km/h (ups, foi só um bocadinho. Era a descer :whistle: ), na ida com A/C ligado, 28º graus de temperatura ambiente, na volta A/C desligado temperatura ambiente 22º.

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Quando parei a porta de casa:

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Hoje de manhã depois de carregar a 100%, porque vai fazer outra vez a mesma viagem apresentava uns bem simpáticos 192km de estimativa. O que para um carro que em novo sem degradação reclama 200km de autonomia...

O carro apresenta neste momento uma media de consumo de 14kWh/100. Se conseguir baixar para os 12/13 como tinha no ano passado por esta altura, teria estimativas agradáveis aos olhos.
Voltamos provavelmente ao mesmo que temos abordado em vários tópicos neste fórum. Essa degradação não é real e o carro está aí para rolar e rolar muitos kms, com autonomia quase na casa das duas centenas. 💪👍
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