Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
corrisi
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 09 abr 2020, 12:33

frankesousa Escreveu:
09 abr 2020, 11:43
mjr Escreveu:
09 abr 2020, 11:35
90% de certeza que a degradação não é real e é possível que não tenha o update realizado mesmo sendo a matrícula de janeiro de 2018 (A data de fabrico pode ser bem anterior a isso).
Sabes como se verifica com o leafspy se tem a actualização? Assim faço isso quando ligar o OBD.

Tenho ideia que ele já falou na Nissan e foi-lhe dito que não tinha update para ele.

Realmente se fosse real era "pior que o normal", e o normal já não é grande espingarda :lol:
Viva.
No Leafspy em settings, correr o menu "read ecu versions" e verificar se a referência que surge em penúltimo no HV BATTERY é a seguinte : 4NR6A
Se for esta deverá ser a mais atual.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 17 abr 2020, 11:13

hmendes Escreveu:
08 nov 2019, 16:59
frankesousa Escreveu:
08 nov 2019, 10:15
hmendes Escreveu:
07 nov 2019, 18:31
Nos 16kW que escrevi em cima estava a considerar que ainda chegaria a casa com 3/4kW (15-20%). A média dele anda na ordem dos 15kW.
Basicamente não acredito que com uma média de 15kWh/100km ele consiga fazer 130km e ainda chegue com a tartaruga desligada!

Isso realmente a ser verdade atropela completamente as contas do BMS, e mostraria que a nissan ia trocar essa bateria sem necessidade daqui a muito pouco tempo.
Mas acredita que o faz, aliás antes de o comprar fui com ele fazer o teste, pois já duvidada que a informaçao fosse real e tem-se vindo a provar que tenho razão. Ainda bem, porque o aconselhei a comprar o carro apesar da alta degradaçao indicada, certo é que já se passaram 6 meses e a desgradação medida no LS para além de não ter baixado tem vindo a subir embora às décimas.
frankesousa Escreveu:
08 nov 2019, 10:15
Tendo isso assim, vai levar bateria nova em garantia no ano que vem certamente, está no limiar mesmo e ainda falta uns kms para os 160.000km não?
Se queres que te seja sincero tenho algumas dúvidas, até já abordamos isso. Passo a explicar, ele faz uma média 40000kms/ano, daqui por um ano se não tiver ultrapassado os 160kkms estará lá perto. Ainda que não os atinja, tendo em conta a variação (not) do SOH tenho quase a certeza que quando a Nissan fizer os testes à bateria em garantia os valores deles vão acusar que não se encontra elegível para troca em garantia, mas daqui por uns tempos confirmaremos se a profecia se cumpriu ou não :lol:
hmendes, mas que testes a Nissan pode fazer e concluir que o carro em questão não é ilegível para substituição de bateria em garantia caso tenha menos de 8 anos e 160 mil kms? Efetivamente se a 4a barra cair, tem direito a isso. No livro da garantia está explicito isso e não sei como podem contornar a situação, partindo do princípio que não tenham ocorrido as excepções que constam no livro de uso negligenciável da bateria.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 17 abr 2020, 13:26

corrisi Escreveu:
17 abr 2020, 11:13

hmendes, mas que testes a Nissan pode fazer e concluir que o carro em questão não é ilegível para substituição de bateria em garantia caso tenha menos de 8 anos e 160 mil kms? Efetivamente se a 4a barra cair, tem direito a isso. No livro da garantia está explicito isso e não sei como podem contornar a situação, partindo do princípio que não tenham ocorrido as excepções que constam no livro de uso negligenciável da bateria.
O "teste" é olhar para o painel de instrumentos do carro e ver que não "caíram" barras suficientes e pronto. Ou então ter passado os 160 mil km.

Como são eles (Nissan) que controlam o ritmo de desaparecimento das barras, é muito fácil os carros estarem programados para que não aconteça em garantia.

O que vês no leafspy não pode ser usado para prova de que afinal a bateria está pior ou melhor, e testes de tomada ou de autonomia só se fosse para tribunal.

Em resumo, ninguém vai ter trocas de baterias em garantia 8-)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 17 abr 2020, 13:38

frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 13:26
corrisi Escreveu:
17 abr 2020, 11:13

hmendes, mas que testes a Nissan pode fazer e concluir que o carro em questão não é ilegível para substituição de bateria em garantia caso tenha menos de 8 anos e 160 mil kms? Efetivamente se a 4a barra cair, tem direito a isso. No livro da garantia está explicito isso e não sei como podem contornar a situação, partindo do princípio que não tenham ocorrido as excepções que constam no livro de uso negligenciável da bateria.
O "teste" é olhar para o painel de instrumentos do carro e ver que não "caíram" barras suficientes e pronto. Ou então ter passado os 160 mil km.

Como são eles (Nissan) que controlam o ritmo de desaparecimento das barras, é muito fácil os carros estarem programados para que não aconteça em garantia.

O que vês no leafspy não pode ser usado para prova de que afinal a bateria está pior ou melhor, e testes de tomada ou de autonomia só se fosse para tribunal.

Em resumo, ninguém vai ter trocas de baterias em garantia 8-)
Mas o que não faltam são relatos pela web fora acerca de substituições de bateria ao abrigo da garantia. Phoenix, Houston, Califórnia, Seatle, etc. Em Portugal há aqui um tópico onde alguém referiu que um amigo iria substituir em Fevereiro deste ano no concessionário Nissan.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 17 abr 2020, 13:44

corrisi Escreveu:
17 abr 2020, 13:38
frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 13:26
corrisi Escreveu:
17 abr 2020, 11:13

hmendes, mas que testes a Nissan pode fazer e concluir que o carro em questão não é ilegível para substituição de bateria em garantia caso tenha menos de 8 anos e 160 mil kms? Efetivamente se a 4a barra cair, tem direito a isso. No livro da garantia está explicito isso e não sei como podem contornar a situação, partindo do princípio que não tenham ocorrido as excepções que constam no livro de uso negligenciável da bateria.
O "teste" é olhar para o painel de instrumentos do carro e ver que não "caíram" barras suficientes e pronto. Ou então ter passado os 160 mil km.

Como são eles (Nissan) que controlam o ritmo de desaparecimento das barras, é muito fácil os carros estarem programados para que não aconteça em garantia.

O que vês no leafspy não pode ser usado para prova de que afinal a bateria está pior ou melhor, e testes de tomada ou de autonomia só se fosse para tribunal.

Em resumo, ninguém vai ter trocas de baterias em garantia 8-)
Mas o que não faltam são relatos pela web fora acerca de substituições de bateria ao abrigo da garantia. Phoenix, Houston, Califórnia, Seatle, etc. Em Portugal há aqui um tópico onde alguém referiu que um amigo iria substituir em Fevereiro deste ano no concessionário Nissan.
Sim, acontecem casos pontuais felizmente, segundo consta até antes dos updates de BMS, já que depois desses updates a coisa fica mais controlada pela Nissan obviamente.

E isso de referencias de amigos de amigos que conhecem um outro amigo são sempre só rumores!

No meu caso, e nos que vejo de pessoas mesmo daqui será muito difícil ou impossível trocas antes dos 160 mil km, a não ser que o confinamento dure muito tempo, e aí vai ficar "melhor" já que os carros não andam mas a degradação continua (estupidamente quase ao mesmo ritmo :lol: )
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 17 abr 2020, 14:38

frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 13:44
corrisi Escreveu:
17 abr 2020, 13:38
frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 13:26


O "teste" é olhar para o painel de instrumentos do carro e ver que não "caíram" barras suficientes e pronto. Ou então ter passado os 160 mil km.

Como são eles (Nissan) que controlam o ritmo de desaparecimento das barras, é muito fácil os carros estarem programados para que não aconteça em garantia.

O que vês no leafspy não pode ser usado para prova de que afinal a bateria está pior ou melhor, e testes de tomada ou de autonomia só se fosse para tribunal.

Em resumo, ninguém vai ter trocas de baterias em garantia 8-)
Mas o que não faltam são relatos pela web fora acerca de substituições de bateria ao abrigo da garantia. Phoenix, Houston, Califórnia, Seatle, etc. Em Portugal há aqui um tópico onde alguém referiu que um amigo iria substituir em Fevereiro deste ano no concessionário Nissan.
Sim, acontecem casos pontuais felizmente, segundo consta até antes dos updates de BMS, já que depois desses updates a coisa fica mais controlada pela Nissan obviamente.

E isso de referencias de amigos de amigos que conhecem um outro amigo são sempre só rumores!

No meu caso, e nos que vejo de pessoas mesmo daqui será muito difícil ou impossível trocas antes dos 160 mil km, a não ser que o confinamento dure muito tempo, e aí vai ficar "melhor" já que os carros não andam mas a degradação continua (estupidamente quase ao mesmo ritmo :lol: )
Sim, cada caso é um caso e temos aqui leafs de 30 kwh de 2016/2017, relativamente recentes como tal, e com perda de 2 e 3 barras.
O membro em questão aqui do fórum afirmou num dos tópicos que esse leaf havia perdido a 4a barra.
Também acho que todos aqueles proprietários de Leafs de 30kwh que têm por volta dos 110-120mil kms e SOH nos 75%, vão morrer efetivamente na praia, isto por que a 4a barra segundo consta cai pelos 66%.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 17 abr 2020, 15:55

frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 13:26
O "teste" é olhar para o painel de instrumentos do carro e ver que não "caíram" barras suficientes e pronto. Ou então ter passado os 160 mil km.

Como são eles (Nissan) que controlam o ritmo de desaparecimento das barras, é muito fácil os carros estarem programados para que não aconteça em garantia.

O que vês no leafspy não pode ser usado para prova de que afinal a bateria está pior ou melhor, e testes de tomada ou de autonomia só se fosse para tribunal.

Em resumo, ninguém vai ter trocas de baterias em garantia 8-)
frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 13:44
Sim, acontecem casos pontuais felizmente, segundo consta até antes dos updates de BMS, já que depois desses updates a coisa fica mais controlada pela Nissan obviamente.

E isso de referencias de amigos de amigos que conhecem um outro amigo são sempre só rumores!

No meu caso, e nos que vejo de pessoas mesmo daqui será muito difícil ou impossível trocas antes dos 160 mil km, a não ser que o confinamento dure muito tempo, e aí vai ficar "melhor" já que os carros não andam mas a degradação continua (estupidamente quase ao mesmo ritmo :lol: )
A sério?
E as tuas referências para dizer que a Nissan está a burlar os clientes são com base em quê?
Como tu dizes
E isso de referencias de amigos de amigos que conhecem um outro amigo são sempre só rumores!

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 17 abr 2020, 16:27

pemifer Escreveu:
17 abr 2020, 15:55

A sério?
E as tuas referências para dizer que a Nissan está a burlar os clientes são com base em quê?
Como tu dizes
E isso de referencias de amigos de amigos que conhecem um outro amigo são sempre só rumores!
Não estou a dizer nem vou dizer que estão a burlar os clientes.

Nós é que acreditamos em coisas que não estão escritas e somos "enganados" pela vontade de ver o copo meio cheio (eu incluido).

Muitos fabricantes de VEs dizem que dão garantia de retenção de 70% da capacidade original (mesmo sabendo que nenhum diz como calcula esses 70%).
Na Nissan dizem nº de barras, mas obviamente só eles sabem e controlam como desaparecem as barras e não está escrito em lado nenhum, apenas se imagina que seja por volta dos 66% ou assim.

Mas se amanha decidirem que afinal é aos 40%, só temos de comer e calar!

Sendo uma empresa que já demonstrou várias vezes que os VE estão longe do seu negócio principal, que se está a marimbar para o que as pessoas acham dos seus carros descartáveis, e tendo a faca e o queijo na mão, não serão burros o suficiente para assumirem uma despesa dessas. Estamos a falar de negócios, lucros e afins, não da santa casa da misericórdia!

pemifer eu só estou efectivamente preocupado com a longevidade do meu carro e já não confio, como confiava quando comprei, que estou protegido pela suposta garantia, apenas sei que tenho um carro com os dias contados! (seja pela bateria, ou pela porcaria das tomadas type1/ ChadeMo!)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por papacurvas » 18 abr 2020, 13:25

frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 16:27
pemifer eu só estou efectivamente preocupado com a longevidade do meu carro e já não confio, como confiava quando comprei, que estou protegido pela suposta garantia, apenas sei que tenho um carro com os dias contados! (seja pela bateria, ou pela porcaria das tomadas type1/ ChadeMo!)
Todos os carros têm os dias contados, mas não vai ser por isso que vamos deixar de comprar/trocar de carro.

Mais alguma marca de VE tem explicito no carro a degradação da bateria?

Eu vou tentar ser exigente com a Nissan, vou cumprir com o plano de manutenção na Nissan enquanto durar a garantia.
Verificar com o LS como está a bateria antes e dps de uma ida a revisão para ver se andam a "martelar" o SOH.

Mas concordo ctg que eles têm a faca e o queijo na mão, está lá bem escrito que está nas maõs deles garantir as 9 barras, nem precisam trocar a bateria toda, provavelmente basta um modulo ou um update para o fazerem.

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 18 abr 2020, 14:19

papacurvas Escreveu:
18 abr 2020, 13:25
frankesousa Escreveu:
17 abr 2020, 16:27
pemifer eu só estou efectivamente preocupado com a longevidade do meu carro e já não confio, como confiava quando comprei, que estou protegido pela suposta garantia, apenas sei que tenho um carro com os dias contados! (seja pela bateria, ou pela porcaria das tomadas type1/ ChadeMo!)
Todos os carros têm os dias contados, mas não vai ser por isso que vamos deixar de comprar/trocar de carro.

Mais alguma marca de VE tem explicito no carro a degradação da bateria?

Eu vou tentar ser exigente com a Nissan, vou cumprir com o plano de manutenção na Nissan enquanto durar a garantia.
Verificar com o LS como está a bateria antes e dps de uma ida a revisão para ver se andam a "martelar" o SOH.

Mas concordo ctg que eles têm a faca e o queijo na mão, está lá bem escrito que está nas maõs deles garantir as 9 barras, nem precisam trocar a bateria toda, provavelmente basta um modulo ou um update para o fazerem.
Não sei se será bem assim em relação ao update de firmware pois isso tem de se reflectir também na autonomia real do veículo e se for "martelado" apenas por software vamos verificar facilmente.
Volto a referir que nos Estados Unidos são muitos os carros que em garantia foram substituídas baterias. Casos inclusive que a segunda bateria já leva uma degradação tão acentuada que existe probabilidade de levar outra. 🙄🙈.
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