Com a carga elevada é natural que tudo pareça melhor. No outro extremo (e sobretudo na descarga) é que aparecem as "maleitas".
Eu não partilho do teu optimismo
No teu último print em que o carro já não andava, tens mais de 0,45V de diferença entre a célula mais alta e mais baixa. É bastante. Se considerares que a amplitude total de funcionamento são 1,5V, é quase 1/3 em desfasamento (que não é 1/3 de capacidade perdida, atenção).
Mais, a célula mais baixa já está muito acima do valor de tensão com que o carro se desliga, o que quer dizer que após a descarga ser interrompida a tensão "saltou" para cima (o carro desliga-se aos 2,6V e a célula mais fraca já estava em 3,1V nesse print). Na realidade ao desligar esse diferencial de tensão deve ter sido muito maior. Tens células ainda bastante acima do joelho e pelo menos uma que te fez desligar o carro.
Estou um bocado sensível para isto porque estou a montar uma bateria para casa, que veio de um Leaf 30 ex-uber bastante degradada. Medi os módulos todos individualmente e verifiquei exactamente esse comportamento em algumas células, muito mais que noutras: a fazer a descarga programei para parar aos 2,8V. Ao parar algumas "saltavam" imediatamente para os 2,9-3V, outras "saltavam" para 3,1-3,2V. Estas últimas mediam sempre bastante menos capacidade que as restantes.
O "salto" é sempre tanto maior quanto a corrente de descarga. Fiz esse teste nas mesmas células com várias correntes de descarga e a capacidade reportada variava um bocado, bem como o "salto" a seguir à paragem era tanto maior quanto a corrente em uso.
Este fenómeno, para mim e deste "estudo" que tenho feito, é exactamente o que acontece nessas células mais degradadas: a bateria está a descarregar mas, consoante a potência, há 1 ou mais células que "afundam" muito mais que as outras, o que faz o BMS baralhar-se com a capacidade restante e, no limite, desligar-se prematuramente se 1 célula "afundar" tanto que toque no limite inferior.
edit: diria que tu, como o teu vizinho, precisas urgentemente que essa 4ª barra decida cair. Corres o sério risco de "morrer na praia".