Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 15:48

Até pode ser assim, não faço ideia, mas como a utilização é sempre muito idêntica é um valor tão significativo como qualquer outro, pode não servir em termos absolutos, mas serve bem em termos relativos, é como dizes, nunca mais viste os valores de "novo" eu ainda continuo a ver esses valores. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

corrisi
Proprietário Leaf
Mensagens: 331
Registado: 01 dez 2018, 20:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 05 mai 2020, 17:16

Resta-me pedir desculpa ao frankesousa pela "invasão" do seu DB. Quando intervi, citando a intervenção anterior de um outro user acerca da degradação da bateria dos leafs 30kwh, não queria de forma alguma suscitar polémicas ou exaltar ânimos. Mesmo assim, julgo que cada um expressou o seu ponto de vista e conseguimos debater um pouco mais sobre o assunto.
Fiquem bem e desfrutem das vossas máquinas independentemente do maior ou menor SOH. 😉👍💪
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. :dance:
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020. :dance:

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 17:19

Eu por mim, acho que um forum é para isto mesmo, debater ideias e opiniões, se toda a gente tiver a mesma opinião não se debate nada e o forum morre.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 13 out 2020, 22:50

Aqui vai um update, já que ocorreu alguma coisa mais importante, é sempre carregar e andar que nem dá para vir cá escrever nada de novo.

A 2ª barra de capacidade desapareceu. Exactamente 101000 km mostrando o leafSpy 78.61% SOH.

Portanto depois de 19,317km e exatamente 1 ano depois.
Realmente o confinamento baixou drasticamente os km percorridos, mas não baixou a degradação :lol:

1 ano e 20k km arredondando deram 5% de degradação.

Algures na página 3 do DB tenho um grafico com a tendência de degradação. Este mostrava que algures em 10/2020 deveria estar com 80%, está 2% abaixo mesmo sabendo que o carro andou muito menos que andava quando registei a tendência.
Assim sendo, ou a degradação está a acelerar ou então é mesmo "falta de fazer km" 8-)
IMG_20201013_185815.jpg
IMG_20201013_185815.jpg (66.59 KiB) Visto 3515 vezes
Screenshot_20201013-185843.jpg
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 11 jan 2021, 09:50

Está um frio desgraçado (pelo menos para mim que gosto pouco dele :lol: ) e o leaf fica todo "encolhido" com o frio.

Para quem gosta de saber como se porta o bicho com temperaturas perto de 0ºC, aqui fica a minha ultima viagem.
Carga a 100% 6ª feira, seguido de viagem 37km (50% AE)
Fim de semana com umas pequenas voltas de 20 km
2ª feira viagem para o trabalho de + 37km (igual à de 6ª)

Resultado: 95 km percorridos, 11% bateria restante, 18.4 kWh/100km de consumo, ou seja, 20kWh é +- a energia que consigo usar da bateria com este frio! Isto é, 100km com alguma AE pelo meio.
Penso ser também o que o leafspy diz com bateria a 100%, mas logo a tarde já confirmo.

Está dentro da média do pessoal dos Leaf 30? (Mesmo estando "na média" acho pouco e já é uma degradação que começa a ter impacto no uso do carro)
Anexos
IMG_20210111_080604-COLLAGE.jpg
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 11 jan 2021, 11:45

Não tenho feito essas contas. Por esta altura o carro anda sempre com o Heat ligado e muito dentro de cidade, não consigo ter a percepção exacta do que o carro será capaz de fazer.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 14 jan 2021, 15:05

Ora vamos fazer aqui umas contas:

Hoje fiz 77.5km, com frio (sempre em torno dos 0ºC) e aquecimento ligado (bem quentinho claro).
O carro reporta 18.0kWh/100km, o que deveria corresponder a 13.95kWh de energia.

Ora a carga deu 19kWh contados no PCN.
Usei o pré aquecimento na ida e na volta, digamos 15min * 2500W (admitindo que esteve os 15 min e que gastou tanta potência, já que o carro não usa a bomba de calor para o pré aquecimento e usa apenas a resistência), dá uns 0.25*2*2.5=1.25kWh.

Se o carro não contar com este gasto para a média (que penso que não conta), somamos os 1.25kWh com os 13.95kWh = 15.2kWh

Ainda faltam 3.8kWh entre a conta do carro e a conta do PCN.

Dá uma "eficiência" de 80% da carga, o que não acredito já que foi a 6.6kW, deveria ser mais para os 90 e tal %

Não sei ao certo para onde vão os outros 10% de energia. Será perdas por calor na bateria? Como já está abaixo dos 80% de SoH e o Hx está pela hora da morte talvez a resistência interna comece a fazer-se notar.

O que acham?

Em resumo, no "ciclo completo" tomada -> km percorridos deu um consumo de 24.5kWh/100km, o que assim a olho para mim é uma diferença assinalável (para os 18.0 mostrados no quadrante do carro!)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por jfr2006 » 14 jan 2021, 15:12

Perdas na resistência interna da bateria, que ainda são maiores quanto mais agressiva for a condução e maior a média :cry:

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 12 abr 2021, 09:50

Este fim de semana o meu leaf 30 levou uma porrada para não se esquecer que ele existe é para fazer km :D

Percurso foi Penafiel -> Sesimbra -> Penafiel no mesmo dia (quase no mesmo dia, já que só cheguei a casa às 00h30 :lol: )

Foram 770km percorridos, como não podia deixar de ser pelo prazer da viagem foi quase tudo feito em Nacional (e porque o leaf também não permite muita velocidade)

Ida 3 Cargas em Aveiro, Leiria e Vila Franca de xira
Vinda 3 cargas exactamente nos mesmos locais

Agora com PCR "aos montes" nestes locais permite uma tranquilidade maior (digo aos montes porque quando comprei o carro em 2018 a coisa era bem mais complicada).

Como o pessoal gosta de números, aqui vai o resumo da viagem (nada relacionado com os dados da bateria 8-) )
leaf.png
leaf.png (14.16 KiB) Visto 3049 vezes
Como se vê, com um consumo bem contido o custo por 100km ainda é abaixo de um diesel, não sei bem como seria com consumos de AE, mas se o carro também carregar melhor ajuda.

Quanto à bateria chegou ao máximo de 52ºC pelo que vi, isto ainda sem nenhuma barra no vermelho, entre cargas demorei 1h30 +- pelo que arrefecia o suficiente para voltar a carregar. A meio (Sesimbra) esteve parado 2h +- e arrefeceu umas 2 barras.

Sobre o SOH, ficou quase novo com estas cargas, arrancou com 78% às 6h da manhã e chegou a casa com 82.6% às 00h30 :lol:

O valor real deve andar por aí, embora me pareça que o 78% é mais realista que os 82%, se continua assim nunca mais chego à bateria nova :)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por rnlcarlov » 14 abr 2021, 23:06

Valente tirada. Ainda me lembro de quase demorar o mesmo tempo a fazer Lisboa-Coimbra-Lisboa num C-zero :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”