Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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corrisi
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 04 mai 2020, 12:27

civic Escreveu:
04 mai 2020, 12:16
Independentemente da troca ser feita pelo numero de barras, o pessoal que se queixa da degradação fá-lo apenas pelos valores declarados pelo carro ou também faz testes reais?
Efetivamente a garantia pode ser accionada quando desaparece a 4a barra. A % de SOH essa, não deve ser igual para todos no momento da perda da dita cuja. Nalguns poderá ser aos 68, outros 66, 63%, etc.
Nunca fiz teste de tomada na viatura em causa e não pretendo fazê-lo. Mas pelos carregamentos que já fiz, poucos, esta bateria não deve armazenar mais do que 20.6kwh. Mas lá está, tudo empírico e por aquilo que me é dado a observar.
Com andamento bem moderado dará para fazer 160 kms pelo que para as minhas necessidades atuais dá e sobra. Não me queixei em momento algum de degradação, mas apenas dei a conhecer à comunidade o caso particular deste leaf 30kwh de 2017.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 04 mai 2020, 12:46

corrisi Escreveu:
04 mai 2020, 12:27
civic Escreveu:
04 mai 2020, 12:16
Independentemente da troca ser feita pelo numero de barras, o pessoal que se queixa da degradação fá-lo apenas pelos valores declarados pelo carro ou também faz testes reais?
Efetivamente a garantia pode ser accionada quando desaparece a 4a barra. A % de SOH essa, não deve ser igual para todos no momento da perda da dita cuja. Nalguns poderá ser aos 68, outros 66, 63%, etc.
Nunca fiz teste de tomada na viatura em causa e não pretendo fazê-lo. Mas pelos carregamentos que já fiz, poucos, esta bateria não deve armazenar mais do que 20.6kwh. Mas lá está, tudo empírico e por aquilo que me é dado a observar.
Com andamento bem moderado dará para fazer 160 kms pelo que para as minhas necessidades atuais dá e sobra. Não me queixei em momento algum de degradação, mas apenas dei a conhecer à comunidade o caso particular deste leaf 30kwh de 2017.
"Quem sou eu" para duvidar das contas do BMS da Nissan, contas essas que são a base para a mesma Nissan suportar um custo de 7/8 mil€ de garantia?
Para mim é +- óbvio que o BMS sabe fazer muito melhor as contas de degradação do que eu.

Eu apenas consigo medir a energia que meto dentro do carro (na tomada AC e/ou DC) não faço ideia quanto é dissipado no AC/DC, em calor, etc etc

Por isso só tenho é que confiar no calculo do carro. Sabendo que ele pode ficar confuso com meias cargas e assim, mas quando faço várias cargas completas e ciclos "fundos" acredito a 100% que o BMS calcula correctamente nessa altura.

De qualquer modo posso dizer que os supostos 23kWh (já não me lembro se é isso hoje) que o BMS mostra (através do leaf spy) são +- o que a bateria consegue "deitar cá para fora" antes de chegar ao vermelho.
O que dá uns 100km em Autoestrada em velocidade normal (120km/h no velocímetro que nem 110 reais são).

Na minha opinião, com 94mil km, é muita degradação. Nas minhas contas são já 23% de degradação (1-(23kWh/30kWh)*100), embora o BMS diga que são só 17% ou assim.
Na especificação do meu carro diz 30kWh, será que sou só eu que penso que devia fazer as contas a esses 30kWh que eu comprei e não aos 27/28kWh que o pessoal pensa que a bateria deve ter em nova?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 04 mai 2020, 16:53

Isso do confiar no calculo do carro tem muito que se lhe diga, tal é que o SOH sobe e desce, o meu desceu 10% nos primeiros 30 000kms, e manteve-se no mesmo numero nos ultimos 23 000kms, grande confiança. :lol:
No caso do meu com 53 000 kms não consigo encontrar nenhuma alteração a quando o recebi em novo, costumo fazer viagens em que levo a bateria quase ao fundo e não vejo nenhuma degradação, obviamente que ela existe mas não é notoria (ou então está escondida, mas isso não é costume nos LEAF anteriores), pelo menos tanto como o LS refere, está com 90% de SOH, isto seria notorio, costumo ter à volta de 260kms de autonomia desde sempre com temperaturasamenas, desce para os 250kms no Inverno, pelas contas dele já tinha perdido 26 kms de autonomia, não noto nada. ;)
Só pergunto porque também eu no meu se o carro perder a 4 barra na garantia aciono-a, mas costumo ver o pessoal a falar de degradação e raramente vejo esse mesmo pessoal a fazer contas reais.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 04 mai 2020, 17:35

civic Escreveu:
04 mai 2020, 16:53
Isso do confiar no calculo do carro tem muito que se lhe diga, tal é que o SOH sobe e desce, o meu desceu 10% nos primeiros 30 000kms, e manteve-se no mesmo numero nos ultimos 23 000kms, grande confiança. :lol:
No caso do meu com 53 000 kms não consigo encontrar nenhuma alteração a quando o recebi em novo, costumo fazer viagens em que levo a bateria quase ao fundo e não vejo nenhuma degradação, obviamente que ela existe mas não é notoria (ou então está escondida, mas isso não é costume nos LEAF anteriores), pelo menos tanto como o LS refere, está com 90% de SOH, isto seria notorio, costumo ter à volta de 260kms de autonomia desde sempre com temperaturasamenas, desce para os 250kms no Inverno, pelas contas dele já tinha perdido 26 kms de autonomia, não noto nada. ;)
Só pergunto porque também eu no meu se o carro perder a 4 barra na garantia aciono-a, mas costumo ver o pessoal a falar de degradação e raramente vejo esse mesmo pessoal a fazer contas reais.
Se tivesses feito os "teus testes" também ias obter oscilações, mais ou menos conforme a condição do teste, é normal na minha opinião.

Eu sinto degradação real no meu desde que o tenho, 2 anos e 60 mil km depois.
Principalmente ao nível da resistência interna, agora, muito diferente de "antigamente" a bateria aquece muito mais nas CR e quando está com SOC baixo.
Isto "aumenta" a degradação, porque a energia até está lá armazenada mas produz calor e não movimento :-)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por corrisi » 04 mai 2020, 17:59

civic Escreveu:
04 mai 2020, 16:53
Isso do confiar no calculo do carro tem muito que se lhe diga, tal é que o SOH sobe e desce, o meu desceu 10% nos primeiros 30 000kms, e manteve-se no mesmo numero nos ultimos 23 000kms, grande confiança. :lol:
No caso do meu com 53 000 kms não consigo encontrar nenhuma alteração a quando o recebi em novo, costumo fazer viagens em que levo a bateria quase ao fundo e não vejo nenhuma degradação, obviamente que ela existe mas não é notoria (ou então está escondida, mas isso não é costume nos LEAF anteriores), pelo menos tanto como o LS refere, está com 90% de SOH, isto seria notorio, costumo ter à volta de 260kms de autonomia desde sempre com temperaturasamenas, desce para os 250kms no Inverno, pelas contas dele já tinha perdido 26 kms de autonomia, não noto nada. ;)
Só pergunto porque também eu no meu se o carro perder a 4 barra na garantia aciono-a, mas costumo ver o pessoal a falar de degradação e raramente vejo esse mesmo pessoal a fazer contas reais.
Julgo que todos já vimos e vamos chegar à conclusão que cada bateria tem a sua própria "vida". Existem múltiplos fatores a influenciar, desde os próprios materiais ou origem da bateria, padrões de carregamento, padrões de condução, DoDs diferentes, climas diferentes, etc, etc.
"civic" tens um leaf de 30kwh ou 40kwh?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 04 mai 2020, 18:36

Tenho o de 40, o que digo é que com mais de 50 000 kms faço precisamente as mesmas viagens à 2 anos, Viseu-Aveiro-Viseu de seguida (2x por semana), cerca de 200 kms e não noto nem de longe a degradação que o LS indica, 10% de degradação seria bem notório, cerca de 26 kms. ;)
Portanto, na minha opinião e pela experiência que tenho não vale a pena dar importância ao SOH declarado, pois não acredito nele, se um dia tiver umas baterias à conta disso, não me chateio, mas não acredito que a Nissan vá nisso. :lol:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 04 mai 2020, 20:50

civic Escreveu:
04 mai 2020, 18:36
Tenho o de 40, o que digo é que com mais de 50 000 kms faço precisamente as mesmas viagens à 2 anos, Viseu-Aveiro-Viseu de seguida (2x por semana), cerca de 200 kms e não noto nem de longe a degradação que o LS indica, 10% de degradação seria bem notório, cerca de 26 kms. ;)
Portanto, na minha opinião e pela experiência que tenho não vale a pena dar importância ao SOH declarado, pois não acredito nele, se um dia tiver umas baterias à conta disso, não me chateio, mas não acredito que a Nissan vá nisso. :lol:
De notar que, teoricamente claro, um leaf 40 com 50.000km "corresponde" a um leaf 30 com 37.400km.
Assim em contas por alto, um leaf 40 precisa de 187.5 ciclos para chegar aos 50.000km com consumo de 15.
O leaf 30 com esses mesmos ciclos "apenas" faz 37.400km. Como as baterias "gastam" ciclos podemos comparar assim por alto.

E o meu leaf 30 com 37.400km também parecia como novo :)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 04 mai 2020, 21:21

Desculpa lá mas isso não é correcto, não se pode ver a coisa dessa forma, a utilização dita a degradação, poderias comparar o de 30 com o de 40 dessa forma se fizessem precisamente a mesma utilização, o que não é bem assim.
Além disso, não estou a fazer comparações dessas, estou a comparar o valor dado pelo carro com a realidade do mesmo carro. Pois nesses 37 400kms o meu carro tinha um SOH mais baixo do que hoje com 50 000 kms.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 04 mai 2020, 21:42

civic Escreveu:
04 mai 2020, 21:21
...
Além disso, não estou a fazer comparações dessas, estou a comparar o valor dado pelo carro com a realidade do mesmo carro. Pois nesses 37 400kms o meu carro tinha um SOH mais baixo do que hoje com 50 000 kms.
Isso são os tais erros de calculo do BMS.

Agora degradação real, podes ter a certeza que são provocados pelo ciclos, obviamente que em condições iguais.

O leaf 40 em principio ganha nos ciclos e no "tipo de ciclos" já que para utilizações iguais tem ciclos menos profundos, portanto degrada menos.

Aqui é daquelas cenas que "o tamanho importa" :lol: quanto maior (capacidade) melhor.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 04 mai 2020, 21:50

frankesousa Escreveu:
04 mai 2020, 21:42
civic Escreveu:
04 mai 2020, 21:21
...
Além disso, não estou a fazer comparações dessas, estou a comparar o valor dado pelo carro com a realidade do mesmo carro. Pois nesses 37 400kms o meu carro tinha um SOH mais baixo do que hoje com 50 000 kms.
Isso são os tais erros de calculo do BMS.

Agora degradação real, podes ter a certeza que são provocados pelo ciclos, obviamente que em condições iguais.

O leaf 40 em principio ganha nos ciclos e no "tipo de ciclos" já que para utilizações iguais tem ciclos menos profundos, portanto degrada menos.

Aqui é daquelas cenas que "o tamanho importa" :lol: quanto maior (capacidade) melhor.
Acho que não percebeste o meu ponto de vista, não estou a falar de comparações no tamanho das baterias, estou a comparar o valor calculado com o real do mesmo carro.
Estás a basear-te no facto de eu referir que com mais de 50 000 kms ainda não notei nada na autonomia e estás a fazer uma comparação com o de 30, mas não é esse o intuito dos meus comentários, a ideia que quero passar e gostava de ver isso noutros exemplos é apenas a comparação do valor calculado com o real, ponto. Não noto nada na autonomia mas o carro diz-me no SOH que tenho menos +/- 26 kms de autonomia, o que não é real da parte que posso verificar, tanto em termos de valores dados pelo proprio carro, com o mesmo consumo anda sempre nos 13 a 13,5kWh e mantenho os +/- 260 kms quando carrego a 100% e na estrada também o comprovo, percebes?
Ou seja, é como tu dizes, quando o teu tinha 37400kms estava como novo, e em termos de SOH estava parecido com a realidade ou já era pessimista?
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