Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
civic
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 12:25

Nonnus Escreveu:
05 mai 2020, 12:11
civic,

Tu tens dificuldade em perceber o que eu escrevo, ou eu tenho dificuldade em me explicar a ti.

O meu caso, não são casos (ponto). Ainda assim o meu carro apresenta uma degradação mais alta que por exemplo o Ioniq do migle e são da mesma altura, é certo que o meu tem mais KM o que dentro de pouco tempo será invertido e por essa altura talvez possamos fazer comparações mais realistas.

Não sei se reparaste, mas estamos a várias paginas a falar de um carro em concreto que não é o meu e que apresenta uma degradação estupidamente alta. E não é caso único...

Talvez tu saibas explicar o porquê desse carro ter uma degradação tão alta ou como dizes, pode ser só uma ilusão optica e afinal o carro mesmo com 8 barras com 3 anos e 50000km ainda faça os 200km com uma carga.

E a discussão da minha parte terminou aqui porque mais uma vez esta visto que não conseguimos manter uma discussão. Não vale a pena insistir.
Não sou eu que não tenho essa dificuldade, pois coloquei aqui uma duvida que não era no seguimento da conversa que estavam a ter, se calhar tu é que não percebeste.
E o teu caso é um caso para ti, para mim é mais um caso, ponto.
O teu carro apresenta uma degradação maior do que o do Migle, e então? não é isso que eu tenho falado, qual a degradação que o carro do migle declara? 100%, achas que é a degradação real? É esse ponto que eu tenho falado e gostava de esclarecer com outros propriétários de LEAFs, não quero entrar em guerras que qual é melhor ou pior, não é disso que se trata, mas sim de procurar mais informação acerca do assunto, só isso. Saber se a degradação declarada coincide com a real. Porque já vi que há casos que a degradação anda mais perto da realidade do que outros, é isso que eu gostava de perceber, não coloques palavras na boca dos outros, como ilusões de optica, isso é muito feio.
Claro que não queres continuar a discussão, não pretendes aprender nada, na outra discussão que saltaste fora continuou-se a falar e tanto eu como os outros intervenientes aprendemos algumas coisas, se calhar tu também, mas por fora.
Desculpa lá Frankesousa, estarem com estas coisas no teu tópico, mas não é isso que pretendo, apenas perceber melhor a cena destes carros. ;)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 12:31

frankesousa Escreveu:
05 mai 2020, 12:22
Sim os consumos também alteram com a temperatura e assim, não é isso que me estava a referir.

Tenho alguma duvidas sobre "onde" são medidos os consumo, se conta "com tudo", AC/Heating, aquecimentos de bateria (devido à resistência) etc.

Podes fazer a conta com km percorridos vs energia gasta (calculada como kWh inicial- kWh final) ou então usando por exemplo só o consumo do motor (em W*tempo, tal como o cantador de casa faz) e isso dará valores diferentes.

Quanto às viagens acabarem com % diferentes e consumos iguais, sim é verdade que acontece, mais uma vez porque até o SOC é um calculo teórico!
Ainda estes dias o Leaf acordou com + 1% do que tinha já há vários dias parado :lol: e não foi carregado por indução. A temperatura aumentou e tal e o BMS percebeu que afinal tinha mais um pouquinho de bateria.


Conclusão: São tudo cálculos aproximados e percepções individuais (as minhas) nada mais que isso. E a degradação efectiva parece-me existir mesmo, e parece ser superior na Nissan do que em "quase" todas as outras marcas. Por mim tudo bem, desde que a substituição da bateria seja feita a um valor aceitável.
Batendo mais um pouco no ceguinho :lol: O SOC é teorico, mas se cada vez que começares a mesma viagem com 100%, e fizeres, por exemplo, 100 kms com o mesmo consumo tens descargas diferentes? É que nunca vi isso no meu, o consumo acompanha sempre a autonomia, claro que antes de cada viagem coloco o consumo a zero e obviamente que carrego na totalidade. ;)
E sim, o consumo no meu acompanha a climatização, nota-se na media se ligar o AC, por exemplo, até na autonomia, aliás esta tem sempre os 2 valores, com e sem climatização, não sei se no de 24 e 30 é assim.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 12:53

civic Escreveu:
05 mai 2020, 12:31
Batendo mais um pouco no ceguinho :lol: O SOC é teorico, mas se cada vez que começares a mesma viagem com 100%, e fizeres, por exemplo, 100 kms com o mesmo consumo tens descargas diferentes? É que nunca vi isso no meu, o consumo acompanha sempre a autonomia, claro que antes de cada viagem coloco o consumo a zero e obviamente que carrego na totalidade. ;)
E sim, o consumo no meu acompanha a climatização, nota-se na media se ligar o AC, por exemplo, até na autonomia, aliás esta tem sempre os 2 valores, com e sem climatização, não sei se no de 24 e 30 é assim.
A autonomia do GOM altera com a climatização, mas por vezes duvido que o consumo altere em conformidade.
Mas pode ser só percepção errada minha, porque como disse é muito difícil para mim fazer 2 viagens mesmo iguais. A cada passo vou "mais devagar" e gasto mais, ou mais "acelerado" e gasto menos :lol:

E quando tento fazer as contas simples do tipo consumo médio (kWh/100km) * km percorridos chego sempre a um valor de kWh que não corresponde com o suposto real (calculado pelo SOC gasto * energia disponivel).
Depois vou e carrego o carro, medindo a energia que entre no carro e vai dar um valor ainda mais desfasado :lol:

São tantas aproximações que desisto dos cálculos :geek:

Ultimamente só uso 1 calculo que é este:
Energia carregada (EVSE com contador) / km reais percorridos no dia anterior. Cheguei à conclusão que para cargas <= 16A o consumo REAL (real mesmo com maiúsculas porque é a energia que tiro mesmo da tomada, e pago por isso) é muito perto dos 20kWh/100km, quando o carro falava de 15 ou 16!
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 13:11

Vá, fui ver os meus registos e encontrei por exemplo isto:
(de notar que os valores do Nissan Connect EV nesta altura estavam bem registados e penso baterem certo com os que o carro apresenta no ecra)

25/11/2019
Carro (Nissan Connect EV):
67.6km percorridos
Consumo médio: 15 kWh/100km
Consumo Total: 10.4 kWh
EVSE - PZEM medido mesmo antes de entrar no carro através de tomada com 6mm2
Carga a 14A
Consumo Total: 14.13 kWh
Média calculada: 20.9 kWh/100km :shock:

26/11/2019
Carro (Nissan Connect EV):
67.3km percorridos
Consumo médio: 15 kWh/100km
Consumo Total: 10.2 kWh
EVSE - PZEM medido mesmo antes de entrar no carro através de tomada com 6mm2
Carga a 14A
Consumo Total: 13.67 kWh
Média calculada: 20.32 kWh/100km :shock:


Admito que a carregar a 32A isto melhore substancialmente, mas a verdade verdadeira é que com cargas de 14A tenho de pagar/ produzir 20kWh de electricidade para fazer 100km no leaf quando o carro me diz que são "apenas" 15kWh!!!
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 13:55

Pois, já estou a ver o teu dilema, no meu caso é mais simples, como faço sempre a mesma viagem, e tanta vez, só tenho que tentar manter o mesmo consumo e ver a evolução ao longo do tempo, a percentagem que sobra de cada viagem chega para ver a evolução das coisas.
Mas acho demasiada energia gasta nesse carregamento, acreditas nesses valores? Cerca de 30% de perdas com esse EVSE, já experimentaste usar outra leitura? Já andei com essas experiências e com o meu EVSE de 16A andou sempre pelos 10%. ;)

De qualquer das formas esses valores declarados pelo Nissan Connect EV nunca os considerei, pois falhavam muito em relação ao que tinha no carro, por vezes nem sequer o numero de kms coincide. ;)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 14:15

civic Escreveu:
05 mai 2020, 13:55
Pois, já estou a ver o teu dilema, no meu caso é mais simples, como faço sempre a mesma viagem, e tanta vez, só tenho que tentar manter o mesmo consumo e ver a evolução ao longo do tempo, a percentagem que sobra de cada viagem chega para ver a evolução das coisas.
Mas acho demasiada energia gasta nesse carregamento, acreditas nesses valores? Cerca de 30% de perdas com esse EVSE, já experimentaste usar outra leitura? Já andei com essas experiências e com o meu EVSE de 16A andou sempre pelos 10%. ;)

De qualquer das formas esses valores declarados pelo Nissan Connect EV nunca os considerei, pois falhavam muito em relação ao que tinha no carro, por vezes nem sequer o numero de kms coincide. ;)
Verdade, mas acho que nessa altura o Nissan connect estava a registar direitinho (sem certezas :-) )
Os Km estão correctos e o consumo (15) é também o que a mulher faz normalmente a ir e vir do trabalho (que foi o caso destes 2 dias).
O PZEM que mede no OpenEVSE também me parece medir correctamente e bater certo com outras medições (não é certificado, mas pelos meus outros testes não tem grande erro).

Não existe 30% de perdas (a eficiência a 14A/230VAC deve ser uns 82/85% no leaf), o restante é "erro" do calculador de consumo do carro.
Escrevo "erro" mas estará mais relacionado com perdas não contabilizadas pelo medidor do carro.
- Aquecimento da bateria (a mulher usa mais o pé direito :lol: )
- Perdas normais de resistência interna da bateria (que parece estar bem alta no meu leaf pelos dados reportados pelo leafspy)


Assumindo que o AC/DC "derrete" 15% da energia, ainda existe uma discrepância de outros 15% entre o "consumo na tomada" e o consumo reportado pelo carro.

É por isto que eu confio pouco ou nada no consumo que o carro mostra e nas comparações entre alguns valores apresentados nos "testes de tomada".
Podemos claro comparar um teste de tomada feito em novo e passado uns anos e daí tentar calcular a degradação, mas mesmo assim, as condições podem não ser igualzinhas e pode também o uso da energia mudar (depois de "velho", com mais resistência interna já não tiras da bateria aquilo tudo que lá está guardado como em novo).

Como diz o outro, "Se fosse fácil fazia eu" :lol: :lol:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 14:20

Epá! Eu também usei os valores do carro e nunca me deu essas diferenças, ou o 40 evoluiu nesse aspeto ou há aí alguma conta mal feita, digo eu.
Acho esses valores um exagero. Já alguma vez experimentaste fazer essas contas com valores dados por carregadores publicos?
É que nem a 10A com o EVSE do carro "derrete" 15%.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 14:25

civic Escreveu:
05 mai 2020, 14:20
Epá! Eu também usei os valores do carro e nunca me deu essas diferenças, ou o 40 evoluiu nesse aspeto ou há aí alguma conta mal feita, digo eu.
Acho esses valores um exagero. Já alguma vez experimentaste fazer essas contas com valores dados por carregadores publicos?
É que nem a 10A com o EVSE do carro "derrete" 15%.
Nos públicos é muito dificil porque não é assim limpinho, x km, carga até 100% e arrancar de manhã.
Quando carrego em PCN nunca vai até 100% (até parar mesmo) e por isso ia cometer erros grosseiros de calculo por causa disso.

Posso tentar fazer isso no trabalho, ultimamente carregava lá (antes da pandemia) e é um PCN EFACEC.
No entanto já lá vi muitas vezes 19/20kWh carregados quando a viagem que eu faço são menos de 100km (80/85km) e o consumo nunca passa de 16 no mostrador do carro. Por isso devia dar uns 14kWh e não 19. Lá estão os 30% novamente :lol:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 05 mai 2020, 14:39

Acredito no que dizes, mas é um valor bem diferente do meu, e é como dizes, com o tempo vamos tendo percepção da evolução das coisas, quase nem precisamos de fazer contas, a degradação vai sendo visivel naturalmente. No meu caso ainda não me apercebi de nada, mesmo que o carro indique 10%, isso seria notório.
A maior confusão até é no facto de que a autonomia nunca variou muito, ou seja, desde sempre com os andamentos com estas medias de 13,5kWh/100 andou sempre nos 260kms, não muito diferente do que consigo fazer na realidade nem muito diferente da capacidade da bateria, ou seja, 13,5X2.6=35.1kWh+reserva que serão uns 3 kWh que vai aos 38kWh de capacidade utilizável, hoje não foge muito do que fazia há 2 anos. Ora isto diz-me que o SOC não liga nenhuma ao SOH, estarei a ver bem o filme? A tua autonomia tem vindo a cair, certo?
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 mai 2020, 15:02

civic Escreveu:
05 mai 2020, 14:39
Acredito no que dizes, mas é um valor bem diferente do meu, e é como dizes, com o tempo vamos tendo percepção da evolução das coisas, quase nem precisamos de fazer contas, a degradação vai sendo visivel naturalmente. No meu caso ainda não me apercebi de nada, mesmo que o carro indique 10%, isso seria notório.
A maior confusão até é no facto de que a autonomia nunca variou muito, ou seja, desde sempre com os andamentos com estas medias de 13,5kWh/100 andou sempre nos 260kms, não muito diferente do que consigo fazer na realidade nem muito diferente da capacidade da bateria, ou seja, 13,5X2.6=35.1kWh+reserva que serão uns 3 kWh que vai aos 38kWh de capacidade utilizável, hoje não foge muito do que fazia há 2 anos. Ora isto diz-me que o SOC não liga nenhuma ao SOH, estarei a ver bem o filme? A tua autonomia tem vindo a cair, certo?
Sim, nunca mais vi os 180km ou até 190km de GOM que tinha em "novo".
Mas olha que esse GOM só conta os últimos km e não tem qualquer relação com o consumo médio de uma viagem de 100 ou 200km.

Eu moro em Penafiel, 200 metros de altitude.
Chego a casa do trabalho (Maia) em que os ultimos km são a subir e tenho 165/170km de GOM de manhã.
Se à noite vou à cidade (5 km apenas de casa) mas é mais alta (uns 230 m ou quê) e venho embora sempre a descer (só 5 km não esquecer) de manhã tenho às vezes 190km outra vez :lol:

Resumindo, o teu GOM de manhã nos 260km não deve ser porque fizeste consumo de 13.5 na viagem toda mas porque a chegada a casa deve ser sempre igual.

Se fizeres metade da viagem de pé colado e à chegada a casa igual ao costume de manhã vais ter o mesmo GOM.

A única coisa que não sei é quantos são esses últimos km usados pelo GOM, 5/10/20km não sei, mas não é a média que lá mostra e que somos nós que fazemos reset isso tenho a certeza.
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