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Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 29 mai 2021, 12:49
por frankesousa
VETL Escreveu:
29 mai 2021, 12:20
A estimativa de autonomia nos carros elétricos da Nissan assenta fortemente no consumo dos últimos Km.
O facto dele dizer que faz 250Km ou 180Km com a bateria cheia, tem mais a ver com o que aconteceu nos últimos Km do que com a saúde do pack.
Com a bateria descarregada, o facto de ter tracinhos ou Km estimados, também não diz muito. Um utilizador experiente sem LeafSpy, olha mais depressa para a limitação de potência que vai aparecendo do que para os tracinhos.
Posso já dizer-te que neste teste a limitação de potência máxima foi 0 (zerinho). Estava aparentemente a potencia máxima disponível até que apareceu a tartaruga, mensagem de potencia limitada e saltou direto de "todas as bolinhas" para apenas 2! e parou passado 1km +-

Portanto esquece a experiencia, ficas na estrada ou paras antes com muita bateria, é o que acontece ao pessoal dos leaf 2017.

Isto em novo não era assim claro, ele estimava bem porque ainda não tinha "recalculado" a energia disponível.

Esquece os GIDs (que ninguém sabe o que querem dizer) e os leafspy. O carro tem de ser utilizável e dar info correta sozinho, sem estudos nem apps ligadas!

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 29 mai 2021, 13:15
por Nonnus
VETL Escreveu:
29 mai 2021, 12:20
A estimativa de autonomia nos carros elétricos da Nissan assenta fortemente no consumo dos últimos Km.
O facto dele dizer que faz 250Km ou 180Km com a bateria cheia, tem mais a ver com o que aconteceu nos últimos Km do que com a saúde do pack.
Com a bateria descarregada, o facto de ter tracinhos ou Km estimados, também não diz muito. Um utilizador experiente sem LeafSpy, olha mais depressa para a limitação de potência que vai aparecendo do que para os tracinhos.
Apesar de haver sempre erros de estimativa (é a vida...), para os casos de utilizadores sem experiência, os tracinhos e os avisos de bateria fraca, dependem da quantidade de GIDs remanescentes e esses falham muito menos do que a estimativa de km, pelo que nunca serão tão "enganados" como na estimativa de saúde do pack.
As correções ao software/firmware que são divulgadas oficialmente dirigem-se à estimativa de degradação/saúde do pack. Nada é dito quanto à estimativa de Km remanescentes. E também não vejo ninguém a reportar diferenças nessas formas de cálculo.

Quanto à questão do n.º de carregamentos, é melhor ter muitos com DODs pequenas do que poucos com DODs grandes.
Para quem carrega só 70% ou 80% diariamente, ter mais carregamentos é melhor (de longe) do que ter poucos. É por isso que não entendo o racional. Nenhum carregamento, por mais pequeno que seja deve ser considerado como algo mau. Eu preferia um carro que esteve sempre a 50% do SOH e tivesse a reposição desse estado a cada 5Km, do que um que tivesse mil vezes menos carregamentos e DOD's maiores.
Em relação a autonomia vamos ser práticos e simplificar. Qualquer coisa entre 45/55km de média de velocidade e 13/15kWh de consumo pode ser considerado o normal para um Leaf. Não somos nenhuns novatos nisto para não perceber que se andamos a 120km as médias não são as mesmas. Já cá andamos algum tempo :P

Menor degradação = mais energia disponível = mais autonomia. Tudo esta relacionado. Podemos não querer olhar para isso dessa maneira, mas uma coisa influência a outra, porque senão nem estamos aqui a falar disto. Tudo se resume a quantos km consigo fazer com o meu carro.

Acho que a diferença de como estamos a ver o mesmo problema é que tu estás-te a focar na parte muito tecnica, eu estou-me a focar na parte pratica. Tu estás-te a focar naquilo que muitos dos utilizadores de um Nissan Leaf nem sabe que existe. Sem o Leafspy existe alguma maneira de perceberes esses dados todos?

Temos que ver o problema olhando para aquilo que o carro te diz. Como o frankesousa já referiu, se o carro te diz, tenho --- por segurança tens de acreditar. Estamos a inverter as coisas! Então é agora uma app de terceiros é que conta? Para nós entusiastas, sim. Para o utilizador normal, não. Como sabes eu até sou daqueles que já levou o carro ao limite várias vezes porque gosto de perceber com o que posso contar.

Em relação a analise que fazes acerca do nº de carregamentos ser mais benéfico menor energia em maior nº de carregamentos, leva-nos a uma discussão muito mais alargada e vamos chegar a conclusão que no caso do Leaf não é linear. Já tivemos tantas vezes essa discussão e não chegamos a lado nenhum. A teoria parece ser essa, mas na pratica é o que vemos.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 31 mai 2021, 15:59
por mjr
O que conta é quando o carro pára. Pelo menos do ponto de vista da degradação da capacidade da bateria e da autonomia oficial WLTP/NEDC/EPA. O que o ecrã mostra é absolutamente irrelevante para autonomia do carro, ela termina quando o carro parar.

Do ponto de vista prático do utilizador, aí a história é diferente. Há utilizadores que consideram a autonomia até ao aviso de bateria fraca, outros até ao aviso de bateria muito fraca e outros até aparecerem os dois tracinhos (não sei se no Leaf 30 estes dois últimos são coincidentes). Há até quem nunca ande com menos de 30% de SOC indicado pelo carro... E há aqueles que com mais ou menos instrumentação auxiliar usam a capacidade escondida (eu era um deles no Leaf 24, chegando várias vezes à garagem no limiar da tartaruga).
Assim sendo, o update tem de facto um aumento da capacidade "útil" para o utilizador, embora numa situação de aperto de autonomia o utilizador não vai parar o carro só porque ele mostra dois traços. Seria até possível que conseguisse chegar ao destino. Mas ao nível do planeamento de viagens essa capacidade não seria nunca contabilizada, por isso num certo sentido este update trás um aumento da capacidade "útil".

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 11:35
por frankesousa
Um familiar (que já tem um leaf 40) acabou de comprar um leaf 30 tekna de 2016 e o estado da bateria é relativamente mau quando comparado com o meu leaf 30 de 2016.

Vejam aqui o leafspy:
Imagem

Quando vi um SOH de 67% e HX de 35% pensei logo que não teria levado o software da bateria novo em 2018 tal como o meu levou.
Mas depois de ver o ecrã de "ECU versions" confirma-se que o software é o mais recente (igual ao meu).

Mas com apenas 73 mil km e nenhuma carga rápida parece-me que os valores estão "bastante maus". Também não tem lógica terem feito reset ao contador de QC porque o contador de SOH parecem ter valores "normais".

Agora a pergunta é. Estes valores serão devidos a:
  • "muita porrada" de QC e depois reset no contador (se é que dá para fazer so esse reset isolado), ou
  • Muitas horas/dias com a bateria a 100% sem uso
O que acham?

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 11:45
por pemifer
frankesousa Escreveu:
05 ago 2021, 11:35
  • Muitas horas/dias com a bateria a 100% sem uso
Sim.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 12:00
por VETL
pemifer Escreveu:
05 ago 2021, 11:45
frankesousa Escreveu:
05 ago 2021, 11:35
  • Muitas horas/dias com a bateria a 100% sem uso
Sim.
Não! Decididamente não.
Conheço pessoalmente 3, que passam a vida carregados a 100%, fora da garagem mas abrigados do vento e com forte exposição solar, os quais se encontram muito longe de um panorama desses.

Haverá com certeza algo mais a explicar.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 12:01
por VETL
Quantas barras perdeu?
Se não houver aí tramóias, pode não ser um mau negócio.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 12:25
por frankesousa
VETL Escreveu:
05 ago 2021, 12:01
Quantas barras perdeu?
Se não houver aí tramóias, pode não ser um mau negócio.
Perdeu 3 barras, e pelo SOH vai a 4ª perdendo apenas mais 2% de capacidade!(e fica em condições de accionar a garantia)
Foi o que eu lhe disse, ou falta a Actualização (que parece que não falta) ou vai levar bateria em garantia não tarda nada!

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 13:26
por mjr
Até prova em contrário eu diria que é mais um caso de sobre estimação da degradação por parte do carro. Mesmo com a atualização, se não for exposta uma janela considerável do SOC ao LBC é normal que este sobre estime a degradação.

Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel

Enviado: 05 ago 2021, 13:32
por frankesousa
mjr Escreveu:
05 ago 2021, 13:26
Até prova em contrário eu diria que é mais um caso de sobre estimação da degradação por parte do carro. Mesmo com a atualização, se não for exposta uma janela considerável do SOC ao LBC é normal que este sobre estime a degradação.
Claro que já tenho "agendado" um teste de tomada ao bicho para saber a verdade :D