Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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Nonnus
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 04 mai 2020, 21:58

corrisi Escreveu:
03 mai 2020, 10:59
Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?

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Todas as 3 revisões anuais realizadas em concessionário oficial Nissan, a última das quais no último mês de Março, e nenhum recall para update de LBC. 🙄😲
Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 04 mai 2020, 22:00

Acho também que o SOH é pessimista nos de 40, até a Nissan se lembrar de atualizar o software como fez nos leaf30.

O meu leaf 30 não acho muito desfasado da realidade, pelo menos utilizável, não encontro mais do que os 23kWh anunciados.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 04 mai 2020, 22:03

Nonnus Escreveu:
04 mai 2020, 21:58
Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
Se não fosse a duvida se os carregamentos foram muito perto dos 100% (que infelizmente no leaf é o que se espera, porque não tem limitador e porque tem pouca autonomia) podíamos dizer que até teve boa vida já que ciclos curtos são melhores para baixar a degradação!

Como é um leaf, diria que teve muitos ciclos de 80-100% ou assim dia após dia, e isso fez aumentar a degradação (e talvez cálculos errados do BMS também).
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 04 mai 2020, 22:10

Nonnus Escreveu:
04 mai 2020, 21:58
corrisi Escreveu:
03 mai 2020, 10:59
Para baralhar um pouco as "contas" no que respeita aos leafs de 30kwh e a sua degradação que têm a dizer deste?

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Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
Não creio que o número de cargas seja assim tão exagerado, bastando para tal o antigo proprietário ter utilizado o temporizador. O número de QC para o número de kms é discutível, mas isso muitos vezes até favorece o SOH e não o contrário.
O que está para trás é difícil de adivinhar, mas tudo leva a crer que existiram muitos carregamentos parciais ou incompletos com Dods curtos o que pode ter contribuído para o BMS estimar mal a “coisa“! Se a isto juntarmos carregamentos a 10A, então temos a cereja no topo do bolo.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 04 mai 2020, 22:41

corrisi Escreveu:
04 mai 2020, 22:10
Não creio que o número de cargas seja assim tão exagerado, bastando para tal o antigo proprietário ter utilizado o temporizador.
Repara que eu menciono a questão do temporizador e ainda assim o nº é elevado para o nº de kms.

Não quero estar aqui a discutir o sexo dos anjos, até porque a degradação da NIssan parece ser tudo menos transparente aos olhos dos simples mortais.

Como disse não conheço o carro, mas fazendo contas simples, chegas a conclusão que o carro tem mais do dobro dos carregamentos necessários para o nº de km que apresenta. Claro que isto não é linear porque não sabemos como eram feitos esses kms (velocidade, condições atmosféricas, declive etc), para não falar que acerta altura da degradação o nº de carregamentos tem de aumentar inevitavelmente. Ainda assim penso que o nº de carregamentos para o nº de km é algo exagerado. Mas como disse o frankesousa isto se calhar até era um factor benéfico para a bateria, mas vai-se lá saber porquê o carro tem uma degradação brutal.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 05 mai 2020, 07:03

frankesousa Escreveu:
04 mai 2020, 22:03
Nonnus Escreveu:
04 mai 2020, 21:58
Como já referi não tenho nenhuma explicação para a degradação das baterias da Nissan.

Mas há algo nesse carro que me salta a vista. Tão poucos km e tantos carregamentos. 183QC mais 839L1/L2

O meu com mais do dobro dos KM tem apenas 38QC e ~1050L1/L2 (não uso o temporizador).

Mesmo que o carro conte a dobrar os L1/L2 com temporizador, continua a ser muitos carregamentos para tão poucos km, o que me leva a pensar que esse carro foi carregado muitas vezes sem necessidade, ou quem anda no carro tem o pé pesadíssimo, mas isto são contas de quem não conhece o carro e a utilização que teve até aqui.
Se não fosse a duvida se os carregamentos foram muito perto dos 100% (que infelizmente no leaf é o que se espera, porque não tem limitador e porque tem pouca autonomia) podíamos dizer que até teve boa vida já que ciclos curtos são melhores para baixar a degradação!

Como é um leaf, diria que teve muitos ciclos de 80-100% ou assim dia após dia, e isso fez aumentar a degradação (e talvez cálculos errados do BMS também).
Pelos meus cálculos, e supondo que possa ter usado quase sempre o temporizador, o antigo proprietário faria 90 kms por cada carregamento realizado, metade da autonomia do carro quando novo ou semi-novo, isto arredondado e tendo em conta o relevo cá da terra e o eventual pé mais pesado.
Isto leva-me a pensar e considerando a degradação do veículo, que os muitos carregamentos parciais foram realizados entre os 50-100% de SOC. O facto de não ter limitador nos 80% no leaf de 30kwh pode ter sido decisivo nesta viatura.🙄😐😲
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 05 mai 2020, 09:37

Estávamos nós ontem aqui a discutir a degradação das baterias e hoje de manhã quando entro no Leaf, pum, mais uma barra que foi a vida. Tem neste momento ~99000km e 10 barras. Não houve tempo para Leaf spy logo a tarde quando chegar a casa, actualizo o meu DB com os dados reportados.
Última edição por Nonnus em 05 mai 2020, 09:54, editado 1 vez no total.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 09:51

Nonnus Escreveu:
05 mai 2020, 09:37
Estava-mos nós ontem aqui a discutir a degradação das baterias e hoje de manhã quando entro no Leaf, pum, mais uma barra que foi a vida. Tem neste momento ~99000km e 10 barras. Não houve tempo para Leaf spy logo a tarde quando chegar a casa, actualizo o meu DB com os dados reportados.
O meu também deve estar perto disso! Agora parado e com cargas muito parciais deve descalibrar aquele BMS todo.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 05 mai 2020, 10:19

Nonnus Escreveu:
05 mai 2020, 09:37
Estávamos nós ontem aqui a discutir a degradação das baterias e hoje de manhã quando entro no Leaf, pum, mais uma barra que foi a vida. Tem neste momento ~99000km e 10 barras. Não houve tempo para Leaf spy logo a tarde quando chegar a casa, actualizo o meu DB com os dados reportados.
Pois, é normal! Com o covid e a paragem forçada das "máquinas" a degradação deve acelerar ou pelo menos, induzir o BMS pela negativa.
Posso estar a fazer confusão com outro user, mas o que estranho Nonnus é tu já teres reportado que tinhas SOH na casa dos 75% e continuares com 11 barras.
Logo mais se puderes atualiza o teu DB para se perceber efetivamente, no teu caso, qual o SOH onde caiu 2a barra. 👍😉
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 10:46

Nonnus Escreveu:
04 mai 2020, 22:41
corrisi Escreveu:
04 mai 2020, 22:10
Não creio que o número de cargas seja assim tão exagerado, bastando para tal o antigo proprietário ter utilizado o temporizador.
Repara que eu menciono a questão do temporizador e ainda assim o nº é elevado para o nº de kms.

Não quero estar aqui a discutir o sexo dos anjos, até porque a degradação da NIssan parece ser tudo menos transparente aos olhos dos simples mortais.

Como disse não conheço o carro, mas fazendo contas simples, chegas a conclusão que o carro tem mais do dobro dos carregamentos necessários para o nº de km que apresenta. Claro que isto não é linear porque não sabemos como eram feitos esses kms (velocidade, condições atmosféricas, declive etc), para não falar que acerta altura da degradação o nº de carregamentos tem de aumentar inevitavelmente. Ainda assim penso que o nº de carregamentos para o nº de km é algo exagerado. Mas como disse o frankesousa isto se calhar até era um factor benéfico para a bateria, mas vai-se lá saber porquê o carro tem uma degradação brutal.
Pois na minha opinião a Nissan até é a mais transparente nesse aspecto, as outras marcas simplesmente não referem nada em relação a isso.
Por exemplo, a Hyundai nos Ioniq, conheço casos que se nota a degradação e continua a dar 100% de SOH na app Torque, o carro continua a dar a mesma autonomia de sempre e só se nota a degradação quando se utiliza a bateria toda, os ultimos numeros de percentegem cada vez mais descem mais rapido, ou seja, quem não usa a bateria toda só vai saber da degradação muito mais tarde, mas o que fica na fotografia é que as baterias não degradam ou degradam pouco, nesse aspecto prefiro a abordagem da Nissan. ;)
Alem disso, dificilmente vejo alguem que tenha Nissan a referir-se à realidade da autonomia, todos a abordam pelos numeros declarados...
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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