Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 05 ago 2021, 13:48

VETL Escreveu:
05 ago 2021, 12:00
Não! Decididamente não.
Conheço pessoalmente 3, que passam a vida carregados a 100%, fora da garagem mas abrigados do vento e com forte exposição solar, os quais se encontram muito longe de um panorama desses.

Haverá com certeza algo mais a explicar.

Acrescenta mais um a tua lista, o meu.

O meu carro só faz carregamentos a 100% e cada vez que o faz fica entre duas a três horas carregado a 100% e posso dizer que chega a estar dois dias parado a 100% e várias vezes, e também não tenho garagem. A degradação é igual a dos outros. Vale o que vale.

Já discutimos isso dos 100% e dos 10% tantas vezes...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 05 ago 2021, 13:58

Então neste momento a "melhor ideia" é o bms estar a subestimar a capacidade.

Vamos lá então ao teste de tomada ver.

Mas aquele valor de HX a 35% é que me está a intrigar
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 397
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por rjspedition » 05 ago 2021, 14:12

O meu carro só faz carregamentos a 100% e cada vez que o faz fica entre duas a três horas carregado a 100% e posso dizer que chega a estar dois dias parado a 100% e várias vezes, e também não tenho garagem. A degradação é igual a dos outros. Vale o que vale.
Confesso que fico mais descansado.

É que circulando (quase) todos os dias não me estou a ver a pensar a fazer contas aos 80% a cada noite.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 05 ago 2021, 15:27

rjspedition Escreveu:
05 ago 2021, 14:12
O meu carro só faz carregamentos a 100% e cada vez que o faz fica entre duas a três horas carregado a 100% e posso dizer que chega a estar dois dias parado a 100% e várias vezes, e também não tenho garagem. A degradação é igual a dos outros. Vale o que vale.
Confesso que fico mais descansado.

É que circulando (quase) todos os dias não me estou a ver a pensar a fazer contas aos 80% a cada noite.
Há uma App para isso!
https://drive.google.com/file/d/1AYQuyZ ... sp=sharing

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por pemifer » 05 ago 2021, 15:29

VETL Escreveu:
05 ago 2021, 12:01
Quantas barras perdeu?
Se não houver aí tramóias, pode não ser um mau negócio.
Perdeu 3 barras estará próximo de perder a 4ª.
Relação barras percentagem.jpg
Relação barras percentagem.jpg (21.43 KiB) Visto 5637 vezes

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 09 ago 2021, 17:21

Ora então novidades (números como o pessoal gosta 8-) )

O leaf branco (2017) foi ao update de bateria hoje.

Passou de 9 barras para 11 barras de saúde, e portanto, estará atirado para "fora da garantia" se mantiver o mesmo ritmo do leaf azul (2016).

Ficam os prints do leafspy:
Imagem
Imagem
Imagem


"Ganhou" portanto:
  • 3.7kWh de energia
  • 14.9% de SOH - Ficando agora com 83.59%
  • Hx ficou igual (faz sentido)
  • 1.73v no pack completo :?: calculo que seja por ter andado uns metros ou assim
Conclusões:
Pelo teste de tomada eu calculei um SOH de 82% e ele está a estimar 83.6%, talvez precise de umas cargas para calcular ao certo, mas está +- dentro do erro aceitável penso eu.

Amanhã vamos ver como acorda com 100% de SOC.

Pensam que os dados de um novo teste de tomada seriam relevantes?
Na teoria devia dar exactamente a mesma coisa (menos talvez porque entretanto o carro andou mais uns 3100km)
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por BrunoAlves » 09 ago 2021, 19:37

Deve dar sensivelmente a mesma coisa, sim ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 10 ago 2021, 07:02

O teste de tomada do meu veio mostrar que a energia consumida para por no pack era a mesma antes e depois, o carro é que não mostrava antes do update. O teu carro está com valores muito próximos do meu. Hoje deve mostrar qualquer coisa a volta dos 24kWh/25kWh dentro do pack.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por frankesousa » 10 ago 2021, 08:10

Nonnus Escreveu:
10 ago 2021, 07:02
O teste de tomada do meu veio mostrar que a energia consumida para por no pack era a mesma antes e depois, o carro é que não mostrava antes do update. O teu carro está com valores muito próximos do meu. Hoje deve mostrar qualquer coisa a volta dos 24kWh/25kWh dentro do pack.
Foi mesmo "no meio", carregou a 24.5kWh no leaf spy:
Imagem
Imagem

Ou seja, mais 4kWh que antes do upgrade, quando se ficavam as contas pelos 20.5kWh.
Também podemos ver que a tensão das celulas é exatamente a mesma, só para confirmar.

Ainda me parece um pouco optimista no SOH, porque o leaf azul (2016) tem só 78% e 22kWh estimados a 100% e no teste de tomada carregaram praticamente o mesmo.

Vamos ver como fica com alguns km e algumas cargas.

Não esquecer que este leaf branco não tem nenhuma carga rápida, menos quase 2 anos que o leaf azul e a bateria só carregou mais 1kWh no teste de tomada. Lá está a teoria que as cargas rápidas são quase irrelevantes na degradação!

Portanto, teste de tomada deu apenas mais 1kWh no branco, mas o BMS com update dá mais 2.5kWh :think:
Vamos dar tempo ao BMS a ver se a nissan foi longe demais a empurrar os carros para fora da garantia ou não.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Mensagem por Nonnus » 10 ago 2021, 08:38

frankesousa Escreveu:
10 ago 2021, 08:10
Não esquecer que este leaf branco não tem nenhuma carga rápida, menos quase 2 anos que o leaf azul e a bateria só carregou mais 1kWh no teste de tomada. Lá está a teoria que as cargas rápidas são quase irrelevantes na degradação!
É por causa de relatos como os nossos que eu escrevo aqui tantas vezes que a teoria esta longe da prática. Sei que muitos acham que eu sou apenas maluco quando escrevo estas coisas, mas depois vamos ver na prática e damos com estes dados.

Aquele Leaf de 2017 que era uber com mil e muitas cargas rápidas tem a mesma degradação que os nossos. Como é que se explica que um carro com 0 cargas rápidas tem a mesma degradação que um carro com mais de 1000?

Compreendo que no inicio (2011) havia muita falta de informação e talvez as baterias não fossem tão duradoras/não estivessem tão bem preparadas e foi-se criando mitos acerca das mesmas. Hoje com os nossos testes e partilha de informação acho temos vindo a mostrar que certos manuais de boas práticas que por ai circulam, hoje não fazem grande sentido.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”