Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

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corrisi
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 12:00

O meu leaf 30kwh de 03/2017 levou bateria nova em fevereiro deste ano e já tem o novo update do LBC.
Está como as imagens demonstram. Resido na Ilha da Madeira e a minha média ronda os 13.8kw.
Anexos
Screenshot_2021-07-25-11-55-48-77_965bbf4d18d205f782c6b8409c5773a4.jpg
Screenshot_2021-06-23-17-11-42-62_dbdbb72d9b105f7d3ea161eb17f487e2.jpg
Screenshot_2021-07-23-06-02-00-23_dbdbb72d9b105f7d3ea161eb17f487e2.jpg
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 12:30

MRider Escreveu:
25 jul 2021, 12:04
corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 12:00
O meu leaf 30kwh de 03/2017 levou bateria nova em fevereiro deste ano e já tem o novo update do LBC.
Está como as imagens demonstram. Resido na Ilha da Madeira e a minha média ronda os 13.8kw.
Então as 11 barras que tinhas quando levou a bateria " nova" ficou resolvido com o update do software?

PS: foi uma aposta ganha comprar o leaf já com menos 3 barras. Conseguiste uma bateria nova :)
O carro quando levou a bateria nova em fevereiro tinha 8 barras, 66% de SOH e a versão 4NR6A de LBC (já veio de fábrica com a última versão e não ilegível para qualquer update na altura).
Com a bateria nova ficou com 12 barras novamente e o mês passado levou o update 4NR6B.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2021, 13:12

corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 12:30
O carro quando levou a bateria nova em fevereiro tinha 8 barras, 66% de SOH e a versão 4NR6A de LBC (já veio de fábrica com a última versão e não ilegível para qualquer update na altura).
Com a bateria nova ficou com 12 barras novamente e o mês passado levou o update 4NR6B.
Muito obrigado.

Não querendo abusar da tua boa vontade será que podias por uma imagem da página do Leafspy que mostra a tensão das células,
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 13:38

Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 13:12
corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 12:30
O carro quando levou a bateria nova em fevereiro tinha 8 barras, 66% de SOH e a versão 4NR6A de LBC (já veio de fábrica com a última versão e não ilegível para qualquer update na altura).
Com a bateria nova ficou com 12 barras novamente e o mês passado levou o update 4NR6B.
Muito obrigado.

Não querendo abusar da tua boa vontade será que podias por uma imagem da página do Leafspy que mostra a tensão das células,
A 100% ele está assim!

PS. A célula n° 63 do pack veio com voltagem bem mais baixa ou fraca que as restantes. Expus a situação na altura no concessionário e à Nissan Ibéria, mas afirmam que não dando erro no CONSULT+ não há nada que possam fazer.
No entretanto, com o tempo tenho reparado que esse diferencial tem se vindo a esbater e que aos poucos a célula tem atingindo voltagens mais altas. 🤔🤷‍♂️
Julgo que com o tempo e carregamentos a 100% se consiga "recuperar" aquela célula.
Anexos
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2021, 14:55

corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 13:38
A 100% ele está assim!

PS. A célula n° 63 do pack veio com voltagem bem mais baixa ou fraca que as restantes. Expus a situação na altura no concessionário e à Nissan Ibéria, mas afirmam que não dando erro no CONSULT+ não há nada que possam fazer.
No entretanto, com o tempo tenho reparado que esse diferencial tem se vindo a esbater e que aos poucos a célula tem atingindo voltagens mais altas. 🤔🤷‍♂️
Julgo que com o tempo e carregamentos a 100% se consiga "recuperar" aquela célula.
Mais uma vez obrigado. O teu carro reporta 29.3kWh dentro do pack, eu não me lembro de alguma vez ter visto mais de 28kWh no meu quando era novo e, um SOH de 101% (seja lá o que isto for :mrgreen: ), os amperes são muito idênticos, o meu 83.15 em novo, o teu 83.89, os outros valores não me recordo só vendo com mais tempo.

Em relação ao teu carro. Tu já tentaste perceber se o carro esta a fazer o balanceamento das células?

O balanceamento normalmente ocorre 30 a 45 minutos antes do fim do carregamento. Consegues perceber que esta ocorrer porque o puxo de corrente começa a ser intermitente. No leafspy consegues ver isso. Eu como uso o EVSE do APR consigo ver em tempo real o consumo no carregamento e é por ai que vejo.

Pergunto isto porque embora essa célula esteja mamada as outras também não estão certas. Não estará essa célula a evitar que o carro consiga balancear as outras?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 15:04

Essa célula pode estar melhor, ou muito melhor que as outras. Para poder aferir a veracidade disso, tinha que ser vista a situação com o pack todo descarregado.

O balanceamento na Nissan não funciona como descreves. Aconselhava a uma leitura ao DB do primeiro Leaf do mjr, para ficar com uma ideia mais próxima da realidade de como as coisas acontecem. Julgo que é por lá que isso está bem explicado.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por corrisi » 25 jul 2021, 15:16

Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 14:55
corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 13:38
A 100% ele está assim!

PS. A célula n° 63 do pack veio com voltagem bem mais baixa ou fraca que as restantes. Expus a situação na altura no concessionário e à Nissan Ibéria, mas afirmam que não dando erro no CONSULT+ não há nada que possam fazer.
No entretanto, com o tempo tenho reparado que esse diferencial tem se vindo a esbater e que aos poucos a célula tem atingindo voltagens mais altas. 🤔🤷‍♂️
Julgo que com o tempo e carregamentos a 100% se consiga "recuperar" aquela célula.
Mais uma vez obrigado. O teu carro reporta 29.3kWh dentro do pack, eu não me lembro de alguma vez ter visto mais de 28kWh no meu quando era novo e, um SOH de 101% (seja lá o que isto for :mrgreen: ), os amperes são muito idênticos, o meu 83.15 em novo, o teu 83.89, os outros valores não me recordo só vendo com mais tempo.

Em relação ao teu carro. Tu já tentaste perceber se o carro esta a fazer o balanceamento das células?

O balanceamento normalmente ocorre 30 a 45 minutos antes do fim do carregamento. Consegues perceber que esta ocorrer porque o puxo de corrente começa a ser intermitente. No leafspy consegues ver isso. Eu como uso o EVSE do APR consigo ver em tempo real o consumo no carregamento e é por ai que vejo.

Pergunto isto porque embora essa célula esteja mamada as outras também não estão certas. Não estará essa célula a evitar que o carro consiga balancear as outras?
Viva. Eu julgo que ele está a fazer o balanceamento, mas não tenho certezas.
Logo após a colocação da bateria, o balanceamento demorava imenso, indicava que faltava 50 minutos para terminar a carga, mas ficava ali mais de 2h até terminar o carregamento.
Aquela célula inicialmente carregava apenas até ao máximo de 4.025V e quando a 100% de SOC o diferencial andava nos 92mV.
Hoje em dia, já vai aos 4.057V e o diferencial a 100% de SOC ronda os 70mV. Quer me parecer que aos poucos está a melhorar, mas só o tempo o poderá confirmar ou não.
Em cenário real cá na ilha e em ritmo de passeio dominical consigo fazer mais de 200kms, efetivamente.
Por aquilo que tenho lido pela web sobre casos semelhantes, este diferencial não é assim tão problemático ou grave. Julgo que aí no Continente existem empresas na área dos elétricos que conseguiam resolver este problema, retirando o pack e carregando individualmente e especificamente esta célula. Por aqui, para já não sei quem o possa fazer.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2021, 15:20

VETL Escreveu:
25 jul 2021, 15:04
Essa célula pode estar melhor, ou muito melhor que as outras. Para poder aferir a veracidade disso, tinha que ser vista a situação com o pack todo descarregado.

O balanceamento na Nissan não funciona como descreves. Aconselhava a uma leitura ao DB do primeiro Leaf do mjr, para ficar com uma ideia mais próxima da realidade de como as coisas acontecem. Julgo que é por lá que isso está bem explicado.
Então o que é que acontece durante este comportamento? Porque no meu acontece tal e qual como eu descrevi, ainda esta semana assisti a este comportamento minutos antes do carro dar o carregamento por terminado. Em caso de dúvidas posso fazer um vídeo a demonstrar que carro tem este comportamento 30 a 45 minutos antes de dar o carregamento por terminado.

Edit:

Também posso dizer que em carregamentos em PCR o carro não faz balanceamento das células, fiquei a perceber isto no ENVE de 2018 o carro deu carregamento por terminado aos 98%, a mesma percentagem que fica cá em casa quando eu interrompo o carregamento durante este comportamento que descrevi anteriormente.

Fica a questão no ar. Se este comportamento não é o balanceamento, então é o quê? Agora fiquei curioso, porque sempre pensei que era.
Última edição por Nonnus em 25 jul 2021, 15:38, editado 1 vez no total.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por Nonnus » 25 jul 2021, 15:32

corrisi Escreveu:
25 jul 2021, 15:16
Viva. Eu julgo que ele está a fazer o balanceamento, mas não tenho certezas.
Logo após a colocação da bateria, o balanceamento demorava imenso, indicava que faltava 50 minutos para terminar a carga, mas ficava ali mais de 2h até terminar o carregamento.
Aquela célula inicialmente carregava apenas até ao máximo de 4.025V e quando a 100% de SOC o diferencial andava nos 92mV.
Hoje em dia, já vai aos 4.057V e o diferencial a 100% de SOC ronda os 70mV. Quer me parecer que aos poucos está a melhorar, mas só o tempo o poderá confirmar ou não.
Em cenário real cá na ilha e em ritmo de passeio dominical consigo fazer mais de 200kms, efetivamente.
Por aquilo que tenho lido pela web sobre casos semelhantes, este diferencial não é assim tão problemático ou grave. Julgo que aí no Continente existem empresas na área dos elétricos que conseguiam resolver este problema, retirando o pack e carregando individualmente e especificamente esta célula. Por aqui, para já não sei quem o possa fazer.
O teu consumo de 13.8kWh/100km é bastante normal aqui no continente, alias no acumulado acho que é o que o meu carro reporta neste momento. A diferença é que nós temos estradas que nos permitem andar a mais velocidade durante mais tempo. Ai sem ser a via rápida as estradas não permitem grandes velocidades. Por outro lado vocês andam mais devagar, mas ou sobem, ou descem, não há nada plano por muitos KM. 8-)
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus

Mensagem por VETL » 25 jul 2021, 16:18

Nonnus Escreveu:
25 jul 2021, 15:20
VETL Escreveu:
25 jul 2021, 15:04
Essa célula pode estar melhor, ou muito melhor que as outras. Para poder aferir a veracidade disso, tinha que ser vista a situação com o pack todo descarregado.

O balanceamento na Nissan não funciona como descreves. Aconselhava a uma leitura ao DB do primeiro Leaf do mjr, para ficar com uma ideia mais próxima da realidade de como as coisas acontecem. Julgo que é por lá que isso está bem explicado.
Então o que é que acontece durante este comportamento? Porque no meu acontece tal e qual como eu descrevi, ainda esta semana assisti a este comportamento minutos antes do carro dar o carregamento por terminado. Em caso de dúvidas posso fazer um vídeo a demonstrar que carro tem este comportamento 30 a 45 minutos antes de dar o carregamento por terminado.

Edit:

Também posso dizer que em carregamentos em PCR o carro não faz balanceamento das células, fiquei a perceber isto no ENVE de 2018 o carro deu carregamento por terminado aos 98%, a mesma percentagem que fica cá em casa quando eu interrompo o carregamento durante este comportamento que descrevi anteriormente.

Fica a questão no ar. Se este comportamento não é o balanceamento, então é o quê? Agora fiquei curioso, porque sempre pensei que era.
Isso não é balanceamento nenhum.
A capacidade de descarga das células com tensão mais elevada pela unidade de controlo é ridícula, pelo que a sua descarga demora dezenas, centenas ou milhares de horas.
Sob determinadas condições ou parâmetros (no mk1 bastava estar uns minutos a tensão de todas as células acima de 4v - nos outros não sei), a LBC calculava quais as células a necessitar de descarga e depois andava assim vários dias seguidos a descarregar essas células.
Por isso é que se vêm umas barras vermelhas e outras azuis no LeafSpy. Shunt ativo ou desativo.

Eu também tenho Leaf (antes mk1 e agora 30), também tenho o EVSE do Apr e também vejo esse comportamento. Isso não é o balanceamento. Talvez no máximo seja ele a fazer testes e cálculos para decidir quais as células a atribuir "shunt ativo".
O que é certo é que os packs não têm forma material de poder fazer um balanceamento célula a célula assim em 30 ou 90 minutos.
Só para se ter uma noção, a LBC é pequenina (talvez um A5 c/ 2 ou 3 cm de espessura) e nem sequer aquece com quase todas as células com shunt ativo.

E faz todo o sentido não fazer esse procedimento aquando de um carregamento rápido.
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