Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 fev 2024, 12:14

civic Escreveu:
09 fev 2024, 12:12
frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 10:33

Já tenho alguns testes feitos, mas farei novamente antes de trocar para ficar claro.

Seja como for, atualmente, consigo carregar no carro facilmente 19kWh (da tomada), mas não consigo tirar da bateria mais que 15kWh.

A resistência interna/ aquecimento já está numa ordem de grandeza que "estraga" as contas todas :think:
21% de perdas já é abusado, a que potência de carga?
Devem ser uns 10^% para a carga e uns 10% para a descarga (aquecimento da bateria).

Carrego sempre acima de 16A, normalmente 20A em casa ou 30A no trabalho.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 09 fev 2024, 12:18

frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 12:14


Devem ser uns 10^% para a carga e uns 10% para a descarga (aquecimento da bateria).

Carrego sempre acima de 16A, normalmente 20A em casa ou 30A no trabalho.
Pois, colocas aqui outra questão, notaste algum grande aumento no consumo? O carro deteta essa degradação da bateria no consumo?
Criei esta tabela porque toda a gente olha para a degradação em termos de SoC e para os consumos em termos de bateria, mas nunca vejo olharem em termos de ficha/carregador.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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frankesousa
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 fev 2024, 12:27

civic Escreveu:
09 fev 2024, 12:18
Pois, colocas aqui outra questão, notaste algum grande aumento no consumo? O carro deteta essa degradação da bateria no consumo?
Não, aí é que está o problema.

O carro regista o consumo pela energia que sai da bateria. Contas feitas consumo vs km percorridos no ecrã dá tipo 15kWh, mas depois tenho de lá meter uns 18kWh para repor a mesma carga.

O pior de tudo é que parece que o BMS usa a "energia carregada" para aferir o SOH, ou seja, mesmo ele dizendo que tem 65% de SOH, o que está correto se calcular-mos a energia carregada, só dá para usar o equivalente a 50% de SOH na descarga (aka fazer mover o carro).

Claro que isto está largamente dependente da potência de descarga, se for a 50km/h em plano, talvez nem se note, mas se for a 120km/h já ficam uns 10/15% em esquecimento muito facilmente.

Juntas isto tudo a umas 3 ou 4 células "estragadas" e tens uma caldeirada com umas contas que nem o BMS do carro consegue entender :lol:

Mas é muito normal por exemplo, saio com o leafspy a dizer que tem 18kWh na bateria, depois da viagem já diz que tem 5kWh apenas, mas ao mesmo tempo, no contador da direita, só consegue mostrar um consumo real de 10kWh usados na viagem, mas o BMS já diz que lhe faltam 13 (18-5)kWh.
Para onde foram os 3kWh que faltam! Meio aquecimento e meio cálculos errados por causa das células estragadas :doh:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 09 fev 2024, 12:38

frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 12:27


Não, aí é que está o problema.


Mas é muito normal por exemplo, saio com o leafspy a dizer que tem 18kWh na bateria, depois da viagem já diz que tem 5kWh apenas, mas ao mesmo tempo, no contador da direita, só consegue mostrar um consumo real de 10kWh usados na viagem, mas o BMS já diz que lhe faltam 13 (18-5)kWh.
Para onde foram os 3kWh que faltam! Meio aquecimento e meio cálculos errados por causa das células estragadas :doh:
Hoje, vou fazer um pequeno teste no meu que vou colocar na tabela, pois tinha essa ideia de que o LEAF não contabiliza o que se mete no carro no consumo declarado, mas logo já dá para ver melhor.
Diria que haverá outras marcas que fazem o mesmo, uma ideia completamente errada do que o carro consome na realidade. ;)
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 fev 2024, 12:42

civic Escreveu:
09 fev 2024, 12:38
Hoje, vou fazer um pequeno teste no meu que vou colocar na tabela, pois tinha essa ideia de que o LEAF não contabiliza o que se mete no carro no consumo declarado, mas logo já dá para ver melhor.
Diria que haverá outras marcas que fazem o mesmo, uma ideia completamente errada do que o carro consome na realidade. ;)
Mas não é fácil mostrar no consumo as perdas por aquecimento. Isso só usando o valor de kWh restantes, mas esse valor é um "guess" e por isso acho bem não ser utilizado no consumo.
Se usar um medidor na saída da bateria, é um valor mais realista.

Penso que o leafspy usa outros dados para mostrar consumo, e vejo muitas vezes o carro a dizer 19kWh/100km e o leafspy mais de 25kWh/100km!

Se falarmos de acessórios, aquecimento, carro parado, etc, isso sim acho que deve estar no consumo.

O que devia ter é um 2 valor, mesmo nas fichas técnicas, com o "consumo da tomada", que incluía essas perdas todas. Aliás, já não sei se o "consumo homologado" não conta com perdas de carregamento.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 09 fev 2024, 12:58

frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 12:42


Mas não é fácil mostrar no consumo as perdas por aquecimento. Isso só usando o valor de kWh restantes, mas esse valor é um "guess" e por isso acho bem não ser utilizado no consumo.
Se usar um medidor na saída da bateria, é um valor mais realista.

Penso que o leafspy usa outros dados para mostrar consumo, e vejo muitas vezes o carro a dizer 19kWh/100km e o leafspy mais de 25kWh/100km!

Se falarmos de acessórios, aquecimento, carro parado, etc, isso sim acho que deve estar no consumo.

O que devia ter é um 2 valor, mesmo nas fichas técnicas, com o "consumo da tomada", que incluía essas perdas todas. Aliás, já não sei se o "consumo homologado" não conta com perdas de carregamento.
Aí já não concordo, não falo de consumos de LEAFSPY, falo de consumos no display do carro, o que deve marcar é o que realmente pagamos para ele andar, as contas para a maioria das pessoas são essas, para o vulgo utilizador só quer saber o custo aos 100kms.

Duvido muito que o consumo homologado conte com as perdas...
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 fev 2024, 13:05

civic Escreveu:
09 fev 2024, 12:58
Aí já não concordo, não falo de consumos de LEAFSPY, falo de consumos no display do carro, o que deve marcar é o que realmente pagamos para ele andar, as contas para a maioria das pessoas são essas, para o vulgo utilizador só quer saber o custo aos 100kms.

Duvido muito que o consumo homologado conte com as perdas...
Mas o que digo é que é "bastante difícil" de o fazer. Nem sei se o carro sabe quanto tira da tomada ao certo ou se só mede o que entra na bateria.

Depois tinha de usar qual eficiência da carga? da ultima sessão? e se 50% da bateria foi em DC e outros 50% em AC? E desses metade a 6A e outra metade a 32A!
E o aquecimento da bateria? para que viagem contava?

Aí o adivinhometro ja não era só na autonomia mas o consumo também ia ser um adivinhometro meio marado :roll:

Nem na autonomia gosto do adivinhometro, gastava muito mais da solução Tesla onde se usa um "consumo constante" para calcular a autonomia restante, ainda ter isso no consumo também ia dar uma coisa meia estranha.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 09 fev 2024, 13:22

frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 13:05

Mas o que digo é que é "bastante difícil" de o fazer. Nem sei se o carro sabe quanto tira da tomada ao certo ou se só mede o que entra na bateria.

Depois tinha de usar qual eficiência da carga? da ultima sessão? e se 50% da bateria foi em DC e outros 50% em AC? E desses metade a 6A e outra metade a 32A!
E o aquecimento da bateria? para que viagem contava?

Aí o adivinhometro ja não era só na autonomia mas o consumo também ia ser um adivinhometro meio marado :roll:

Nem na autonomia gosto do adivinhometro, gastava muito mais da solução Tesla onde se usa um "consumo constante" para calcular a autonomia restante, ainda ter isso no consumo também ia dar uma coisa meia estranha.
Não acho que no consumo seja um adivinhometro, a diferença é só que o deposito cheio é maior do que a bateria, e não precisa de saber a eficiência, são valores diretos não é preciso adivinhar nada o carro é que dita a potência da carga. Por exemplo, no teu caso, em vez de contabilizar 15kWh por bateria contabilizaria 19kWh, não vejo onde está a complicação, acredito sim, que seja uma opção da marca deixar isso de fora.
Acho que o valor de consumo é muito facil de obter, será sempre um valor inicial em que contabilizas os kms e somas a regeneração, este valor inicial é que pode ser o da tomada ou o que entrou na bateria, acho muito mais dificil o calculo para um CI, por exemplo.
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por civic » 10 fev 2024, 18:44

frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 12:27


Mas é muito normal por exemplo, saio com o leafspy a dizer que tem 18kWh na bateria, depois da viagem já diz que tem 5kWh apenas, mas ao mesmo tempo, no contador da direita, só consegue mostrar um consumo real de 10kWh usados na viagem, mas o BMS já diz que lhe faltam 13 (18-5)kWh.
Para onde foram os 3kWh que faltam! Meio aquecimento e meio cálculos errados por causa das células estragadas :doh:
Parece que o desvio entre consumo lido e o real na tomada não está muito diferente entre o teu LEAF e o meu. :lol:
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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 10 fev 2024, 19:43

civic Escreveu:
10 fev 2024, 18:44
frankesousa Escreveu:
09 fev 2024, 12:27


Mas é muito normal por exemplo, saio com o leafspy a dizer que tem 18kWh na bateria, depois da viagem já diz que tem 5kWh apenas, mas ao mesmo tempo, no contador da direita, só consegue mostrar um consumo real de 10kWh usados na viagem, mas o BMS já diz que lhe faltam 13 (18-5)kWh.
Para onde foram os 3kWh que faltam! Meio aquecimento e meio cálculos errados por causa das células estragadas :doh:
Parece que o desvio entre consumo lido e o real na tomada não está muito diferente entre o teu LEAF e o meu. :lol:
Calma que isto é só o erro de consumo por causa do aquecimento

Da tomada é ainda mais uns 15% :lol:
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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