Diário de Bordo do Rei Zoom

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por rnlcarlov » 18 jun 2019, 10:47

brunoa Escreveu:
17 jun 2019, 11:27
Bom dia,

Estando a preparar a minha viagem para terras do Algarve, e devido aos kWh disponíveis da bateria, decidimos fazer a parte final Aljustrel - Alcantarilha pela estrada nacional, pelos seguintes motivos:

- Nas EN as velocidades médias são mais baixas, pelo que deve ser possível despender menos energia.
- Efetuar paragem estratégica em Ourique para carregar.

E é neste ponto que peço ajuda de quem já por lá passou.

Em contacto com a C. M. Ourique, quase nada ou muito pouco me souberam dizer sobre o parque do trabalhador, no entanto, indicaram-me que no Pingo Doce da vila a funcionária da camara já teria visto um estrutura especifica para carregar carros elétricos.

Alguém tem conhecimento deste posto? É que no site da Mobie não aparece!
Por acaso não concordo muito com gastar menos energia indo pela EN. Para velocidades semelhantes, o consumo em AE é inferior por vários motivos:
1) Melhor piso (menos atrito)
2) Menos curvas
3) Menos acelerações/desacelerações

Nesse troço não há grandes diferenças de altimetria entre optar por um caminho e outro. Dependendo da velocidade usada, indo pela EN há o stress acrescido (pelo menos para mim) de ter sempre carros a querer ultrapassar e formar filas atrás de mim. Numa EN não consigo ir a 70-80 sem empatar, enquanto que na AE basta passarem ao lado. Já fiz muita vez este percurso com 14kWh utilizáveis directo.
A minha experiência em ir por EN a poupar (IC1 para norte) fez-me ficar com pouca vontade de andar devagar em eixos rodoviários principais.
Um caminho onde se gasta menos para ir para o Algarve é pela nacional 2, em virtude de ter tanta curva que a velocidade média acaba por ser da ordem dos 50km/h, quer se queira quer não :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por pemifer » 18 jun 2019, 11:09

rnlcarlov Escreveu:
18 jun 2019, 10:47
Por acaso não concordo muito com gastar menos energia indo pela EN. Para velocidades semelhantes, o consumo em AE é inferior por vários motivos:
1) Melhor piso (menos atrito)
2) Menos curvas
3) Menos acelerações/desacelerações

Nesse troço não há grandes diferenças de altimetria entre optar por um caminho e outro. Dependendo da velocidade usada, indo pela EN há o stress acrescido (pelo menos para mim) de ter sempre carros a querer ultrapassar e formar filas atrás de mim. Numa EN não consigo ir a 70-80 sem empatar, enquanto que na AE basta passarem ao lado. Já fiz muita vez este percurso com 14kWh utilizáveis directo.
A minha experiência em ir por EN a poupar (IC1 para norte) fez-me ficar com pouca vontade de andar devagar em eixos rodoviários principais.
Um caminho onde se gasta menos para ir para o Algarve é pela nacional 2, em virtude de ter tanta curva que a velocidade média acaba por ser da ordem dos 50km/h, quer se queira quer não :lol:
:text-goodpost:
Eu tambem sou da mesma opinião. No ano passado fiz AS Aljustrel - AS Loulé e vice-versa, 2 vezes, a 50km/h na auto-estrada.
Se fosse numa nacional não conseguiria fazer o mesmo, iria formar longas filas atrás de mim, na AE, só não passa com facilidade quem tem poucas aptidões.
Algumas das razões porque prefiro AE: viewtopic.php?f=56&t=5332&start=170#p107488
A quantidade de condutores com poucas aptidões: viewtopic.php?f=56&t=5332&start=160#p107460

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 18 jun 2019, 11:31

Pemifer e rnlcarlov,

Desde já agradeço as vossas informações. Volto a ponderar fazer o caminho completo pela AE com o pressuposto que vou estar a pastelar no PCR para chegar perto dos 100%.

Vou conferenciar com a companheira se fazemos direto entre PCR's ou mantemos o plano original de fazer almoçarada em Ourique, com carregamento intermedio e dividimos os km entre o PCR e Ourique (+/-40km) e Ourique e Alcantarilha (+/- 70km).

Para quando um PCR no posto de abastecimento da CESPA em Almodôvar, será que a Ionity demorará muito?
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por jfr2006 » 18 jun 2019, 11:50

brunoa Escreveu:
18 jun 2019, 11:31

Para quando um PCR no posto de abastecimento da CESPA em Almodôvar, será que a Ionity demorará muito?
A Ionity não te irá servir de muito: não colocam carregadores com Chademo, só CCS :(

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 18 jun 2019, 12:44

Eu já me lixei uma vez e vai ser muito difícil o Leaf ir andar em AE.
Carreguei 2.33 euros de eletricidade e paguei 9.50 euros na fatura, nem 100Km fiz.
Por mim fiquem com os postos, ando a gasóleo na AE, sai menos poluente na minha carteira. :lol:
Mas andar em AE, mesmo a 100Km/h o meu nem 100Km Faz, se for pela nacional, aquilo dura e dura, vamos mais devagar, mas menos stress.
Esta é a minha opinião, claro.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 18 jun 2019, 13:15

jfr2006 Escreveu:
18 jun 2019, 11:50
A Ionity não te irá servir de muito: não colocam carregadores com Chademo, só CCS :(
Bolas! Queres ver que tenho mesmo de pensar em trocar o meu BEV?

Filipeoliv, andar a gasóleo nunca foi opção cá em casa. Não sou extremista nem purista, mas desde que nasci que convivo com uma doença respiratório, passado grandes fases da minha vida entre os 7 e os 14 na unidade de alergologia do Hospital D. Estefânia. Em verdade te digo, não desejo sequer ao meu pior inimigo, por isso não. Para transportes pesado, compreendo e aceito. Tudo o resto foi nos impingido pelos nos queridos e adorados "irmãos" europeu e a sua brilhante estratégia de domínio pelo comercio,

Aliado a isso o Rei Zoom, atualmente é o único carro a casa!
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 657
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por filipeoliv » 18 jun 2019, 14:13

Nunca faria tal coisa.
O Leaf é o carro que mais km faz, sem dúvida, mas ter só o Leaf que mal faz 100Km, isso seria um pesadelo para ferias ou viagens grandes.
Comprei o Leaf para fazer 25km por dia, está a fazer mais de 1200 por mês, por isso está muito acima da espetativa.
Mas as férias são para relaxar, não imagino ir de férias com a minha mulher a atazanar a cabeça porque ia ficara pé :lol:
A praia está 70km de minha casa e eu não o levo lá, quanto mais de férias.
Mas parabéns pela atitude, gabo a tua coragem de o fazer e convenceres a tua mulher a fazê-lo, eu não tenho mulher para fazer uma viagem dessas no Leaf.
Pena não morar mais a baixo, era com muito gosto que te cedia tomada para carregares e seguires viagem ;)
Podem me dar na cabeça o que quiserem, mas esta é a minha opinião.

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por brunoa » 18 jun 2019, 14:33

filipeoliv Escreveu:
18 jun 2019, 14:13
Mas parabéns pela atitude, gabo a tua coragem de o fazer e convenceres a tua mulher a fazê-lo, eu não tenho mulher para fazer uma viagem dessas no Leaf.
Pena não morar mais a baixo, era com muito gosto que te cedia tomada para carregares e seguires viagem ;)
Podem me dar na cabeça o que quiserem, mas esta é a minha opinião.
Filipeoliv, não se trata de dar na cabeça, não é esse o propósito do fórum. Todos temos as nossas necessidades e individualidades. Tal como o Filipeoliv comprou o Leaf para fazer 25km/dia e afinal está a fazer cerca de 1200km, eu também comprei o Rei Zoom a pensar que iria precisar dele apenas para 10km/dia mais as ferias.
Agora sendo o único carro da casa não me vou condicionar de fazer a minha vida devido a esta situação. Porque na realidade vou ao Algarve ou a Viseu 1 a 2 vezes por ano o que na totalidade de km feitos desde que o compramos corresponde a cerca de 5% da totalidade das viagens feitas.
E depois estou de ferias, não há relógio nem correrias, e as 2 princesas até agradecem as viagens repartidas, assim custa menos e brincam mais.! :lol:
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por migle » 18 jun 2019, 22:28

E aquele PCN novo de Aljustrel? Alguém já experimentou?
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo do Rei Zoom

Mensagem por rnlcarlov » 19 jun 2019, 09:41

Segundo o electromaps, sim alguém já usou. Mas parece que desde o mês passado que está fora de serviço.

Já agora, mais uma sugestão para o Rei Zoom. Nada impede de combinar ida pela AE com uma almoçarada em Ourique, para assim não ter de lesmar tanto no troço Ourique-Alcantarilha.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”