DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 28 ago 2020, 14:56

Olá a todos.
Faz tempo que não dou noticias, é bom sinal :)
Mas por acaso tenho novidades.
Ontem a minha mulher parou para ir fazer umas compras, o meu filho ficou no carro a ouvir musica.
Quando chegou ao carro, tentou ligar e acendeu as luzes todas e dizia que não tinha kms.
Tentou desligar, mas não fazia nada.
Ligou-me, mas à distância não podia fazer nada.
Lá insistiu e ele desligou, esperou um pouco e voltou a ligar, voltou ao normal, mas ficou a fazer aquela musiquinha parva que tem ao inicio e estava desligada.
À noite saí com o carro e estava normal.
Esta manhã acordei a pensar naquilo e não sei por que raio não me lembrei da bateria 12V.
Ontem tinha metido o programador para carregar a 100%, quando cheguei ao pé do carro e só tinha 80%
A ver se este fim de semana, o carrego a 100%.
Já fui ter com a pessoa que eu costumo comprar as baterias, e esteve a medir, estava a 11v e o arranque fraco.
Já meti uma nova.
Desde sempre ouvi dizer que aquela bateria tem de estar boa.
Nem arrisquei.
De resto, tenho de pensar em meter pneus, aqueles estão a chegar ao limite.
Quanto à bateria de tracção, vai como sempre a descer :mrgreen: .
Hoje estava
Km: 74912
AHr= 43.03
SOH= 65.60%
HX= 57.57%
18mV de diferença entre a célula mais alta e a mais baixa.
Por agora acho que é tudo.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 29 ago 2020, 13:34

E já perdeste a 4a barra?
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 29 ago 2020, 14:03

Sim a quarta caiu à uns 2 meses.
Até me esqueci.
Embora não tenho ligado muito a obd, mas quando vi chegar a 66%, já sabia que ia cair.
Até comentei com a minha mulher, próxima carga a 100%, vamos ficar sem mais uma barra, por acaso foi à segunda carga a 100%
Mas como estava preparado psicologicamente, nem liguei :lol:
Mesmo assim a 100% com eco, tem dias que ainda marca 122km
Claro que começo a andar e em poucas subidas depois, está com 90....
Mas 110km ainda é possível fazer com ele, se não houver muita subida.

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por corrisi » 30 ago 2020, 21:29

filipeoliv Escreveu:
29 ago 2020, 14:03
Sim a quarta caiu à uns 2 meses.
Até me esqueci.
Embora não tenho ligado muito a obd, mas quando vi chegar a 66%, já sabia que ia cair.
Até comentei com a minha mulher, próxima carga a 100%, vamos ficar sem mais uma barra, por acaso foi à segunda carga a 100%
Mas como estava preparado psicologicamente, nem liguei :lol:
Mesmo assim a 100% com eco, tem dias que ainda marca 122km
Claro que começo a andar e em poucas subidas depois, está com 90....
Mas 110km ainda é possível fazer com ele, se não houver muita subida.
Muito bom. Independentemente do número de barras o importante é que o carro continua a ser útil para o perfil de utilizador. O resto são cantigas!💪😉
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 31 ago 2020, 10:33

Nem mais, a utilidade dele é o mais importante. ;)
Referi que o carro com 8 barras ainda era capaz de fazer 110Km e sim ainda faz até mais.
Ontem fiz duas cargas a 100%
A primeira foi de manhã, 4 pessoas no carro, via rápida, ac... ainda por cima com outro carro e não queria ir a poupar, não liguei.
Mas a segunda carga, eram 16h estava a 100%

Imagem

Pensei já é tarde, vamos até Montejunto, já o fiz varias vezes, mas desde que ele tem só as 8 barras, ainda não tinha lá ido.
Esqueci de tirar foto, mas à saída tinha 102Km.
Cheguei ao Lá a cima tinha feito 39.4Km e tinha uma autonomia de 25Km :lol: Que medo :lol:
Já não ligo à ficção que ele apresenta ainda tinha umas 5 barras de autonomia.
Caminhada pela serra e arrancamos para casa.
Cheguei cá a baixo já tinha 62Km, não sei porquê, mas desde sempre o carro a descer nunca chega a regenerar os 30Kwh, pouco passa dos 20Kwh.
Bem continuando, cheguei ao cruzamento, pensei, vou por Alcoentre, embora seja virado a norte está uma ventania, filha da mãe...
Mas ia um camião a passar e um bom arranque para o caçar, mas não serviu de muito, porque o vento era tanto que não havia efeito mantendo um distancia de segurança mínima.
Mas lá segui à velocidade dele 85, 90Km/h a subir e os km a desaparecerem.
Quando estava perto do final da subida, deixei o camião ir pois já só tinha 38Km, na descida não o deixei regenerar muito e aproveitei a velocidade.
Para entrar na N2 em Alcoentre, mais um arranque pois já vinha lá um, mantive-me a 100Km/h até Aveiras.
Cheguei a casa com 32Km :lol:
À noite ainda tive de sair, cheguei a casa assim:

Imagem

Imagem

E pronto, com 8 barras, podemos subir Montejunto e fazemos pelo menos 110Km.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por pemifer » 03 set 2020, 14:53

Isso da bateria de 12v é normal!
Quando se está parado convém ter o carro ligado como se fosse andar para o carro ir carregando a bateria de 12v.
A mim aconteceu-me o mesmo quando ainda não andava com ele. Estive várias horas na garagem com a música ligada, os miúdos a brincar dentro do carro e em modo "acessórios".

Foste a Montejunto e vê lá se pagaste um café... :evil: :evil:
20200823_120439.jpg

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 03 set 2020, 15:13

pemifer Escreveu:
03 set 2020, 14:53


Foste a Montejunto e vê lá se pagaste um café... :evil: :evil:

20200823_120439.jpg
Isso digo eu, foste lá e não disseste nada :D
Quando vi o teu post era para ter comentado, mas depois meteu-se alguma coisa pelo meio e esqueci.
Quando quiseres lá ir fazer uma caminhada, eu linho.
Fazemos uma caminhada pequena para mulheres e putos irem ;)

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 03 set 2020, 15:14

Já agora, desde que mudei a bateria 12v deixou de subir o vidro do condutor em automático.
Já estou farto de dar voltas à quilo, alguém sabe como fazer?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 03 set 2020, 16:09

Normalmente é igual em todos os carros: fechas o vidro normalmente, depois puxas e seguras o manípulo durante alguns segundos até ele "memorizar".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 03 set 2020, 16:22

BrunoAlves Escreveu:
03 set 2020, 16:09
Normalmente é igual em todos os carros: fechas o vidro normalmente, depois puxas e seguras o manípulo durante alguns segundos até ele "memorizar".
Obrigado, já fiz isso, mas não devo ter estado tempo suficiente, logo já tento mais tempo ;)

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”